Hoje é dia do amigo!

*Por Barbosa Nunes

Inicio este artigo, não com o tema específico deste sábado, mas alertando a todos da importância de assinarem eletronicamente com muita urgência, o formulário eletrônico disponível na página www.mcce.org.br, pois é chegada a hora da maior mobilização popular do Brasil. A maçonaria comprometida com a democracia, conclama todo o Grande Oriente do Brasil a participar da reforma eleitoral que o país precisa.
Mas hoje é dia de celebrar amizade entre as pessoas. Amizade é vocábulo originário do latim “amicus”, amigo, derivado de “amoré”, amar. Segundo Carl Rogers “a amizade é aceitação de cada um como ele é”. Santificada por religiões é experiência de vital importância na vida humana.
O dia do amigo foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, inspirado na chegado do homem à lua no dia 20 de julho de 1969. A ideia nasceu porque achou ele que a chegada à lua simbolizava a oportunidade de fazer novos amigos.
Durante um ano seguido, divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”. Com o passar do tempo, a data foi sendo adotada em outros países.  Brasil, Uruguai e Argentina, comemoram no dia de hoje, 20 de julho. A ONU instituiu o dia 30 de julho como “Dia Internacional da Amizade”. Também é comemorado em 18 de abril. Na verdade, amizade não tem dia, nem hora, amizade é pureza e sinceridade, embora sentimento muito definido com palavras bonitas, textos bem construídos, poesias emocionantes, às vezes carregando falsidade e interesses oportunistas, dando lugar a traição muito comum que gerou a contraditória e não entendida expressão “falsos amigos”.
O amigo é um porto de confiança, lugar de segurança. Amigo é amparo, defesa, proteção. Na expressão poética “amigos enxugam seus olhos, oferecem espontaneamente um abraço sincero, ajudam na hora e silenciam no momento.. Dizem palavras doces, suaves, duras e sinceras sem poder ofensivo”.
Gosto de conversar com pessoas que me olham nos olhos. Na ida e vinda dos olhares, não nos recuamos, pelo contrário, nos completamos no falar e ouvir, na concordância e na discordância, com transparência e sensibilidade. “Amigo verdadeiro”, outra frase incorreta, dando a entender que há amigo que não é verdadeiro.  Amigo é aquele que ajuda colar os cacos, juntando tudo de novo, buscando reconstruir o pulsar de uma amizade entre pessoas para que não vivam solitários, pois quem não tem amigos, vive na solidão.
Incentivo aos pais a serem estimuladores de amizades no relacionamento dos seus filhos junto aos seus colegas jovens, pois aqueles que constroem relacionamentos puros, guardarão para sempre, terão convívio social respeitoso, agradável, cristão que contribuirá em suas vidas futuras.
Roberto Carlos e Erasmo Carlos, na poesia cantada por Roberto, esculpiram em pedra preciosa o que é ser “Amigo”. Dela transcrevo alguns versos:
“Você meu amigo de fé, meu irmão camarada, Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas, Cabeça de homem, mas o coração de menino, Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada. Você que me diz as verdades com frases abertas, Amigo você é o mais certo das horas incertas, Não preciso nem dizer, Tudo isso que eu lhe digo, Mas é muito bom saber, Que eu tenho um grande amigo”.
Homenageando os amigos de minha vida, guardados no fundo do coração, estando próximos ou distantes, conhecidos pessoalmente ou não. Amigos que estão iluminando a minha vida, através destes encontros de todos os sábados, das minhas lembranças de infância, adolescência, juventude e idade adulta. Amigos que fizeram e fazem parte da minha vida. Das saudades dos sonhos que tivemos, dos tantos risos que compartilhamos e saudades até dos momentos de lágrimas. Amigos da ordem maçônica e de Doutrina Espírita. Amigos de luzes do espaço espiritual
Ofereço-lhes neste “Dia do Amigo”, o texto perfeito no aspecto literário de um dos maiores poetas da literatura brasileira, Vinicius de Moraes:
"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei.
Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: “Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!”
Aí então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas? Sim? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu... Sabe porque?
Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele!"
A emoção cresce com Rolando Boldrin interpretando e declamando. Veja o vídeo.

*Barbosa Nunes é Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil


Postar um comentário

0 Comentários