Aprendiz-Maçom é Convidado para ser Instrutor no Exército Canadense


O Irmão George Alberto Garcia de Oliveira, Aprendiz-Maçom do Grande Oriente do Estado do Amazonas (GOEAM), foi convidado para ser instrutor do Curso Júnior de Comando e Estado-Maior, junto ao Exército Canadense.
O Irmão George Alberto, filho do Irmão Alberto Alves de Oliveira, Venerável da Loja Maçônica João XXIII nº 3192 concluiu o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria no ano de 1999, na Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ). Durante sua carreira, foi instrutor da Academia Militar e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, sendo esta localizada na cidade do Rio de Janeiro. Em 2002, no exterior, realizou intercâmbios no Exército de Portugal, em 2002 participou da Missão de Paz das Nações Unidades no Timor Leste e em 2005 realizou o Curso de Operações Psicológicas no Exército do Peru.
Em 2010, o Irmão George Alberto, já no posto de Capitão, foi designado para realizar o Curso Júnior de Comando e Estado Maior, no Campo Aldershot, na cidade de Kentville (Nova Scotia), no sudeste do Canadá. No corrente ano, fruto de seu desempenho, foi convidado para retornar ao Canadá, para desempenhar a função de instrutor no referido Curso.
O Curso Júnior de Comando e Estado-Maior faz parte do Programa de Cooperação Militar Canadense. Habilita oficiais de todas as partes do mundo a desempenhar funções nos estados-maiores de unidades militares (nível Batalhão). Tem a duração aproximada de 4 (quatro) meses e é dividido em duas fases. A primeira fase abrange diversas disciplinas, tais como: confecção de documentos militares, técnicas de instrução, resolução de conflitos, apresentações orais, funções do Estado-Maior e lei dos conflitos armados. A segunda fase é tática, na qual os alunos aprendem o processo de planejamento de operações militares, como comandantes de companhias mecanizadas.
Essa tem sido uma grande experiência para o nosso Irmão. Além do aprimoramento técnico-profissional oriundo de sua nova função, nosso Irmão tem aproveitado para estreitar laços de amizade com militares canadenses e com oficiais oriundos da América do Sul, América Central, África, Ásia e Europa. Tem encontrado, também, entre os demais instrutores e alunos do Curso, irmãos pertencentes aos quadros da Maçonaria, o que é motivo de grande alegria.
Fonte: Abel Tolentino-GOEG

Postar um comentário

0 Comentários