No Recife, maçons realizam mutirão de atendimento social

Quem precisa fazer alguns exames médicos ou receber orientações jurídicas terá uma oportunidade neste sábado (25), quando um grupo de maçons realiza um mutirão de atendimento na sua sede, que fica no bairro de São José, centro do Recife. Os serviços serão oferecidos de graça, a partir das 9h, e cerca de 2.500 pessoas devem ser atendidas. No entanto, os maçons avisam que, para ser atendida com tranquilidade, a pessoa interessada deve chegar ao local por volta das 8h.
Considerada uma sociedade secreta, a maçonaria existe há aproximadamente 300 anos, e possui três templos na capital pernambucana. Apesar de preferirem a discrição, os maçons abrem o seu palácio para visitações, e possuem reuniões públicas e fechadas, sendo estas últimas apenas para os homens da sociedade. “Na realidade, existem três tipos de maçonaria: feminina, mista e masculina. A que praticamos aqui é a masculina, e a distinção é que segue a antiguidade, onde os trabalhos eram praticados por homens”, explica Guilherme Queiroz, líder da maçonaria. Leia mais

Queiroz comenta, ainda, que o objetivo dos maçons é ajudar a sociedade em que se inclui. “O objetivo é trabalhar em prol da humanidade. Em todos os sentidos. No passado, por exemplo, defendemos muito a libertação das nações. Nas Américas, as nações foram emancipadas por líderes que faziam parte de grupos maçônicos, como Dom Pedro I”, acrescenta.
Ele ressalta ainda que, mesmo sendo masculina, as mulheres também possuem um papel neste tipo de maçonaria. “Elas fazem o trabalho comunitário junto conosco. E esse trabalho se reflete na educação, cuidando de creches ou de um trabalho como faremos amanhã”, explica.
Realizada pelo grupo há sete anos, a ação maçônica deve oferecer vários serviços, como explica o coordenador do mutirão, Guttenberg Senna. “Vamos ter médicos fazendo o acompanhamento oftalmológico, o teste de glicemia, o controle da hipertensão arterial e do câncer de mama, que é o principal foco. Temos também o aconselhamento jurídico, com uma equipe pronta para atender, inclusive com o serviço de proteção ao consumidor. E atenderemos essa área do Mercado de São José, dos comerciantes, feirantes e transeuntes”, conta.
Senna explicou que, caso sejam detectadas doenças, os pacientes são encaminhados para atendimentos específicos. “Os médicos fazem o acompanhamento e encaminham. Na maioria das vezes, até passam uma dieta, como no caso dos hipertensos. Acompanhamos diversos pacientes há vários anos, e temos bons resultados”, informa.
Para visitar o templo maçônico no dia a dia os interessados devem chegar ao local a partir das 9h.

Postar um comentário

0 Comentários