Tolerância

*Por Tomé Castro
Tomé Castro
Quantas vezes no nosso dia a dia somos chamados a intervir em situações que se colocam como verdadeiros desafios que se não forem encarados com discernimento podem nos conduzir a momentos de instabilidade emocional...
Quantas vezes na empresa ou mesmo nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais algumas pessoas se sentem incomodadas quando percebem que estamos de bem com a vida...
Evidentemente que são situações onde devemos procurar manter o equilíbrio, porque somente assim conseguiremos superar com maestria eventuais desapontamentos que servem, inclusive, para medir o nível da nossa tolerância e paciência. Leia mais


Vejam que a partir do momento que passamos a admitir modos de pensar diferentes dos nossos, aceitando as pessoas como elas são e, respeitando suas individualidades, com certeza, estaremos conquistando um grande diferencial de conduta pessoal e concepção moral, uma vez que a tolerância é um excelente antídoto, pois nos impulsiona a convivermos de forma harmoniosa para que possamos construir relacionamentos duradouros.

Todos nós sabemos que não é fácil concordar, em muitas das vezes, com ideias contraditórias às nossas, no entanto, é necessário que cada um procure ampliar seu ângulo de visão, principalmente no que concerne aos relacionamentos interpessoais. Como já disse com muita propriedade Stepen R. Covey: “A interdependência tem um valor muito mais forte do que a independência”.

Somos sim, todos dependentes uns dos outros, ninguém consegue viver sozinho, porque se assim o fosse, a vida ficaria sem sentido e com aquela sensação de vazio.

É evidente que ser tolerante não significa dizer que deva concordar com tudo e com todos, no entanto, é fundamental que aprendamos a usar desta capacidade fisiológica que Deus nos deu de ter dois ouvidos para que possamos assim ouvir e discernir o que é certo e o que é errado, porque somente assim estaremos em condições de avaliar a melhor conduta a seguir.

Outro ponto que considero relevante é aprender também a respeitar a opinião dos outros para que possamos assim praticar um excelente exercício mental, ou seja, pensar antes de falar e, quando falar, medir as palavras para que soem bem aos ouvidos do outro.

A prática da tolerância ou paciência deve ser exercida todos os dias, pois nos ajuda a crescer moralmente e, mesmo que alguns intolerantes tentem comprometer este nobre sentimento é fundamental que se mantenha o equilíbrio, mostrando sempre altivez no revide. Não tenho dúvidas de que procedendo assim estaremos semeando bons fluídos na mente dos intolerantes.
Assim, nos momentos de convivência com pessoas intolerantes, mal humoradas que estão sempre tentando nos estressar, procure manter a calma, pois de certo que se traduzem numa excelente oportunidade para que possamos testar a nossa capacidade na prática da tolerância e paciência.

Portanto, ser tolerante não significa que esteja acatando uma ideia contraditória apenas para agradar o oponente e sim, demonstrar com atitudes nobres que você é um ser humano inteligente que pensa, raciocina e está sempre bem humorado e aberto ao diálogo. Pense nisso!

*Tomé Castro é consultor comercial e palestrante

Postar um comentário

0 Comentários