Palácio Maçônico do GOB-RO passa a denominar-se de Euclides Sampaio Fróes

O Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil – Rondônia passou a ser denominado de Palácio Maçônico Euclides Sampaio Fróes (Kida) – Grão Mestre Honorário. A homenagem, aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa Maçônica, em proposição apresentada pelo deputado maçônico Guido Castelo Branco, teve seu desenlace na manhã de 7 de setembro. Participaram da cerimônia, além das autoridades maçônicas rondonienses, o supremo conclave do Brasil, Ney Inocêncio, e familiares do homenageado.

Coube ao grão-mestre estadual do GOB-RO, Juraci Jorge da Silva, conduzir o ato solene. Ele falou sobre a satisfação por ver reconhecido o trabalho desempenhado por Euclides Sampaio Fróes em prol da Maçonaria. “A poderosa Assembléia Maçônica reconhece a sapiência do irmão que sempre atuou, e ainda atua, em favor da Maçonaria. A homenagem concretiza o trabalho eficaz, coeso e orientador do nosso grão-mestre honorário”. Na ocasião, houve a execução do Hino Nacional, bem como do Hino da Independência e do Hino de Rondônia, tocado por Bino Alencar, além da entrega ao homenageado da medalha Laelso Rodrigues, comenda da presidência da Fraternidade Cruzeiro do Sul.

A denominação de Palácio Maçônico Euclides Sampaio Fróes – Grão Mestre Honorário foi aprovada na primeira sessão legislativa 2011-2015, sob a presidência do deputado estadual maçônico Osmar Santana, na plenária de 30 de julho de 2011. Durante o ato solene, foi levado ao conhecimento dos presentes um pouco da história do Palácio Maçônico que, de forma direta, se confunde com a história e o trabalho maçônico desenvolvido por Euclides Sampaio Fróes, que foi grão-mestre do GOB-RO por 12 anos e grão-mestre adjunto do GOB-RO por seis anos.

A área de terra na qual foi construído o complexo maçônico foi doada pela Prefeitura Municipal de Porto Velho, na gestão administrativa do grão-mestre estadual Artur Marques. A área de lazer do complexo também foi doada pela Prefeitura na primeira gestão administrativa de Euclides Fróes. “Desde sua fundação, em 18 de dezembro de 1981, o Grande Oriente do Brasil – Rondônia instalou seu grão-mestrado seguidamente na Loja Estudo e Trabalho; sala dos passos perdidos da Loja União e Perseverança; prédio da Sabenauto; sala da Loja Estrela de Rondônia e, finalmente, no Palácio Maçônico”, destacou o mestre de cerimônia irmão Osvaldo ao lembrar que “o primeiro baile da harmonia, idealizado por Euclides Fróes, reverteu recursos para a construção da primeira etapa do Palácio. Em 1996, foi inaugurado o primeiro bloco. Em 1997, foi concluído o segundo bloco. Em 2000, foi inaugurado o templo nobre e sala de reunião. Para fazer frente ao empreendimento de construção deste Palácio Maçônico, hoje denominado Euclides Sampaio Fróes, foi instituída contribuição dos irmãos pelas suas respectivas Lojas na chamada de capital ‘pró-construção’. Euclides Fróes, mentor, idealizador e construtor maior sempre manifestou seus agradecimentos a todos que contribuíram. Hoje, o reconhecemos com essa homenagem aprovada por unanimidade pela poderosa Assembléia Legislativa Maçônica.
Deixe o seu comentário

Postar um comentário

0 Comentários