A verdade sobre o Banco de Olhos do Hospital de Sorocaba


A reportagem de O Malhete entrou em contato com a direção do Hospital Oftalmológico de Sorocaba-SP para obter um esclarecimento definitivo sobre notícias que circulam desde 2002 na internet dando conta que “no hospital da Maçonaria de Sorocaba”, córneas estavam sendo jogadas no lixo. A assessoria de impressa do BOS enviou-nos a seguinte resposta:

O Banco de Olhos de Sorocaba - BOS é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundado em 1979. Está qualificado como Organização Social da Saúde - OSS dispõe de diretores voluntários que aliam sólida base à experiência empresarial, o que permite que sejam praticados seus valores institucionais, todos esses diretores fazem parte da Maçonaria Sorocabana.

A cidade de Sorocaba tem uma grande tradição na Maçonaria, existem várias obras administradas por irmãos e, com isso, o BOS ganha grande força na Comunidade.

BOS não joga córneas no lixo

Em outubro de 2002 o Jornal Bom Dia, da TV Globo, fez ampla reportagem sobre transplantes de córnea realizados pelo Hospital Oftalmológico do BOS - Banco de Olhos de Sorocaba. Nela, a instituição filantrópica explicou que todas as córneas doadas são analisadas em exames de laboratório e preparadas para o transplante. As córneas não indicadas, evidentemente, são descartadas e utilizadas para pesquisas no próprio Hospital Oftalmológico que possui residência médica (é hospital escola). Contudo, o médico do trabalho Eduardo Bezerra ouviu a notícia e interpretou a palavra descarte de outra forma. Como estava informado sobre filas de espera para transplante em todo país, publicou uma nota na Internet alertando aos pacientes que procurassem o hospital sorocabano “onde córneas estavam sendo jogadas no lixo”. Na época, houve um escândalo nacional. Toda a imprensa esclareceu a farsa, a fim de colaborar com a doação de tecidos, pois ninguém faz doações para serem jogadas ao lixo.

O próprio Eduardo Bezerra publicou uma segunda informação, pedindo desculpas pelo seu erro ao BOS e à população. A sua boa intenção foi um tiro na culatra. Ele queria ajudar as pessoas que precisavam de transplante, mas interpretou a reportagem da TV Globo de forma errada.

Contudo, ainda hoje, depois de oito anos, alguns jornais e revistas publicam a primeira informação do médico. Porque ela também está na Internet e, principalmente, alguns internautas leigos acabam reeditando a matéria “no intuito de ajudar os pacientes”.

Para amenizar o problema, o BOS mantém em seu site (http://www.bos.org.br/ ) o esclarecimento. Porém você também pode colaborar. Quando alguém comentar a farsa, preste a informação verdadeira. Afinal, no “Google” quando é acionado o nome do médico Eduardo Bezerra aparecem milhares de acessos, o que representa que a notícia errada ainda vai assustar muitas pessoas. O seu esclarecimento vai estimular as doações e proporcionar a muitas pessoas a oportunidade de enxergar.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Prezado redator;
    Muito boa e oportuna essa matéria, no entanto acho que o principal esclarecimento ficou em branco: em suma, está o BOS aberto a transplantes sem ônus para a população? Caso afirmativo, como proceder? A quem e como recorrer?
    Quanto a ti, sr redator, meu Irmão Luiz Sérgio, parabens pela forma adulta e responsavel de fazer imprensa, a velha e boa imprensa que eternizou a condessa do JB; garimpeiro da notícia com conteúdo e sem especulação, fora eu do ramo e lhe teria como boss...
    .'.deo

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus em primeiro lugar, e também a direção desse hospital, pois foi através dessa notícia que se espalhou virtualmente e chegou aos nossos conhecimento. E hoje tenho um amigo que está em Sorocaba, e dia 2 de dezembro de 2010 ele fez um transplante de córnea, e graças a Deus ele está se recuperando muito bem.Moramos em Salvador - Ba. Que Deus continue abençoando esses líderes, dando mais sabedoria e capacitando eles cada vez mais. Toda honra é para o Senhor Jesus! DEUS ABENÇOE. RITA DE CÁCIA. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. É fundamental esclarecer o que realmente existe para evitar que se alimentem falsas esperanças a partir de spams com informações mentirosas.
    Parabéns Luiz pela iniciativa!!!

    Abrasssss

    ResponderExcluir
  4. Por um erro de interpretação por parte organismos
    mal esclarecidos, surgem notícias desastrosas para
    provocar dúvidas e trazer desconforto na sociedade
    principalmente para os mais necessitados.
    É louvável a iniciativa!
    Parabéns.
    Abraço.
    Téo
    19/12/2011

    ResponderExcluir
  5. que bom que esse email chegou até mim, só assim estou encaminhando minha irmã para lá.

    ResponderExcluir
  6. Venho por meio dessa, agradecer a todos os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, as pessoas dos serviços gerais. Aos voluntários que colaboram para organizar filas, entregas de senhas, prontuários, enfim, quero parabenizar a toda equipe do HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DE SOROCABA, pelo amor, carinho, desprendimento, compreensão, e principalmente pelo respeito e paciência que dedicam a todos os pacientes que por ali passam. Nestes dias 14 e 15 de setembro em mutirões foram atendias 900 pessoas, para solução de diversos problemas: como catarata, glaucoma, miopia, transplantes de córneas e outros tipos de doenças, que são atendidas nesse hospital. Todos os funcionários desse Hospital merecem de nossa parte, o nosso respeito, a nossa gratidão e os nossos aplausos, pelo trabalho que proporcionam a tanta gente sem nenhum fim lucrativo. Exemplo de amor incondicional. PARABÉNS! Vocês fazem milhares e milhares de pessoas felizes, e entre esses milhares está minha mãe e sogra que graças a DEUS está muitíssimo bem, Nosso muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou enfermeira recebi a mensagem de doação e resolvi pesquisar,agora ciente do ocorrido ajudarei no esclarecimento,mas de qualquer forma entendemos que o mal é o bem interpretado. "Embora ninguém possa voltar atrás fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". (Chico Xavier)

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS A ESTE HOSPITAL QUE TEM O DOM DE TRAZER DE VOLTA A LUZ.
    POR ONDE A LUZ DIVINA PASSA HÁ PAZ AMOR E ALEGRIA ;
    QUE ESTA LUZ ESTEJA SEMPRE EM NOSSOS CAMINHOS;
    QUE A LUZ DESSE AUTOR DO PROJETO ESTEJA SEMPRE BRILHANDO:
    ILUMINANDO E ASCENDENDO OUTROS LUZES. SHALOM ADONAI !!

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS A ESTE HOSPITAL QUE TEM O DOM DE TRAZER DE VOLTA A LUZ.
    POR ONDE A LUZ DIVINA PASSA HÁ PAZ AMOR E ALEGRIA ;
    QUE ESTA LUZ ESTEJA SEMPRE EM NOSSOS CAMINHOS;
    QUE A LUZ DESSE AUTOR DO PROJETO ESTEJA SEMPRE BRILHANDO:
    ILUMINANDO E ASCENDENDO OUTROS LUZES. SHALOM ADONAI !!

    ResponderExcluir