II ENCONTRO ESTADUAL DA APJ EM SÃO MATEUS


A cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo, recebeu os jovens apejotistas que participaram do II Encontro Estadual da APJ-Ação Paramaçônica Juvenil, realizado nos dias 10 e 11 de outubro.

Através da Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas e Diretoria Executiva da Ação Paramaçônica Juvenil do GOB-ES, na pessoa do Secretário Estadual Marcos José Damascena e Diretor Executivo Jorge Soares, foi planejado no primeiro trimestre deste ano a realização desse evento, sendo organizado por uma comissão constituída junto à Loja Maçônica Mensageiros da Luz nº 1783, sob a Presidência do Preceptor Vanair Raimundo de Oliveira.

A Ação Paramaçônica Juvenil do Grande Oriente do Brasil – APJ/GOB é a única Ordem Paramaçônica que teve sua origem no Brasil, sob a guarda do Grande Oriente da Maçonaria, e reune crianças e jovens de 7 a 21 anos.

Criada em 1983 detém os objetivos culturais, educativos, filantrópicos, progressista e cívico, e reconhece os valores espirituais da pessoa humana, centrados na Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

A partir da gestão do Grão Mestre Laelso Rodrigues a APJ, assim como a Fraternidade Feminina e demais ordens paramaçônicas vem recebendo apoio e incentivo, numa projeção que deve consolidar a importância na união da família maçônica.
O Secretário Nacional de Entidades Paramacônicas Jair Félix tem unido esforços junto ao Grão Mestre Marcos José da Silva com o propósito de propagar o vínculo entre Loja Maçônica e Ordens Paramaçônicas.
Os apejotistas foram ao Encontro acompanhados dos respectivos preceptores, mães, pais, tios maçons e convidados.

A programação foi dedicada aos apejotistas com acomodação, alimentação e atividades que propiciaram a integração entre os núcleos, através de palestras, reuniões e debates.
Os temas das palestras versaram sobre cultura, informação tecnológica e educação.

O Professor e historiador Eliezer Nardoto contou sobre a colonização no Espírito Santo e mais precisamente como a cidade de São Mateus foi edificada e está entre as 10 cidades mais antigas do Brasil, completando por relatar sobre sua economia, sua geografia, monumentos históricos, sua construção política e suas transformações até os dias de hoje.

Com o objetivo de tratar de assunto atual e que serve de alerta aos jovens e toda a família, esteve falando sobre a internet o especialista em crimes virtuais, Eduardo Pinheiro Monteiro, com o tema Uma Abordagem Ética sobre a Comunicação pela Rede Mundial: Riscos e Oportunidades, na qualidade de especialista em Crimes Virtuais. Passando pela história da internet no Brasil e como ela se apresenta na atualidade, a palestra despertou interesse por ter apresentado os pontos positivos e os negativos do mundo virtual. Ou seja, as oportunidades como a informação, educação à distância, cultura, negócios, comércio e entretenimento, mas também os riscos como os crimes virtuais, espionagem, pedofilia, excessos e vícios.

Fechando o ciclo de palestras a pedagoga, professora e Coordenadora do PROJOVEM Urbano do Município de Serra, Patrícia dos Santos Silva ministrou sobre Os Cursos Técnicos e as Oportunidades no Mercado de Trabalho. Serviu como uma orientação para os jovens sobre a importância de se prepararem para o mercado de trabalho, tendo o curso técnico como um facilitador para a escolha profissional, quando devem escolher uma graduação, dando-lhes também respaldo financeiro para realizar os estudos, já que há uma abertura para contratação de técnicos. A professora Patrícia reafirmou a importância dos estudos, a persistência nos objetivos e que educação e conscientização devem caminhar juntas para a formação da sociedade.

Prestigiaram o II Encontro Estadual da APJ os preceptores e membros dos Núcleos: Alfa “Laelso Rodrigues” – Guaçuí, vinculado à Loja Maçônica Liberdade e Luz e conduzidos pelo preceptor Tio Ademir; Alfa “Sílvio Cola”- Vitória, vinculado a Loja Maçônica Dr. Wallace Vieira Borges e conduzido pelos preceptores Tio Anderson e Tia Ana Paula; Alfa “Força Juvenil” – Vila Velha, vinculado a Loja Maçônica Acácia Vilavelhense e conduzidos pelos preceptores Tio Luiz Otávio e Tia Nady; Alfa “Alécio Gasperazzo Neto” – Aracruz, vinculado a Loja Maçônica Carlos Alberto Swerts Esteves e conduzidos pelos preceptores Tio Walace e Tia Sônia, e o anfitrião o Núcleo Alfa “Irmão José de Oliveira Brinco” São Mateus, vinculado a Loja Maçônica Mensageiros da Luz e conduzidos pelos preceptores Tio Vanair e Tia Noêmia.

O Grão Mestre do ES, Cecílio Andrade de Oliveira esteve formalmente representado pelo ex-venerável da Loja Mensageiros da Luz, Geovalte Freitas, como reconhecimento pelo seu apoio à criação do Núcleo em sua gestão, e grande incentivador do Encontro, tendo assumido o desafio de concretizar mais essa meta ao lado dos fiéis e valorosos irmãos do quadro.

O Venerável Jesus Lobo por acreditar na força da juventude e consciente da responsabilidade da maçonaria na condução desses jovens apejotistas, dedicou-se à causa e participou ativamente da realização do II Encontro, tendo recebido das mãos da Tia Sandra, ex-preceptora do Núcleo Alfa “Silvio Cola”, uma placa comemorativa ao evento como forma de agradecimento e para fins de registro histórico junto ao acervo da Loja Maçônica Mensageiros da Luz.

A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Espírito Santo se fez presente pela Diretora Secretária Rosiene Vieira Damascena, também pela Presidente da Fraternidade Feminina Mensageiros da Luz Jaira Lobo e demais fraternas daquela casa, e diversas mães que são filiadas às fraternidades constituídas em nosso Estado.

Marcou significativa presença ao Encontro o Deputado Estadual Freitas(PTB), representante de São Mateus na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, quando ressaltou o trabalho da maçonaria pelas causas sociais e demonstrou-se gratificado de poder compartilhar de tão importante evento dedicado exclusivamente aos jovens.

A impressa local cobriu o evento com reportagem ao vivo transmitida pela Rádio SIM 105,1; matéria para a TV SIM CANAL 26 e jornal eletrônico www.folhaacademica.com.br - Edição 238.

Na reunião ritualística deu-se posse às diretorias eleitas dos Núcleos Alfa “Sílvio Cola” de Vitória e “Irmão José de Oliveira Brinco” de São Mateus.

A apejotista Camila Soares recebeu do Tio Marcos Damascena o Diploma Municipal do Mérito Cívico Apejotista por ter vencido o concurso de cartão de visita recentemente realizado pelo Núcleo Alfa “Sílvio Cola”, do qual participa, como incentivo aos talentos Apejotistas.

O Hino Estadual da APJ criado pela apejotista Delayne, do Núcleo “Laelso Rodrigues” de Guaçui, foi tocado, sendo reconhecido pela beleza de melodia e letra significativa.

O jantar foi premiado com a bela sonoridade da Lira Mateense, que através da participação de alguns de seus membros alegrou e emocionou os congressistas. Vale ressaltar que a Sociedade Lira Mateense faz parte da história de São Mateus, difundindo a música e incentivando talentos, tendo completado este ano 100 anos de fundação.

A comissão organizadora formada pelos dedicados Vanair Raimundo de Oliveira, Noemia Maia de Oliveira, Jose Renato Medici Firme, Benedito Jose dos Santos, Elifas Machado, Antonio Jose Pinto, Alex Martins de Oliveira, Paulo Segato, Evandro Henriques, Evandro Reis, Renato Pirola Clovis Araújo, Andre Goltara, Geovalte Lopes de Freitas, Jesus Lobo, Edvard Patrício manifestaram agradecimentos a todos aqueles que confiaram no projeto e contribuíram com a realização do Encontro. A exemplo dos patrocinadores PIANNA VEICULOS, NATANAGILDO BELTRAME, COMERCIAL ZAMPIROLI, MOVEIS LINHARES - FILIAL DE LINHARES, IRMÃO PAULO ALVES DE ASSIS - ARLS LINHARES UNIDOS, IRMÃO CARLOS ALBERTO GILBERTI - ARLS LINHARES UNIDOS, DEPUTADO ESTADUAL FREITAS, DEPUTADO ESTADUAL PAULO ROBERTO, BANCO ITAU e colaboradores AMADEU BOROTO - HOTEL GEMEOS, ARMANDO CABRAL - HOTEL NORTE PALACE, UBIRAJARA GOMES - GRANDE HOTEL SÃO MATEUS, CAFEU AUTOPEÇAS, UNIMAGEM, CONSULTORIA E ACESSORIA GIRDANO CALIMAN e FARMACIA SÃO MATEUS.
Essa parceria formada entre maçonaria e sociedade reafirma a importância de que sejam definidas e adotadas políticas que possam beneficiar o maior número de pessoas e fazer valer os sinais de igualdade e fraternidade.

Ressalta-se o empenho, responsabilidade e dedicação dos membros daquela Loja que trabalharam nesses meses de forma planejada para que o evento atendesse às expectativas e pudesse ser um marco na história dessa Ordem Paramaçônica, atestando que a maçonaria mantém o compromisso de promover a união e a harmonia da família, que representa o fortalecimento da base da sociedade.

Postar um comentário

0 Comentários