Efemérides Maçônicas – 27 de Abril


Da Redação 

1727 – A ata da Loja Swan and Rummer (Cisne e Copázio) registra a primeira referência conhecida em uma Loja Regular ao Grau de Mestre.

1737 – Nasce o Ir.'. Edward Gibbons, renomado historiador inglês e autor da obra monumental "Declínio e Queda do Império Romano".

1872 – É publicado um violento discurso do Ir.'. Saldanha Marinho, então Grão-Mestre do Grande Oriente dos Beneditinos, contra a Igreja. A publicação é feita de maneira a parecer ser de autoria do Grande Oriente do Brasil.

1892 – Fundação do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Real Arco da Nova Zelândia (SGC MRA da Nova Zelândia).

1899 – Fundação do Supremo Conselho do Chile.

1937 – No dia 27 de abril de 1937, é consagrada a Loja St. Paul’s nº 961 na Rua Tabatinguera nº 37, em São Paulo, sob os auspícios da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca da Inglaterra. A condução da nova Loja foi confiada ao Irmão Ernest Cunningham, que trouxera a carta patente em 1936, após cerimônia especial em Londres.

2000 – Seguindo os Estatutos do Conselho Supremo, o Soberano Grande Comendador Luís Fernando Rodrigues Torres determina que Membros efetivos não podem acumular cargos administrativos em Potências Simbólicas, o que gera forte hostilidade da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro (GLMERJ).


Postar um comentário

0 Comentários