Reportagens publicadas no Jornal The Telegraph comentam a recente criação do Conselho da Maçonaria na Inglaterra e no País de Gales, que envolve as três principais potências maçônicas inglesas e que será liderado durante os primeiros dois anos pelos Grão-Mestres de ambas as Grandes Lojas Femininas.
Conselho da Maçonaria na Inglaterra e no País de Gales – Apoiando o progresso contínuo da Maçonaria
Num movimento histórico e sem precedentes para dissipar conceitos errados e enfrentar desafios, a Maçonaria Inglesa anunciou a criação do Conselho da Maçonaria, composto por membros femininos e masculinos em Inglaterra e no País de Gales.
Este novo Conselho visa fortalecer a colaboração existente e de longa data e promover os princípios fundamentais da Maçonaria, incluindo mérito, tolerância, diversidade e inclusão, entre a Grande Loja Unida da Inglaterra (UGLE) , a Ordem das Mulheres Maçons (OWF) e a Honorável Fraternidade dos Antigos Maçons (HFAF) .
Mesmo em 2024, a Maçonaria continua a enfrentar muitas críticas infundadas e equívocos imprecisos, muitas vezes decorrentes de preconceitos profundamente enraizados ou mentiras preconcebidas. Ao contrário da afirmação errônea de que a Maçonaria é exclusivamente masculina, a Maçonaria feminina tem sido parte integrante da Maçonaria no Reino Unido há mais de um século. Embora a Maçonaria seja praticada em lojas do mesmo sexo, não é diferente de muitas outras atividades, incluindo a maioria dos esportes, bem como de muitos outros grupos comunitários.
A criação do Conselho da Maçonaria estabelecerá oficialmente um fórum abrangente de colaboração. Além disso, o Conselho reunirá as ambições de serviço comunitário dos três órgãos, coordenará a comunicação e o envolvimento com outras organizações, impulsionará as ambições de adesão, especialmente para as mulheres maçons, e alocará recursos e instalações para o benefício geral de homens e mulheres.
O Conselho será composto pelos oficiais de cada Grande Loja, e cada Grande Loja fornecerá um Presidente por um período de doze meses, presidindo as reuniões do Conselho em estrita rotação. O presidente durante os primeiros dois anos virá da OWF e HFAF, com a UGLE cobrindo o terceiro ano.
A formação do Conselho da Maçonaria na Inglaterra e no País de Gales marca um passo fundamental para o fortalecimento da cooperação, combatendo os equívocos e promovendo os valores da Maçonaria. Esta iniciativa histórica reafirma o compromisso da Maçonaria com a integridade, a amizade, o respeito e o serviço, ao mesmo tempo que mantém o serviço comunitário e as doações de caridade na vanguarda desta organização histórica.
0 Comentários