Por Olivier Rogeau
Constrangido em sua carreira, Freud ingressou
na maçonaria em 1897. Um livro de 2012 lança luz sobre quarenta anos de
discreta lealdade a B'nai B'rith.
A maioria de seus biógrafos preferiu
ignorá-lo e, às vezes, mantê-lo calado: Sigmund Freud (1856-1939) era maçom. Em
1897, aos 41 anos, ingressou na loja "Wien", fundada na capital
austro-húngara. Casado, pai de três filhos, o pioneiro da psicanálise era, na
época, um médico isolado e deprimido, contido na carreira hospitalar
universitária e nas pesquisas. Era também, no final do século XIX, um homem sem
ilusões: acreditava que a assimilação dos judeus já não era possível no seu
país, onde um clima de antissemitismo voltava a propagar-se Até sua morte,
quarenta e dois anos depois, Freud permaneceu fiel à sua loja, que dependia da
associação maçônica judaica B'nai B'rith. Encontrou apoio moral e audiência: em
muitas ocasiões, apresentou seu trabalho. Assim, suas duas primeiras palestras,
em dezembro de 1897, foram dedicadas aos sonhos – a "estrada real que leva
ao inconsciente" – e sua interpretação. Animado com o sucesso, defendeu o
mesmo trabalho alguns dias depois na Universidade de Viena. Mas apenas três
ouvintes vão povoar os bancos do anfiteatro!
"O suficiente para confortá-lo na
escolha de um público escolhido", observa Jean Fourton, autor de Freud
Freemason, livro do qual oferecemos as "boas folhas". Membro da B'nai
B'rith – e do Grande Oriente da França desde 1958 –, Fourton foi psicanalista
clínico, discípulo do psiquiatra francês Jacques Lacan e membro da Escola
Freudiana de Paris. Seu livro é o resultado de pesquisas nas bibliotecas de
B'nai B'rith e nos arquivos freudianos em Washington, agora acessíveis ao
público em geral.
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Extratos
O ritual
de iniciação
Chegou o dia em 1895, quando Edmund Kohn propôs a seu amigo e paciente desesperado que o patrocinasse para entrar em B'naiB'rith; Assim, ele sairá de seu isolamento. Era normal, na época, esperar por uma longa investigação. Ainda hoje é assim. Trata-se de distanciar candidatos inspirados na ambição, na agressividade, na curiosidade, na infiltração. A iniciação de Freud ocorreu 2 anos após seu pedido, em 29 de setembro de 1897, na loja "Viena" [...]. Não havia mais nenhum ritual de intimidação ou trote do ímpeto B'nai B'rith. A instituição nunca gostou muito dessas humilhações fóbicas de outra época que seriam herança das práticas medievais pertencentes aos Companheiros e que foram encontradas em certas obediências maçônicas. Mas algo da ordem da castração simbólica, ou melhor, da totemização, dentro dos limites territoriais da instituição, funciona.
Ligado
aos irmãos por uma corda
Note-se que o requerente, "para glória e sob a proteção do Altíssimo", geralmente é apenas convidado a entrar na loja cercado por dois irmãos e ligado a eles por uma corda. Essa corda materializa o vínculo de integração e solidariedade do recém-chegado. Paradoxalmente, será historicamente para Freud mais um elo e não uma alienação, descobrir e colocar em palavras sua conceituação do inconsciente e da psicanálise, da disciplina clínica, da escola do amor e da liberdade. A loja é um lugar regulado de fala. Sua criatividade poderia ter sido abafada, mas é um paradoxo, alguns elos têm uma função libertadora [...].
Psicanálise
e Maçonaria
Muitos autores foram levados a estabelecer semelhanças entre a psicanálise e a maçonaria. Que se faça a própria cura psicanalítica e a diferença surge imediatamente na consciência. Muitas obediências têm como objeto a busca da "a" verdade, enquanto a análise dá ao sujeito a oportunidade de descobrir a sua. Jung, que também era maçom, mas na Alpina, muitas vezes uma obediência protestante suíça, defendia a teoria de um inconsciente universal, projetando assim o seu e tornando-o Deus. Tal condenação pode fazer parte de um episódio de cura inacabada. De fato, parece que Jung caiu do sofá de Freud alguns meses antes de sua chegada, o que em nada diminui a estética de seus comentários.
O lugar
da mulher nas lojas
Ele falou em 1901 sobre os objetivos de B'nai
B'rith e um ano depois foi ouvido sobre o papel das mulheres na vida da loja. É
preciso dizer que, na época, as mulheres estavam frequentemente no centro das
discussões e que nem sempre era fácil para elas encontrar um lugar. Por
exemplo, em 1902, um texto de Paul Möbius intitulado A fraqueza das mentes das
mulheres (sic) foi colocado para um estudo mais aprofundado na agenda da
segunda loja de Viena chamada Harmony (Eintracht). Freud virá visitar essa loja
irmã que ajudou a fundar e intervirá maciçamente no debate [...]. Em princípio,
ele prefere falar sobre assuntos que fazem parte de seu trabalho em andamento,
ou trabalhos que ele publicará. Por exemplo, em 9 de fevereiro de 1900, ele
proferiu uma palestra, para a qual as senhoras foram convidadas a enloge, sobre
a Psicologia da criança, que também se encontra sob o título A Vida Mental da
Criança. No mesmo ano, em 24 de abril, fala sobre Fertilidade, romance de
EmileZola que havia classificado entre dez bons livros, em resposta a uma
pesquisa da editora [...].
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