Freud, Maçom?

Por Olivier Rogeau

Constrangido em sua carreira, Freud ingressou na maçonaria em 1897. Um livro de 2012 lança luz sobre quarenta anos de discreta lealdade a B'nai B'rith.

A maioria de seus biógrafos preferiu ignorá-lo e, às vezes, mantê-lo calado: Sigmund Freud (1856-1939) era maçom. Em 1897, aos 41 anos, ingressou na loja "Wien", fundada na capital austro-húngara. Casado, pai de três filhos, o pioneiro da psicanálise era, na época, um médico isolado e deprimido, contido na carreira hospitalar universitária e nas pesquisas. Era também, no final do século XIX, um homem sem ilusões: acreditava que a assimilação dos judeus já não era possível no seu país, onde um clima de antissemitismo voltava a propagar-se Até sua morte, quarenta e dois anos depois, Freud permaneceu fiel à sua loja, que dependia da associação maçônica judaica B'nai B'rith. Encontrou apoio moral e audiência: em muitas ocasiões, apresentou seu trabalho. Assim, suas duas primeiras palestras, em dezembro de 1897, foram dedicadas aos sonhos – a "estrada real que leva ao inconsciente" – e sua interpretação. Animado com o sucesso, defendeu o mesmo trabalho alguns dias depois na Universidade de Viena. Mas apenas três ouvintes vão povoar os bancos do anfiteatro!

"O suficiente para confortá-lo na escolha de um público escolhido", observa Jean Fourton, autor de Freud Freemason, livro do qual oferecemos as "boas folhas". Membro da B'nai B'rith – e do Grande Oriente da França desde 1958 –, Fourton foi psicanalista clínico, discípulo do psiquiatra francês Jacques Lacan e membro da Escola Freudiana de Paris. Seu livro é o resultado de pesquisas nas bibliotecas de B'nai B'rith e nos arquivos freudianos em Washington, agora acessíveis ao público em geral.

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Extratos

O ritual de iniciação

Chegou o dia em 1895, quando Edmund Kohn propôs a seu amigo e paciente desesperado que o patrocinasse para entrar em B'naiB'rith; Assim, ele sairá de seu isolamento. Era normal, na época, esperar por uma longa investigação. Ainda hoje é assim. Trata-se de distanciar candidatos inspirados na ambição, na agressividade, na curiosidade, na infiltração. A iniciação de Freud ocorreu 2 anos após seu pedido, em 29 de setembro de 1897, na loja "Viena" [...]. Não havia mais nenhum ritual de intimidação ou trote do ímpeto B'nai B'rith. A instituição nunca gostou muito dessas humilhações fóbicas de outra época que seriam herança das práticas medievais pertencentes aos Companheiros e que foram encontradas em certas obediências maçônicas. Mas algo da ordem da castração simbólica, ou melhor, da totemização, dentro dos limites territoriais da instituição, funciona.


Ligado aos irmãos por uma corda

Note-se que o requerente, "para glória e sob a proteção do Altíssimo", geralmente é apenas convidado a entrar na loja cercado por dois irmãos e ligado a eles por uma corda. Essa corda materializa o vínculo de integração e solidariedade do recém-chegado. Paradoxalmente, será historicamente para Freud mais um elo e não uma alienação, descobrir e colocar em palavras sua conceituação do inconsciente e da psicanálise, da disciplina clínica, da escola do amor e da liberdade. A loja é um lugar regulado de fala. Sua criatividade poderia ter sido abafada, mas é um paradoxo, alguns elos têm uma função libertadora [...].

Psicanálise e Maçonaria

Muitos autores foram levados a estabelecer semelhanças entre a psicanálise e a maçonaria. Que se faça a própria cura psicanalítica e a diferença surge imediatamente na consciência. Muitas obediências têm como objeto a busca da "a" verdade, enquanto a análise dá ao sujeito a oportunidade de descobrir a sua. Jung, que também era maçom, mas na Alpina, muitas vezes uma obediência protestante suíça, defendia a teoria de um inconsciente universal, projetando assim o seu e tornando-o Deus. Tal condenação pode fazer parte de um episódio de cura inacabada. De fato, parece que Jung caiu do sofá de Freud alguns meses antes de sua chegada, o que em nada diminui a estética de seus comentários.

O lugar da mulher nas lojas

Ele falou em 1901 sobre os objetivos de B'nai B'rith e um ano depois foi ouvido sobre o papel das mulheres na vida da loja. É preciso dizer que, na época, as mulheres estavam frequentemente no centro das discussões e que nem sempre era fácil para elas encontrar um lugar. Por exemplo, em 1902, um texto de Paul Möbius intitulado A fraqueza das mentes das mulheres (sic) foi colocado para um estudo mais aprofundado na agenda da segunda loja de Viena chamada Harmony (Eintracht). Freud virá visitar essa loja irmã que ajudou a fundar e intervirá maciçamente no debate [...]. Em princípio, ele prefere falar sobre assuntos que fazem parte de seu trabalho em andamento, ou trabalhos que ele publicará. Por exemplo, em 9 de fevereiro de 1900, ele proferiu uma palestra, para a qual as senhoras foram convidadas a enloge, sobre a Psicologia da criança, que também se encontra sob o título A Vida Mental da Criança. No mesmo ano, em 24 de abril, fala sobre Fertilidade, romance de EmileZola que havia classificado entre dez bons livros, em resposta a uma pesquisa da editora [...].

 


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