SACRALIDADE DO TEMPLO

 

 Os Templos são lugares sagrados, entendendo como ′′ sagrado ′′ tudo o que relaciona o homem com a divindade e é oposto a ′′ profano ". Desde a mais remota antiga, os templos foram construídos para simbolizar a união entre o humano e o Divino.

Primeiro, o conceito de divindade e só depois o conceito de sagrado, expressando a inefabilidade da relação entre o homem e a sua divindade.

Para compreender os momentos e o valor da sacralidade, primeiro foram definidos os lugares que apresentavam requisitos especiais de natureza energética e construídos templos, foram estabelecidos os ritos pelos primeiros iniciados, ou seja, aqueles que tiveram os poderes diretamente pelos chamados deuses. Os Templos e os lugares que lhes são circunscritos (bosques, planícies ou montanhas) eram considerados sagrados e na maior parte das vezes eram cercados. Nos tempos antigos, o homem ia para a divindade como filho se dirige ao próprio pai, sem intermediários.

O conceito maçônico de ′′ sagrado ′′ não se refere a uma divindade nem a uma religião em particular, mas sim a um conceito indefinido de Deus e à religião em seu significado etimológico. Para os maçons, religião significa reencontro com o Ser Supremo, o Criador, o Grande Arquiteto do Universo.

O Templo Maçônico é a imagem do Cosmo, com o qual funciona como ponto de união, ele não tem janelas para o mundo e seu telhado é o céu estrelado no qual são retratadas as doze constelações do Zodíaco.

No templo maçônico, suspensa entre a terra e o céu, ou seja, entre o físico e o metafísico, há uma corda com os nós de amor, dita cadeia de união, aberta às colunas Jakin e Bohaz que estão colocadas na entrada e não têm função Portadora na construção.

Os símbolos mais significativos do sagrado são: o Delta com o olho irradiante a luz (força da criação), o fogo (princípio criador) colocado diante do Mestre Venerável, do qual a chama é acendida para acender as três luzes (Sapiência, Beleza e Força) e a ara em que está colocada uma bíblia, aberta durante os trabalhos rituais sobre o início do Evangelho de João. Nesta página, a equipe e o compasso são sobrepostos. Isso significa que as escrituras também devem ser interpretadas com a devida retidão (equipe, instrumento fixo) e a necessária abertura mental (compasso, instrumento variável).

Postar um comentário

0 Comentários