Por Ethiel Omar Cartes González
“conduziram-no, ao cair da noite, para
o Monte Moriah, onde o enterraram, assinalando a sepultura com um ramo de
acácia.” (Ritual
de Mestre).
“Quando, extenuados, os exploradores
chegaram ao local de encontro, os seus semblantes desencorajados só expressaram
a inutilidade dos seus esforços”. ….Caindo literalmente de fadiga, (um) ….
Mestre tentava agarrar-se a um ramo de acácia. Ora, “para sua grande surpresa,
o ramo soltou-se na sua mão, pois tinha sido enterrado numa terra há pouco
removida.” (Oswald Wirth).
“Os Mestres que foram na procura do Mestre
Hiram Abiff, encontraram um monte de terra que parecia cobrir um cadáver, e
terra recentemente removida; plantaram ali um ramo de acácia para reconhecer o
local. Conforme outra versão, a acácia teria brotado do corpo do Respeitável
Mestre morto, anunciando a ressurreição de Hiram”. (Manual de Instrução
para o Grau de M∴ M∴ da
G∴ L∴ do
Chile).
Mesmo que a morte de Hiram Abiff seja um dos
factos mais importantes dentro da ritualística do 3º Grau, não resulta estranho
que existam diferentes versões derivadas de diferenças nas traduções tanto da
Bíblia como de antigos Rituais maçônicos. Mas todos eles coincidem com que na
sua sepultura surge um ramo de acácia.
A
ACÁCIA NA BOTÂNICA
A acácia é uma árvore leguminosa de madeira
dura; muitas espécies produzem goma arábica e outras fornecem caucho, guaxe
(fruto comestível), tanino e madeiras de grande valor. Todas as espécies
produzem flores perfumadas brancas ou amarelas, sendo muito usadas como adorno.
A acácia, com as suas quase 400 variedades, existe praticamente no mundo todo:
América do Norte, Ásia, Índia, Egito, Norte da África, China, Austrália, etc.
A acácia é universal. No Brasil a espécie acácia negra constitui uma das
riquezas do Rio Grande do Sul.
A acácia do Egipto tem a particularidade de
ser uma árvore espinhosa e autores maçônicos especulam que a coroa de espinhos
colocada na cabeça de Jesus era deste tipo de acácia. No hebraico antigo o
termo shittah é usado para acácia sendo o seu plural shittin.
No texto original grego do Novo Testamento o termo usado é akanqwn (akanthon)
que foi traduzido para o português tanto como acácia e como acanto, e que
também pode significar espinho, espinhoso, etc. Esta palavra grega aparece em
várias passagens da Bíblia mencionando a coroa de espinhos e também a árvore
shittah. O Irmão Olintho de Almeida declara que “a coroa de acácia espinhosa
na cabeça de Jesus, é símbolo de sabedoria”. Mas como devemos interpretar o
gesto dos soldados romanos quando coroam a Jesus com espinhos? Podemos entender
como mais um acto de crueldade com um sentido unicamente burlesco ou será que,
aparentemente, houve alguém que conhecendo a simbologia encetada no ramo de
acácia induziu a soldadesca a usar este tipo de coroa?
A
ACÁCIA NA ANTIGUIDADE
Os povos antigos tiveram um respeito
extremado pela acácia chegando a ser considerado um emblema solar porque as
suas folhas se abrem com a luz do sol do amanhecer e fecham-se ao desaparecer o
sol no fim do dia; a sua flor imita o disco solar. Para os egípcios era uma
árvore sagrada como, igualmente para antigas tribos árabes. O sentimento dos
israelitas pela acácia começa com Moisés, quando na construção dos elementos
mais sagrados é utilizada á acácia (Arca, Mesa, Altar) pelas suas
características de resistência á putrefacção.
A ACÁCIA NA BÍBLIA
§ “Plantarei no
deserto o cedro, a árvore da sita, e a murta e a oliveira…” (Isaías
41:19).
§ Como já temos visto
no hebraico, shitat é o singular de acácia, mas na versão da
Bíblia de João Ferreira de Almeida é traduzido como sita. Aliás,
sita não aparece no Dicionário Brasileiro da Mirador.
§ “Também farão uma
arca de madeira de cetim…” (Êxodo 25:10)
§ “Também farás uma
mesa (dos pães da proposição) de madeira de cetim…” (Êxodo 25:23)
§ “Farás estes varais
(para transportar a mesa) de madeira de cetim…” (Êxodo 25:28)
§ “Farás também as
tábuas para o Tabernáculo de madeira de cetim…” (Êxodo 26:15)
§ “Farás também cinco
barras de madeira de cetim …” (Êxodo 26:26)
§ “E o porás sobre
quatro colunas de madeira de cetim …” Êxodo 26:31)
§ “E farás para esta
coberta (do Tabernáculo) cinco colunas de madeira de cetim …” (Êxodo 26:37)
§ “Farás também o altar
de madeira de cetim …” (Êxodo 27:1)
§ “Farás também varais
para o altar, varais de madeira de cetim …”(Êxodo 27:6)
Aqui João Ferreira de Almeida usa a expressão
madeira de cetim e, conforme o Dicionário Brasileiro da Mirador cetim deriva do
árabe zaituni e serve para designar um tecido de seda ou algodão macio e
lustroso. Considerando que os estudiosos concordam que a Arca, a Mesa e o
Tabernáculo foram construídos com acácia que existia no deserto (Isaías) por
ser imputrescível, incorruptível e inatacável pelos predadores naturais,
acreditamos que madeira de cetim é, no significado correto, madeira de acácia.
Não poderiam elementos de sustentação ou de transporte serem construídos com
seda.
“E acamparam junto ao Jordão, desde Bete
Jesimote até Abel-Sitim …” (Números 33:49) Abel-Sitim no hebraico significa
Vale das Acácias lugar que ficava 40 km ao sul de Bete-Sita, mas não aparece
nos Atlas modernos.
“… e o exército fugiu para Zererá, até
BeteSita …” (juízes 7:22).
Bete-Sita no hebraico significa Lugar da
Acácia que no Atlas moderno aparece localizado no paralelo 32 e 30′ ao lado do
rio Jordão.
A Bíblia é rica em alusões da madeira de
acácia dando-lhe usos sagrados o que, por sua vez, a converte numa árvore
sagrada.
A ACÁCIA NA MAÇONARIA
Na parte final da cerimônia de Exaltação, o
Orador dirigindo-se ao novo Mestre convida-o a “… não parar na senda do
progresso e da perfeição, porque a A∴ é M∴ C∴”.
Estas palavras lembram que a acácia tem sido consagrada como um importante
símbolo no 3º Grau, mantendo uma tradição dos tempos antigos porque pela sua
característica de imputrescível simboliza a imortalidade da alma.
Também quando o Resp∴
Ven∴ Mest∴ pergunta ao Ven∴
Ir∴ 1º Vig∴: “Sois M∴ M∴?” e o interpelado
responde: “a A∴ é M∴ C∴”
ele estabelece de imediato a sua qualidade de M∴ o que, conforme
Oliver, equivale a dizer “tendo estado na tumba, triunfei levantando-me
dentre os mortos e, estando regenerado, tenho direito à vida eterna”. A
interpretação simbólica e filosófica da planta sagrada é riquíssima e lembra a
parte espiritual que existe dentro de nós que, como uma emanação de Deus,
jamais pode morrer. A acácia é, simplesmente, a representação da alma e
leva-nos a estudar seriamente o nosso espírito, o nosso eu interior e a parte
imaterial da nossa personalidade.
Outra importante significação simbólica da
acácia foi dada por Albert Gallatin Mackey (1807 – 1881) e por Bernard E. Jones
(falecido em 1965) e que ressalta a Inocência; o grego akakia é usado para
definir qualidade moral, inocência e pureza de vida. E do maçon, que já conhece
a acácia, é esperada uma conduta pura e sem máculas.
Quando é que a Mac∴
adotou a acácia nos seus rituais? Certos rituais do séc. XVIII não fazem
nenhuma alusão a ela e, menos ainda, a fórmula acima citada e tão conhecida de
todos nós. A obra “Regulateur du Maçon” (Heredom) de 1801 transcreve a
fórmula e em alguns rituais aparecem reproduções do quadro da Loja de Mestre,
onde a acácia pode estar representada sobre um montículo ou sobre o esquife do
Mestre Hiram Abiff. É muito mais tarde que começam a aparecer explicações sobre
a acácia, por exemplo, no “Recueil Précieux de la Maçonnerie Adonhiramita”
de 1787.
Também na obra “L’Ordre dês FrancMaçons
Trahi e Leur Sécret Revele” do Abade Péréau (1742) a acácia é mencionada
amplamente e reproduzida no Painel. Resumindo, F. Chapius (1937) estima que a
acácia nasce no nosso simbolismo junto com a Maçonaria especulativa. Para
terminar, das quase 600 espécies de acácia que existem a maçonaria tem
incorporado nos seus rituais a Robinia (ou Robinier) mais conhecida como falsa
acácia, mas qualquer variedade que for usada não tira em absoluto o simbolismo
do ritual.
(*) Ethiel Omar Cartes González – Loja Guatimozín
66 – Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Brasil)
BIBLIOGRAFIA
§ Siete e más …. Juan
Agustín González M.(1955)
§ Manual do Gr∴
de M∴ G∴ L∴
do Chile (1970)
§ Ritual do Terc∴
Gr∴ Mac∴Simb∴
do Brasil (1975)
§ Árvores e os seus
simbolismos – Descartes de Souza Teixeira
§ (Revista A Verdade,
GLESP, Jan/Feb 1995)
§ A Simbólica Maçônica
– Jules Boucher (1996)
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