O Quão é Importante uma Alavanca!

 

Por Irmão Sérgio Quirino (*)

Ferramentas são dispositivos ora muito simples, ora de grande complexidade. Mas para além da complexidade está a especificidade.



Todas as ferramentas foram desenvolvidas para um propósito, ou seja, a fim de interagirem com outro objeto: o martelo com o prego, o serrote com a madeira etc. Todas elas, porém, foram criadas por um propósito: facilitar o trabalho, seja aumentando o resultado da força aplicada ou diminuindo a quantidade de força necessária para alcançá-lo.

O Cinzel, o Maço, o Compasso e o Esquadro são elementos por nós utilizados, e seus ensinamentos simbólicos, recordados e exaltados. Contudo, deixamos de lado a básica alavanca, talvez por acharmos que se trata de um objeto simples e usado nos terrenos mais brutos, cujo único propósito é o deslocamento de grandes pedras.

No plano material, provavelmente o é. E no plano moral?

 

A RIGIDEZ DE UMA ALAVANCA REPRESENTA A FIRMEZA DA ALMA.

SUA PONTA INQUEBRANTÁVEL É A CORAGEM DO HOMEM INDEPENDENTE.

A EXTREMIDADE ONDE SE APLICA A FORÇA É A CONFIANÇA NO TRABALHO.

Do ponto de vista intelectual, a alavanca é a força do raciocínio com a segurança da lógica.

No exercício salutar de criarmos alegorias, imaginemos que as “grandes pedras” que nos afligem são medos, preconceitos e o Vício. O uso da alavanca, pela Virtude da força e coragem, desprende de nossa consciência as fantasias e as superstições.

Firmeza e determinação são as chaves para os deslocamentos significativos. E essa mensagem é importante em todos os níveis. Todavia, há ainda um terceiro elemento necessário na utilização da alavanca: o apoio.

A vida é um trabalho contínuo, um eterno “quebrar pedras”. Entretanto, haverá algumas que devem apenas ser deslocadas para, mais tarde, serem trabalhadas ou simplesmente deixadas de lado.

A alavanca alude ao poder irresistível de uma vontade inflexível. Quando aplicada de forma inteligente e com o devido apoio, transforma quaisquer realidades negativas.

Nesse mister, a força Divina faz-se presente, pois somos chamados a todo momento para sermos instrumentos que sustentam o fraco e que fazem tremer o mau. Dessa forma, o ponto de apoio que diferencia a força potente e a força resistente é a Maçonaria.

Não como Instituição, mas como arcabouço de valores éticos e morais. Isso porque as pedras que impedem o desenvolvimento do homem estão encravadas na sociedade em que ele vive.

Cabe ao Maçom servir de ponto de apoio a todo e qualquer projeto ou ação que visa combater o impuro, o corrupto, a superstição e os vis impostores que se aproveitam da ignorância dos povos, para deles tirar proveito.

 


A ALAVANCA DEVE SEMPRE NOS AFASTAR DAS TENTAÇÕES DA INÉRCIA.

2024, há 18 anos compartilho instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permaneço neste propósito para provocar a reflexão dos Obreiros sobre nossa Ordem. São visões pessoais, não são verdades absolutas, questione sempre o que lê. A verdade é aquilo que conseguimos vivenciar.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente,

(*) Sérgio Quirino

Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024



Postar um comentário

0 Comentários