ARCEBISPO DE MILÃO PARTICIPARÁ DE SEMINÁRIO A PORTAS FECHADAS COM MAÇONS


Por Edward Pentin

Durante quase 300 anos, os católicos foram proibidos de se juntarem aos maçons, e o Vaticano emitiu quase 600 pronunciamentos negativos contra a sociedade secreta durante esse período.

O Arcebispo de Milão surpreendeu muitos católicos com a notícia de que planeja participar de um seminário na cidade do norte da Itália, na sexta-feira, com os grão-mestres das três lojas maçónicas da Itália, apesar da censura de longa data da Igreja à Maçonaria.

O Arcebispo Mario Delpini, o Cardeal Francesco Coccopalmerio, presidente emérito do Dicastério para os Textos Legislativos, e o Bispo Antonio Staglianò, presidente da Pontifícia Academia de Teologia, estarão entre os representantes da Igreja presentes no evento a portas fechadas para discutir a Igreja Católica e a Maçonaria.



Os maçons serão representados por Stefano Bisi, grão-mestre do Grande Oriente da Itália, a maior loja maçónica do país, e líderes de outras duas lojas nacionais: a Grande Loja da Itália e a Grande Loja Regular da Itália.

Bisi chamou a reunião de “histórica”. 

A participação do Cardeal Coccopalmerio é interessante, pois ele era bispo auxiliar de Milão quando o cardeal Carlo Maria Martini era arcebispo da diocese. O falecido cardeal jesuíta era conhecido por ser próximo dos maçons, que lhe prestaram uma calorosa homenagem como um “homem de diálogo” quando morreu em 2012. 

Escrevendo no diário católico italiano La Nuova Bussola Quotidiana, o editor-chefe Riccardo Cascioli observou que desde que o cardeal Gianfranco Ravasi escreveu uma carta conciliatória aos maçons em 2016, as oportunidades de reuniões, promovidas pela Maçonaria ou por algumas dioceses, multiplicaram-se, e crescem continuamente em estatura, como atesta a iniciativa de Milão.”

Desde a bula papal de Clemente XII, In Eminenti Apostolatus Specula , de 1738, os católicos foram proibidos de se juntarem aos maçons, e o Vaticano emitiu muitos pronunciamentos negativos contra a sociedade secreta – quase 600 documentos magisteriais no total.

A Igreja Católica considera que a Maçonaria é, entre outros graves problemas, uma corrupção do Cristianismo, que pratica rituais hostis ao Catolicismo, que tem princípios inconciliáveis ​​com a fé católica e que manifesta uma forte inclinação para o anticatolicismo.

Numa declaração de 1983 aprovada pelo Papa São João Paulo II, o Cardeal Joseph Ratzinger reafirmou que o “julgamento negativo” da Igreja sobre a Maçonaria permaneceu “inalterado”, uma vez que os princípios maçónicos “sempre foram considerados inconciliáveis ​​com a doutrina da Igreja e, portanto, a adesão a eles continua proibido.”

 “Os fiéis que se inscrevem em associações maçónicas estão em estado de pecado grave e podem não receber a Sagrada Comunhão”, acrescentou o Cardeal Ratzinger. No entanto, nem essa declaração nem o Código de Direito Canónico de 1983 impuseram a pena de excomunhão aos católicos pertencentes aos maçons – algo que estava em vigor desde a bula papal de Clemente XII.

Ainda assim, aderir a uma loja continua a ser oficialmente proibido na Igreja Católica e, em Novembro, o Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano divulgou um documento reafirmando que os católicos estão proibidos de se tornarem membros.

O documento, assinado pelo Papa Francisco e pelo prefeito da DDF, cardeal Victor Fernández, foi escrito em resposta a um bispo das Filipinas que expressou preocupação com o número crescente de católicos em sua diocese que participam da Maçonaria e pediu sugestões sobre como responder pastoralmente.

A resposta do dicastério apelou aos bispos para elaborarem “uma estratégia coordenada” para promover a catequese “em todas as paróquias sobre as razões da irreconciliabilidade entre a fé católica e a Maçonaria”, segundo a CNA.

O Papa Francisco tem ocasionalmente criticado abertamente a sociedade secreta. Falando em 2015, numa visita a Turim, cidade muito conhecida pelos seus laços com a Maçonaria, lembrou que no final do século XIX “a Maçonaria estava em pleno andamento”, ajudando a torná-la “uma das épocas mais feias na história da Itália.” Em 2013, criticou a presença de “lobbies maçónicos” dentro da Igreja.

Pontificado Amigo da Maçonaria?

Mas este pontificado também atraiu uma aprovação notável das lojas italianas. Isto tornou-se especialmente evidente em 2020, quando o documento da Fraternidade Humana de Francisco, co-assinado com o Grande Imã da Universidade Al-Azhar, recebeu um forte endosso da Loja do Grande Oriente de Bisi. O documento, lê-se num artigo da sua revista trimestral, era “inovador” e uma “droga de libertação lenta” que poderia anunciar uma “nova era” e representar um “ponto de viragem para uma nova civilização”.

Os maçons de outras partes do mundo também acolheram outras iniciativas deste pontificado, como quando os maçons espanhóis felicitaram o Papa pela sua encíclica Fratelli Tutti (Todos os Irmãos), dizendo que a Igreja tinha finalmente abraçado “a fraternidade universal, o grande princípio da Maçonaria moderna” Em 2017, este pontificado já teria recebido cerca de 62 mensagens de apoio público de várias figuras e lojas maçónicas.

Numa declaração de 14 de fevereiro publicada no site do Grande Oriente da Itália, Bisi observou “vários altos e baixos” nas relações com a Igreja Católica nos últimos 50 anos. “Aberturas tênues foram seguidas por fechamentos rígidos”, disse ele.

Significativamente, Bisi disse que um diálogo entre a Maçonaria e a Igreja começou na década de 1960, quando o então grão-mestre da sua loja, Giordano Gamberini e o seu sucessor Lino Salvini, tiveram intercâmbios com o Padre Paulino Rosario Esposito.

 “Reuniões, discussões... então pararam”, disse Bisi, mas agora “eles podem começar de novo”, e ele lembrou uma carta aberta , escrita pelo Cardeal Ravasi e dirigida aos “Queridos Irmãos Maçons”, publicada em 14 de fevereiro de 2016.

O então presidente do Pontifício Conselho para a Cultura disse que as declarações da Igreja sublinhando a incompatibilidade da Maçonaria com a fé “não impedem o diálogo” com a Maçonaria em áreas como “as obras de caridade, a luta contra o materialismo, a dignidade humana e o conhecimento mútuo.”

Citando documentos, incluindo um da Conferência dos Bispos Alemães, publicado em 1980, o cardeal recomendou “ir além da hostilidade, dos insultos e dos preconceitos recíprocos”.

Referindo-se a essa carta e ao diálogo que ocorreu desde então, Bisi disse em sua declaração de 14 de fevereiro que a partir de um “panorama maçónico variado” é possível “encontrar valores comuns com os do mundo católico.

 “Seria bom começar daí”, disse ele, “a partir do que une”.

Apesar do óbvio interesse da imprensa, a imprensa não será permitida no evento que terá lugar na Fundação Cultural Ambrosianeum e a participação será restrita.

Os convidados a participar serão membros das respectivas lojas e os organizadores, o Grupo de Pesquisa e Informação Sócio-Religiosa (GRIS), uma associação privada de católicos italianos aprovada pela Conferência dos Bispos da Itália que realiza pesquisas sobre religiões, seitas e fenomenologia.

A organização “está envolvida há muito tempo com a Maçonaria”, escreveu Cascioli, acrescentando que “já organizou várias reuniões em várias partes da Itália com o objetivo declarado de nos conhecermos, muito antes da intervenção do Cardeal Ravasi”.

‘Eles têm tudo a ganhar’

O secretário nacional do GRIS, Giuseppe Ferrari, disse acreditar que os “ritos e rituais” da Maçonaria provavelmente emergirão novamente como o principal impedimento para um “relacionamento mais suave” e as lojas terão que “eliminar esses ritos ou nada mudará”.

Mas Cascioli disse que isso já era óbvio e por isso questionou a necessidade de “multiplicar as reuniões para dizer uns aos outros o quanto somos incompatíveis”.

 “A verdade é”, continuou Cascioli, “os gestos valem muito mais que as palavras, e é por isso que as lojas maçónicas, com o Grande Oriente Itália na liderança, estão muito interessadas neste diálogo: elas têm tudo a ganhar porque a impressão dada ao público é que depois de séculos de condenação, não existe apenas a possibilidade de diálogo, mas também a possibilidade de partilhar alguns valores”. Ser convidado para tais eventos públicos, acrescentou Cascioli, também serve para “limpar” a imagem da Maçonaria como uma “seita secreta”.

Quanto à Igreja, disse que sempre esteve aberta ao encontro com qualquer pessoa, mas é a Maçonaria que “sempre considerou a Igreja com hostilidade” e vê qualquer forma de diálogo “como uma tentativa de neutralizar aquela reivindicação à Verdade que a Igreja proclama.”

 “Portanto, não é surpreendente que estas possibilidades de diálogo se multipliquem num momento em que o relativismo se enraizou mesmo entre muitos pastores da Igreja”, concluiu Cascioli. “E não será suficiente deixar os jornalistas do lado de fora para esconder esta realidade.” 


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Quem crê que existe um criador de todas as coisas e que tudo o que temos foi concedido por ele jamais deixará de compartilhar com os menos favorecido da sociedade

    ResponderExcluir
  2. de US$ 1.000.000 de dólares após minha iniciação ter sido concluída. Estou muito feliz! E prometa divulgar o bom trabalho de Lord Felix Morgan. Se você estiver interessado em ingressar na nova ordem mundial Illuminati hoje, entre em contato com Lord Felix Morgan hoje, ele é sua melhor chance de se tornar membro dos Illuminati que você sempre desejou. Entre em contato com Lord Felix Morgan E-mail: Illuminatiofficial565@gmail.com ou WhatsApp +2348055459757

    ResponderExcluir