Por Hélmiton Prateado
“O maçom deve ser pessoa pacífica, submeter-se às leis do país onde estiver, e não tomar parte nem deixar se arrastar nos motins ou conspirações deflagrados contra a paz e a prosperidade do povo, nem mostrar-se rebelde à autoridade inferior, porque a guerra, o derramamento de sangue e as perturbações da ordem, têm sido sempre funestos para a Maçonaria”. Constituição de Anderson.
O Brasil passou por eleições gerais nesse ano
e a maioria dos eleitores escolheu um novo mandatário para o país, patenteando
a democracia e o pleno funcionamento das instituições. A Justiça Eleitoral
atuou fortemente contra a disseminação de fake news, combateu o abuso do poder
político e econômico, deu transparência sobre todo o processo de votação e
apuração sob o monitoramento de instituições internacionais e órgãos de
acompanhamento nacionais. A democracia venceu e tudo caminha para a
normalidade.
Infelizmente persistem focos de descontentamento com o resultado do pleito, todavia, o que tem motivado preocupação sobre os passos seguintes para a pacificação do país. Parcela ideologicamente identificada com os segmentos derrotados nas urnas se movimentam desde que foi proclamado o resultado e agitam o cenário político com pedidos fora do contexto democrático. Questionam a lisura das eleições, criticam a Justiça Eleitoral, colocam sob suspeita a legitimidade das urnas eletrônicas e tecem ilações sobre o direito de candidatos e eleitos serem empossados.
Mas, o pior segue em outro nível após os
questionamentos. Acampados nas portas de quartéis eles insatisfeitos pedem
intervenção das Forças Armadas, alegam haver um risco do Brasil ser tomado por
“comunistas” e que “as esquerdas” vão implantar um regime no Brasil. Imploram
por democracia, liberdade e defesa de valores patrióticos e da família. Como se
não bastassem os militantes de candidaturas derrotadas, esses recebem a adesão
de maçons ativos e regulares que não se intimidam em se vestir a caráter como
se fossem para sessões ritualísticas e ostentam faixas se dizendo
representantes da defesa do Direito e da Justiça e que a “maçonaria” também
aspira por uma intervenção militar.
Os que insistem nessa tentativa de golpe
contra a estabilidade política atentam contra toda a população e patenteiam uma
dificuldade para viver em paz e harmonia, não sabendo conviver com diferenças.
Pior ainda quando homens que se intitulam “livres e de bons costumes” recorrem
à pregação de insubordinação às leis e à ordem para tentar outorgar uma
situação que não conseguiram através do convencimento.
A maçonaria, terminantemente não defende
golpes e não pactua com intervenções, quarteladas, ditaduras e imposições de
força se sobrepondo ao debate de ideias. A Constituição de Anderson, publicada
em 1723 – portanto perto de completar 300 anos – foi escrita por James
Anderson, Mestre Maçom da Grande Loja de Londres e é adotada como principal
base legal e código de conduta da Maçonaria Universal desde então. O ditame
nela inscrito em seu Artigo II é cristalino e de fácil compreensão,
principalmente no que se refere ao cumprimento das leis e à proibição de não se
envolver em conspirações ou complôs.
O problema é que muitos maçons se recusam
terminantemente a ler e estudar, sendo avessos a ler até mesmo orelhas de
livros, o que é inadmissível em se tratando de uma fraternidade que busca o
aprimoramento moral, espiritual e intelectual do homem. O “desbastar da pedra
bruta” passa obrigatoriamente pelo estudo constante e o respeito às nossas
tradições e regulamentos e o conhecimento da Constituição de Anderson é
premissa básica para prosseguir na Sublime Ordem Maçónica. Combater a tirania,
os preconceitos e os erros deve ser uma prática constante e mantida sob
vigilância para não permitir o desvirtuamento da prática democrática e tampouco
provocar a instabilidade da nação. O que não se admite é incentivar ou defender
a tirania, a ditadura e a intervenção militar.
Pregar a destituição de um Poder legitimamente instalado e defender uma intervenção militar é um completo contrassenso que a maçonaria não coaduna e não aprova. A maçonaria foi duramente perseguida por ditaduras em vários momentos da história. Maçons foram mortos na Alemanha nazista, na Espanha sob a funesta ditadura de Franco, na Rússia bolchevista, em Portugal, no Brasil de Getúlio Vargas, dos militares pós-64 e até sob Dom Pedro I, que fechou templos e expulsou maçons do país. Pactuar com o golpismo é atentar contra a memória de irmãos que tombaram defendendo a liberdade, é zombar de nossos ensinamentos e provar que não leu nada, ou se leu não conseguiu compreender nada.
Hélmiton Prateado é maçom Grau 33
Fonte: https://www.dm.com.br
41 Comentários
"Não somos contra os governos, se são justos". E essa eleição está longe de poder ser considerada justa. Quem acredita que urnas eletrônicas não podem ser adulteradas (e foram) também deve acreditar em papai Noel e 🐰 da páscoa.
ResponderExcluirO homem livre não pode ter seu direito de manifestar cerceado por um ditador, defensor de um ladrão condenado por 19 juízes, 3 instâncias e descondenado por uma manobra jurídica, que se acha no direito de intervir nos demais poderes legalmente constituídos.
Engraçado que as urnas eletrônicas só foram ser adulteradas este ano? Só porque o meu candidato não ganhou ela foi adulterada.A cegueira é grande!
ExcluirForam adulteradas em todas as eleições em que os que deveriam primar pelo bom serviço a ser prestado, quiseram impor seus ditames de inviolabilidade, que agora descobrimos nada disso ser verdade. Se assim é, é só entregarem o código fonte, para a publicidade da apuração, que não houve, e tudo será resolvido à luz da lei, simples assim. Porque tanta resistência em entregar o código fonte? A não publicidade da apuração é ilegal…
ExcluirVc sabe o que é o código fonte? Vc sabe qual o código fonte do windows do seu Pc ou o do Android do seu celular? Meu irmão tire a trave do seu olhar. Se o Jair tivesse sido um bom presidente teria ganho. Mas ele mesmo se prejudica com a própria língua e ações. Daqui a 4 anos ele vai poder se candidatar e de acordo com a lei que a nossa democracia voltar a ser presidente.Ele perdeu por suas ações e atos. Retorne a luz da sabedoria.
ExcluirHelmiton Prateado , deve ser um petista cego defensor de bandido corrupto e ladrão. Este tipo maçom é uma vergonha para a nossa Ordem.
ResponderExcluirEsqueci de me idêntificar. José Milton de Oliveira. Maçom Grau 03 MI. GLMECE.
ExcluirEsqueci de me idêntificar. José Milton de Oliveira. Maçom Grau 03. MI. GLMECE.
ExcluirCaro ir.,'. PRATEADO, também sou GRAU 33, Li seu artigo. Compreendi seu foco e argumentos. CONTUDO, UM APRENDIZ sabe que a Maçonaria não impoe obstáculos a LIVRE INVESTIGAÇÃO DA VERDADE. Em nossos ESCRUTINEOS conta-se as Bolas brancas e depois. Se ouverem, as BOLAS PRETAS. NESSAS ELEIÇOES PROFANAS...NAO HA ESSA TRANSPARENCIA. POR ISSO EXISTEM OS QUE PEDEM RECONTAGEM (LEIA SE ENTREGA DO CODIGO FONTE) APENAS ISSO.
ExcluirFaço suas palavras as minhas. Parabéns.
ExcluirMaçons deste tipo é que fazem a Maçonaria cada dia menor e mais desimportante. Um manifesto desses não pode sair da lavra de um 33°. Esse esqueceu de tudo o que aprendeu ao longo da Escada de Jacó. Chegou ao topo mas aprendeu nada!
ResponderExcluirO irmão que escreveu o artigo foi muito feliz e sensato, até porque não entrou no mérito de preferência político-ideológica, mas sim explicou as razões filosóficas do verdadeiro maçom não poder conspirar contra as instituições, e muito menos pugnar por "intervenções militares", atentando contra a democracia e a legítima vontade da maioria expressa por meio do voto. Todos nós, indistintamente, amargamos o dissabor de alguma derrota eleitoral e saber aceitar esse fato da vida faz parte do processo de desbaste da pedra bruta e submeter nossas vontades, tal e qual apreendemos na Sublime Ordem.
ExcluirEsse cidadão assim é que deve ser tratado , porque ele está na maçonaria porém ñ é nada maçom. É maçom por algum interesse.
ResponderExcluirDeve ser um petralha que perdeu a teta e está revoltado com aqueles que realmente são patriotas por não aceitarem um ladào no comando do pais
ExcluirClaudomiro Rodrigues da Silva , Gr. 33 , com mais de quatro decadas.
ResponderExcluirMeu caro Hamilton, PEDE PRA SAIR!
ResponderExcluirMelhor dizendo: Helmiton, PEDE PRA SAIR! PELOAMORDEDEUS!
ResponderExcluirChamo isso de liberdade
ResponderExcluirTodas sociedade tem esquerda e direita, este 33 a julgar pelas seus comentários deve ser da esquerda, respeito sua opinião maa não é a minha opinião. E dizer que as eleições foram digamos limpas, é como dizer que o Lula é santo..
Triste ver todos esses IIr.'. dominados pela dissonância cognitiva, fanáticos, ignorantes e estúpidos. Devotos de teorias conspiratórias, involuídos e débeis. Não conseguem enxergar os dogmas do sistema? Sim, o governo de esquerda ganhou. Não existiram fraudes, ficam buscam "provas" constantemente para provar o contrário. Não, não sou de esquerda antes que um fantoche venha me julgar. Apenas acho estúpido, imaturo e inconsequente as atitudes de ficarem como palhaços na frente de quartéis, rendendo memes diários e vergonha alheia. Não passam de tiozões de whatsapp, compartilhando fakenews, devem até ter brigado com a família por causa disso. Acordem! Deixem a maçonaria fora disso. Já não queimaram o filme da ordem o suficiente? Fiquem em casa ouvindo sertanejo conservador. Medíocres.
ResponderExcluirSua maneira debochada de tratar quem pensa diferente demonstra sua falta de argumentação... provas existem e são fartas. Quem é especialista na área sabe disso. Eu entendo o hardware destas urnas, e conheço pessoas que entendem a fundo a segurança de software. E está patente a fraude. E certamente outras eleições foram fraudadas, a questão é que existe um limite para a fraude... só que nunca tivemos tantos especialistas debruçados sobre os arquivos disponibilizados após as eleições. Aliás não tínhamos acesso aos logs das urnas em eleições anteriores...
ExcluirNão existe mais debochado e acéfalo do que contrariar os resultados. Mas é difícil argumentar com quem está em completa dissonância cognitiva rezando em porta de quartel. Patéticos, serão lembrados futuramente como a maior vergonha que o Brasil já passou.
ExcluirConcordo plenamente com o parecer do irmão Hélmiton Prateado. Temos sim de respeitar a nossa constituição e ser contra a intervenção.
ResponderExcluirSeu vagabundo imbecil,você é um maçom de merda.
ResponderExcluirO irmão que escreveu o artigo foi muito feliz e sensato, até porque não entrou no mérito de preferência político-ideológica, mas sim explicou as razões filosóficas do verdadeiro maçom não poder conspirar contra as instituições, e muito menos pugnar por "intervenções militares", atentando contra a democracia e a legítima vontade da maioria expressa por meio do voto. Todos nós, indistintamente, amargamos o dissabor de alguma derrota eleitoral e saber aceitar esse fato da vida faz parte do processo de desbaste da pedra bruta e submeter nossas vontades, tal e qual apreendemos na Sublime Ordem.
ResponderExcluirA.pequenez da nossa tolerância nos leva a irracionalidade. Todos baseiam sua opinião em seu ponto de vista, apenas um ou algum ponto de vista, de muitos possíveis. Quem está com a razão? Não é bem simples assim . A justiça eleitoral não buscou solucionar a desconfiança que recaia sobre a fragilidade e a violabilidade das urnas. Apenas, de forma ditadora, proibiram a contestação das urnas. Não bastasse, durante toda a campanha, a justiça eleitoral defendeu e ajudou um dos lados de forma criminosa e até violando a constituição. Então eu posso entender que a defesa da liberdade, dever de todo Maçon , é necessária.
ResponderExcluirFico feliz de ver que não somos poucos os Irmãos que enxergam a verdade, e o absurdo nesta manifestação de um grau 33. Não somos poucos os que realmente entendem o que significa respeitar e seguir nossa constituição (o que de forma alguma está sendo feito já há muitos anos pelos nossos representantes políticos, incluindo-se muitos maçons - em especial nesta reta final para as eleições e nas eleições em si - com dados, fatos, provas, comprovas, discursos, reportagens e explicitamente nítido para qualquer um que conseguir enxergar além do próprio umbigo). A corrupção é natural do homem enquanto pedra bruta e os estudos e a convivência da Maçonaria deveria nos lapidar, mas obviamente o homem é falho e muitos conquistam graus apenas pelo "tempo" de casa.
ResponderExcluirA forma de escrever de diversos "supostos" irmãos aqui nesta página só nos mostra que de fato, não são irmãos, mesmo que acreditem que sejam. Ademais, é certo pela natureza humana que muitos não conseguem guardar os conceitos de princípios e valores, como instruídos especialmente no maravilhoso manual de Aprendiz. Áqueles que são da ordem, e acham que este ou aquele movimento é golpista, faço algumas recomendações: Primeiro, estudem seus manuais de aprendiz e companheiro, pois certamente, ou esqueceram as lições alí apresentadas ou não as compreenderam e estão perdendo tempo indicando que possuem qualquer grau de Mestre. Segundo, ouçam o povo e comparem com o que os políticos corruptos alegam. Quando uns poucos que possuem poder destoam do que grandes massas de povo simples e comum alegam, fica evidente qual é a grande e mais provável manobra golpista. Censura, imposição pelo abuso do poder, intolerância ao discurso, ao diálogo, ao estudo e á análise de forma transparente para o povo que clama por verdade, jamais serão corretas e opostas a movimentos golpistas. É exatamento o contrário. São estas as ações que sustentam a instalação de ditaduras e golpes para a "tomada do poder" a despeito do que a grande população "de bem" deseja. Já passamos e muito do que seria o momento de os verdadeiros irmãos mostrarem seus princípios e valores e enfrentarem aqueles que acobertam os absurdos que temos vivido, libertando o povo da tirania já instalada em todo o nosso continente, e infelizmente no nosso próprio país e pátria.
ResponderExcluirO irmão escreveu esta xarropada toda ( tirando a constituição de Anderson), e eu vou falar numa linha só: SE A ELEIÇÃO FOI LIMPA E PURA, ENTREFA OS CODIGOS FONTE, É BOM PARA OS 2. ENTENDEU OU QUER QUE DESENHE.
ResponderExcluirDizer que Bolsonaro é um mal educado e língua solta é chover no molhado. Sim, às vezes ele é. Dizer que ele é genocida, pedófilo e sua filha de 12 anos é puta, isso é desrespeitoso e inverdade, mas foi permitido inúmeras vezes pelo STF. Dizer que o outro candidato é ladrão, corrupto e descondenado também é chover no molhado! O mundo todo sabe disso! O mesmo STF não só não permitiu que fosse assim chamado, mas simplesmente impôs punições às pessoas e empresas destas pessoas que ousaram se referir a eLe como tal. Onde estava este senhor grau 33 que não se manifestou pelo menos, pelo direito de livre expressão de uma sociedade, já que se julga tão apto a ditar comportamentos alheios? Vaidade de vaidades, diz o pregador!
ResponderExcluirOs buscadores da verdade não podem se calar quando a pátria e a sociedade em que vivem corre perigo eminente. O esquadro e o compasso não são coniventes com a foice e o martelo.
ResponderExcluirAceitar o que é sabidamente errado, por puro comodismo ou por medo de se expor, me parece nada de aprendiz , nem de companheiro ou de mestre e muito menos de um 33 .
ResponderExcluirA arrogância de achar que todo irmão nem aprendiz é e as medalhas no peito não torna ninguém dono absoluto da verdade .
ResponderExcluirAmigo do zorro, é vc?
ResponderExcluirJustiça, direito e verdade
ResponderExcluirInfelizmente vendo certos maçons pregar o ódio , repartir lojas, semear mentiras , tudo pelo politiquismo, e principalmente por ideologia partidario tudo que a ordem prega os mesmo não a fazem, não respeitam o livre arbitrio, acredito que a ordem maçônica esta vivendo o pior momento de sua história onde os seus membros alevantaram bandeiras politicas , e esqueceram de seu juramento...volto a frizar a ordem e perfeita e os seus membros infelizmente iram muitos partir para oriente eterno sem lapidação...... no momento que estes somente pensam no Eu ,,,, e esquecem do nós ... é triste o fim, estam usando a ordem maçônica da pior forma possivel... acredito que as potencias teriam de tomar redeas dos seus membros que semeam a discordia e mentiras, baseadas em redes de fakes... como não me escondo .... Sou MI , sou maçon a 30 anos ... e maçonaria se faz no silencio e no anonimato...
ResponderExcluirNa Maçonaria como em todas as áreas,.existem excessões elementos nocivos a sociedade ou seja : Tem pessoas que apoiam Bandidos e idolatram esse tipo de gente. Temos que ser mais criteriosos nas sindicâncias para filtrar e banir esse tipo de gente da nossa irmandade. Quem apoia bandido, bandido é!!
ResponderExcluirFalha grave na sindicância que lhe admitiu a nossa ordem. Tua opinião não reflete a nobreza do juramento pelo qual passou !
ResponderExcluirTalvez o autor do texto tenha participado de outra eleição. Ou é cabo eleitoral do bandido. Se as eleições forem justas aceitamos. Se houve fraude que puna os corruptos com o rigor da lei. É simples.
ResponderExcluirA queda e credibilidade da nossa Ordem se traduz quando lemos este tipo de artigo partindo de irmão conceituado. Acreditamos que a verdade está na luta que vem sendo efetuada por nosso povo. Será que os fatos reais que estão sendo apresentados não bastam pra derrubar tudo o que ele aprova. Esperamos que coloque a consciência no lugar certo e consiga enxergar a verdade dos fatos enquanto remos tempo. Jaci Freire
ResponderExcluirLer um texto deste me fere os olhos. Como este Ser Seboso, que se rotula 33 - como se isto o fizesse melhor que os demais - tem a audácia de defecar pela boca (ou melhor, pelos dedos), ao defender o maior criminoso já visto na história deste país. Deve ser porque o mesmo já foi candidato a vereador pelo PSL apoiando a chapa PT em 2016. Ou seja,o texto acima não é um discurso maçônico, apenas um “mortadelo” utilizando de suas alfaias e demais comendas para tentar “enfiar” goela abaixo essa canalhice que é aceitar um bandido na presidência. Por essas e outras que a maçonaria brasileira e o clube do Zezinho da esquina tem o mesmo peso perante a sociedade, por permitir que idiotas úteis como este tenham voz ativa e galguem os altos graus. Que Deus nos ajude. Lazaro M. - Mestre Maçom com muito orgulho.
ResponderExcluirPara quem tem dúvidas, basta pesquisar. O mesmo foi candidato em 2016 com a numeração 17001, apoiando a chapa do PT. Seu Twitter declara abertamente ser Lula. O texto acima nada mais é que a opinião de um anencéfalo maçônico, militante esquerdista e comedor de mortadela. Tenho dito! Lazaro M.
ExcluirO sr. Esqueceu que o maçom deve tomar parte quando a paz e a prosperidade do povo está ameaçada, que a sua força vem da razão , e , que comunismo não coaduna com a ordem.
ResponderExcluir