SEXTA-FEIRA 13… É REALMENTE UMA SUPERSTIÇÃO?

Por Yonnel Ghernaouti

Sexta-feira é um dia simbólico em três religiões monoteístas. Na tradição cristã, está associado ao dia da crucificação de Cristo (Sexta-feira Santa). Sexta-feira também é um dia sagrado no Islã. É aquele dedicado à oração coletiva. Na religião judaica, a sexta-feira é dedicada à preparação para o Shabat. Entre os pedreiros, muitas vezes é trazido de volta à morte de Jacques de Molay 23ᵉ e último mestre da ordem do Templo.

O QUE A CRENÇA POPULAR TRANSMITE:

● Durante a Última Ceia, a última refeição de Jesus Cristo com seus apóstolos, havia 13 pessoas à mesa. O 13º convidado, Judas o trairá e Jesus sofrerá a Paixão. Desde então, acredita-se que ter 13 convidados à mesa é uma maldição,

● Sexta-feira, ou o sexto dia da semana segundo a Bíblia, é o dia da Crucificação de Jesus Cristo,

● Seria uma sexta-feira que Caim matou seu irmão Abel,

● Herodes matou os inocentes em uma sexta-feira,

● Em uma sexta-feira, o diabo tentou Eva e Adão comeu o fruto proibido,

● Adão e Eva foram posteriormente expulsos do Jardim do Éden em uma sexta-feira,

● O Templo do Foi dito que Salomão foi destruído em uma sexta-feira,

● Foi em uma sexta-feira que o grande dilúvio começou, e a Arca de Noé foi lançada sobre as ondas.

Na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, todos os Templários da França foram presos por ordem do rei Filipe IV le Bel, neto de Luís IX, conhecido como São Luís.

EVENTOS NOTÁVEIS ​​COINCIDINDO COM SEXTA-FEIRA 13

Às vezes é considerado que Hades , o deus do submundo na mitologia grega, seria o "décimo terceiro" deus do Olimpo, embora ele realmente não tenha um lugar no Olimpo, isso pode ser explicado pelo fato de ele se separar de Zeus e Poseidon do triúnviro da Terra, pois segundo a mitologia, todos os três depuseram seu pai Cronos e derrotaram os Titãs. Seu nome não sendo realmente algo que inspira auspiciosidade, e como um deus dos mortos, ele é muito temido, isso pode explicar o medo do número 13.

No relato bíblico da criação do mundo , a sexta-feira, véspera do Shabat, é o sexto dia e, portanto, também o décimo terceiro. Embora não haja indicações de duração, costuma-se dizer que foi no décimo terceiro dia que Adão e Eva morderam o fruto proibido e foram banidos do paraíso (Gênesis 1:26-31 comparado a Gênesis 3:1-8) 3

É sexta-feira , 13 de Nissan , anterior ao Domingo da Ressurreição , que segundo o Evangelho atribuído a João e fontes hebraicas, Jesus de Nazaré foi crucificado . No entanto, para os Evangelhos Sinóticos , Jesus é crucificado na sexta-feira, 14 de Nissan, o primeiro dia do feriado da Páscoa .

Na sexta-feira, 13 de outubro de 1307 ( calendário juliano ), o rei Filipe, o Belo, mandou prender os membros da Ordem do Templo ( Templários ), incluindo Jacques de Molay , seu Grão-Mestre, e os torturou para que confessassem os crimes que haviam cometido. cometido, alegar não ter cometido; aqueles que voltam atrás em suas afirmações são condenados à fogueira. A ordem do Templo é assim dissolvida, deixando todo o poder para o rei. Alguns começam a superstição deste dia desastroso que viu os maiores financistas da Europa cair para sempre, um dia celebrado em estruturas neo-templárias como 18 de março de 1314 (morte de Jacques de Molay). A associação da sexta-feira 13 com este evento seria, de fato, uma invenção moderna, popularizada pelo romance Les Rois maudits de Maurice Druon e retomada entre outros no romance Da Vinci Code de Dan Brown 5 .

Na sexta-feira, 13 de dezembro de 1968 , foi elaborado o Ato Institucional Número Cinco , substituindo a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e fortalecendo a ditadura militar no Brasil.

Na sexta-feira , 13 de outubro de 1972 , o vôo 571 da Fuerza Aérea Uruguaya caiu nos Andes . Os sobreviventes só foram encontrados dois meses depois, após dois deles terem dado o alarme após dez dias de caminhada nas condições extremas das altas montanhas, salvando assim o resto do grupo que permaneceu nos destroços. As operações de busca foram interrompidas oito dias após seu desaparecimento.

Na sexta-feira , 13 de setembro de 1996 , o rapper Tupac Amaru Shakur (também conhecido como 2pac, Makaveli) foi assassinado nas ruas de Las Vegas .

Na sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 , por volta das 20h, o navio de cruzeiro Costa Concordia afundou na entrada do porto da ilha de Giglio , na costa da Toscana . Das 4.229 pessoas a bordo naquela noite, 32 morreram de acordo com um relatório oficial.

Na sexta-feira , 13 de novembro de 2015 , uma série de ataques mortais ocorreu em Paris nos 11º e 10º arrondissements , e próximo ao Stade de France; o número é de 130 mortos , 6 e 413 feridos, incluindo 99 em estado de emergência extrema. Este é o ataque mais mortífero na França desde a Segunda Guerra Mundial , bem como o primeiro ataque suicida em território francês.

A fobia de sexta-feira a décima terceira é chamada de paraskevidekatriaphobia . Mais amplamente, a superstição ligada ao número 13 é a triskaidecafobia .


EXEMPLO DE TRISKAIDECAFOBIA

Em alguns lugares, principalmente nos Estados Unidos, onde entre 17 e 21 milhões de americanos são afetados por essa fobia 5 , evita-se o 13 , passando de 12 para 14 ou usando 12a ou 12b em vez de 13 . Da mesma forma, de 112 a 114 , etc.:

alguns edifícios não têm um décimo terceiro andar, por exemplo, a Hearst Tower nos Estados Unidos;

em muitas cidades americanas, não há 13th Street ou 13th Avenue,

a maioria dos departamentos hospitalares não tem cama ou quarto 13 , em antecipação a certos pacientes triskaidekafóbicos,

alguns hotéis não têm quarto 13 (ou quarto número 12bis ), especialmente se tiverem uma clientela internacional, provavelmente triskaidekaphobic;

alguns cinemas não possuem tela 13,

a London Eye não possui cápsula (cabine) 13,

o software WinZip não possui a versão 13, mas este caso é aparentemente isolado;

em muitos aeroportos, não há portão de embarque 13 e a maioria das companhias aéreas, incluindo a Air France , não tem assento 13 na cabine;

vários negócios escapam à décima terceira fila e à décima terceira cadeira;

A revista Spirou não tem a página 13, substituída pela página 12bis, para zombar da triskaidecafobia;

o compositor Arnold Schönberg sofria dessa fobia. Ele nasceu no domingo 13 e morreu aos 76 anos (7 + 6 = 13) na sexta-feira 13;

Fabian Cancellara , ciclista, devolve seu babador quando é o número 13;

O piloto de Fórmula 1 Pastor Maldonado usa o número 13 desde 2014 a seu pedido. No entanto, após dois acidentes fatais em 1925 e 1926, muitas competições como a Fórmula 1 não premiavam automaticamente um competidor com o número 13, a menos que este o solicitasse, geralmente para uma competição em casa. Este é o tema da história em quadrinhos de Michel Vaillant O 13 está no início,

durante a construção da ponte de Øresund, o 13º bloco de seu túnel foi chamado de 12bis. Apesar disso, ainda ocorreu um incidente durante a colocação do bloco no fundo do mar.

uma carta de Magic: The Gathering chama-se Triskaidekaphobia. Ele tem a capacidade de fazer com que jogadores que tenham 13 pontos de vida no início da manutenção do jogador que colocou esse encantamento percam.

na Irlanda os registos de veículos  começam com o ano, em dois dígitos, até 2013 quando para evitar a numeração em 13, 1 ou 2 é adicionado para indicar o semestre. Esta exceção ainda se aplica.

Fobias semelhantes sobre outros números são encontradas em outros países:

na Itália , o 17 , porque este, escrito em algarismos romanos (XVII) é o anagrama da palavra latina VIXI , que significa “vivi” ( ou seja , “morri”);

na China e no Japão , os 4 dos quais uma leitura shi () é uma homofonia da palavra para morte shi ().

A palavra triskaidekaphobia é uma composição etimologicamente correta, mas bastante arbitrária: também podemos chamar hexakosioihexekontahexaphobia ao medo do número da Besta (666) , mas nos países de língua inglesa, a palavra é usada mais como trava-língua do que para designar realmente o noção.

A Maçonaria escapa a esta superstição porque o 13º grau de fato existe e nenhum acidente notório jamais aconteceu durante cerimônias neste grau !

Fonte: https://450.fm

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Então já existia calendário no formato atual na época de Adão e Eva? De Herodes ? De Caim?
    Deixou desacreditado todo o resto.
    Vai estudar.....

    ResponderExcluir