MAÇONARIA, UM GRANDE CORPO DOENTE: COMO DAR-LHE FORÇA E VIGOR?

 


Por Alan Breant

Nunca podemos dizer o suficiente como a maçonaria foi uma ideia brilhante. Permitir que os seres humanos se encontrem, troquem e aprendam a se amar no respeito mútuo e na não violência, não há nada mais bonito!

Patrocinada pela elite intelectual de seu tempo, apoiada pela burguesia e pela aristocracia, a Maçonaria teve um desenvolvimento extraordinário em todo o mundo; construiu uma magnífica rede de seres humanos, de atores sociais, econômicos e políticos, envolvidos na vitalidade da humanidade.

Infelizmente, esta mania esbarrou em um certo número de desenvolvimentos socioeconômicos a ponto de aparecer hoje como um  ícone " velho  " que respeitamos "  de longe  ", ou como "  um elefante adormecido  " para usar a expressão da atual Grão-Mestre do GODF.

Não sei o que vocês, visitantes deste site, pensam da vitalidade da Maçonaria, mas parece que a opinião mais difundida é que é decepcionante!

E depois há todas essas brigas internas em busca de responsáveis; essas brigas absurdas cansam e desencorajam.

Seja no chamado movimento regular ou no movimento "todo mundo faz o que quer", credibilidade e respeitabilidade não existem mais! No máximo, somos considerados bons frequentadores de clubes folclóricos esotéricos com seus pequenos jardins secretos onde gostamos de fazer filmes esperando nos tornarmos sumos sacerdotes!

De fato, hoje, as pessoas sérias concordam que essa grande ideia se tornou uma sombra de si mesma; uma pálida tentativa de dar vida às lojas em uma confusão de estruturas tão complicadas quanto se poderia desejar, competindo entre si, sem carisma ou autoridade moral!

Obediências já não fazem as pessoas rirem! Ridículos e medíocres, eles são bastante lamentáveis!

Resta a experiência das lojas e o sonho de dizer que um dia, a razão, o bom senso e ir além vão devolver sentido e vitalidade a essa brilhante ideia!

No terreno fértil das lojas, há, apesar do derrotismo prevalecente, irmãos que querem dar força e vigor a esta brilhante ideia! 

É possível devolver força e vigor a este grande corpo doente!

A solução mais simples seria ver as grandes persuasões fazerem a sua revolução interior parando de jogar, para finalmente assumirem e dar-se os meios para serem credíveis!

Tudo seria mais fácil se a Grande Loja Unida da Inglaterra, consciente de sua imensa responsabilidade, decidisse mudar seu modo de funcionamento antiquado e esclerosado para se abrir ao mundo contemporâneo, reformulando um propósito que fala ao mundo de hoje. harmonizando as suas estruturas com esta nova profissão de fé!

Da mesma forma, ver em cada país a obediência mais representativa realizando o mesmo exame de consciência, sem dúvida levaria a uma tremenda esperança!

Infelizmente, segundo a conhecida fórmula, por que todas essas obediências seriam "simples" quando podem ser "complicadas"?

Por que uma pequena minoria privilegiada abriria mão de vantagens adquiridas que nem sempre são desagradáveis?

Por que recusar o famoso ditado "A função cria o orgasmo!" o que explica a burocracia tão bem?

Então você também tem que ser realista! 

Se houver uma mudança, é provável que isso só seja possível se o "  povo  " dos maçons, e em particular os mais jovens, se mobilizarem, criarem uma nova estrutura que faça sentido e agite os hábitos.

Enquanto espera que surja este movimento… não é proibido refletir, partilhar e ter esperança!

Dar força e vigor é dar sentido à nossa comunidade!

A Maçonaria é antes de tudo uma comunidade de irmãos que querem refletir e trabalhar por esses belos valores platônicos que são o Belo, o Bom e o Justo!

Declinados à luz da nossa modernidade, belos valores tradicionais poderiam dar sentido ao nosso novo dinamismo.

Se a loja continua sendo a estrutura básica que procede às iniciações, a vida maçônica não pode se limitar ao que acontece na loja!

Outra dimensão da animação coletiva, além dos processos rituais, deve ser considerada para fortalecer os laços comunitários.

A expressão pública de uma organização que se colocasse acima de tudo no plano moral poderia ser um elemento importante de um novo posicionamento da vitalidade maçônica.

Isso suporia, para os novos grandes mestres, uma competência reconhecida, um compromisso real, um carisma inegável e um reconhecimento organizacional que só a maioria dos votos diretos de todos os seus membros lhes daria.

Associar o dinamismo das lojas e o de todos os maçons parece-me ser um dos processos que podem permitir um renascimento da Maçonaria.

Unidade é força diz-nos o famoso ditado do Reino da Bélgica e de outros países; esta obviedade, que atualmente não conseguimos concretizar, deve ser o pão de cada dia que justifique o reforço dos laços que nos unem; mas isso só é possível se a melhoria da nossa coesão se tornar uma realidade visível e vivida!

Ética, Autêntica, Filosófica, a Maçonaria só faz sentido se for vivida no discurso verdadeiro.

Podemos, no entanto, aceitar uma dose de comentários mais ou menos delirantes ou mitomaníacos, na medida em que são particularismos aceitos por benevolência.

Em uma sociedade global lutando com a ansiedade de uma degradação da vida em nosso planeta, a incompreensão de nossa diversidade, o egoísmo dos superlucros e a espiral de violência de todos os tipos, a Maçonaria traz respostas que merecem ser divulgadas.

Pretendemos reunir jovens que procuram um quadro de reflexão onde nos respeitemos, onde possamos pôr em prática o desinteresse e o amor pelo bem público e onde a espiritualidade não seja um gozo egoísta de pseudo-iniciados. desprezar as pessoas "baixas".

Viva a Humanidade, viva a Maçonaria!

Fonte: 450FM

Gostou deste artigo? Então compartilhe!

Deixe o seu comentário



Postar um comentário

4 Comentários