O SÍMBOLO DA ESCALA DE 24 POLEGADAS

Por  Paul Franke


A trilha sonora do filme "A Lenda de Paulo e Paula", lançada em 1973, vem dos Puhdys, uma banda cult da Alemanha Oriental. A música "Se um homem vive" tem um texto extraordinariamente emocionante, escrito por Ulrich Plenzdorf.

"Tudo tem seu tempo,
coletando pedras, espalhando pedras,
plantando árvores, cortando árvores, vivendo, morrendo e brigando".

No entanto, o modelo para isso já pode ser encontrado nos textos do pregador Salomão no Antigo Testamento:
“Cada um tem seu tempo e tudo sob o céu tem sua hora: o tempo nasceu, o tempo tem o seu tempo; plantar tem seu tempo, retirar o que é plantado tem seu tempo; matar tem seu tempo, cura tem seu tempo; tem tempo de romper, de construir; chorar tem seu tempo, rir tem seu tempo; há tempo para reclamar, há tempo para dançar; Atirar pedras tem seu tempo, colecionar pedras tem seu tempo; coração tem seu tempo, pare coração tem seu tempo; pesquisar tem seu tempo, perdendo seu tempo; manteve seu tempo, jogar fora tem um tempo; tem tempo de rasgar, de costurar; o silêncio tem seu tempo, a conversa tem seu tempo; o amor tem seu tempo, o ódio tem seu tempo; A briga tem seu tempo, a paz tem seu tempo. "

Dividir tempo com sabedoria é o requisito que o símbolo da escala de 24 polegadas nos coloca. Cada um de nós pensa e fala sobre o tempo várias vezes ao dia: "Não tenho tempo" ou "Hoje tenho tempo" para isto ou aquilo. Mas quando me pergunto: que horas são? Começo a vacilar. Bem, é uma quantidade física, você pode contar com isso. A economia, o trânsito, o trabalho, sim, toda a nossa vida é dividida de acordo com ela e por ela, então ela existe. Ninguém contestará isso. Mas o que eu realmente sei sobre eles, sobre o tempo? Não posso provar, ouvir, ver, sentir ou tocar o tempo. Sim, não podemos medir o tempo diretamente, como pesar muito, por exemplo. Só medimos o tempo indiretamente, medindo a quantidade de grãos de areia em uma ampulheta ou o movimento do ponteiro no mostrador de um relógio ou o movimento aparente do sol ou da lua no céu. E, ao medir essas diferentes distâncias do objeto em movimento, concluímos que o tempo passou. De acordo com nossa experiência, isso também é correto e leva a resultados verificáveis. Mas não podemos medir o tempo, o tempo real. Sim, nem sabemos se o tempo chega e se passa ou se simplesmente não existe. O tempo está passando como o fluxo constante de um rio? Ou nos movemos ao longo do tempo e o tempo permanece como um fio estável de uma eternidade para outra eternidade? como o fluxo constante de um rio? Ou nos movemos ao longo do tempo e o tempo permanece como um fio estável de uma eternidade para outra eternidade?

 

No passado, vapores de correntes dirigiam em muitos rios. Uma corrente muito longa corria ao longo do fundo do rio, que foi captada por uma onda na proa do navio a vapor e abaixada novamente na popa. O navio puxou morro acima nesta corrente, por assim dizer. Estamos, de certo modo, puxando-nos ao longo de uma corrente, cujos elos individuais chamamos de presente, em direção a uma meta desconhecida? De um presente para o outro, por assim dizer?

Dividimos nosso tempo em passado, presente e futuro. O passado é o que está por trás de nós e o que podemos lembrar, pelo menos parcialmente e principalmente, muito subjetivamente. O futuro está à frente e ainda nos é desconhecido por experiência própria. É o lugar de esperanças e medos. Tão fácil. Mas qual é o presente? No momento em que penso e escrevo esta frase, já é o passado e não o presente. O presente parece quase incomensuravelmente curto, porque, assim que existe, desaparece imediatamente e se torna um passado.

Pode ser que esses pensamentos sejam quase inúteis, "sem valor nutricional", diria minha avó, mas talvez valha a pena considerar. Leibniz escreve: “O tempo é a ordem do que não existe ao mesmo tempo. É a ordem geral de mudança. ”Isso parece óbvio, mas eu sou realmente mais sábio por causa disso? "O tempo é uma aparência que assume a forma de dia e noite", escreveu Sexto Empírico no século II, mas isso nos ajuda?

Agostinho escreveu em suas Confissões: “Então, o que é 'tempo'? Se ninguém me perguntar, eu sei; se eu quiser explicar para um interlocutor, não sei. ”Essa frase se aproxima mais do meu sentimento de tempo.

E por que a percepção do tempo é tão diferente em nossa própria vida, em nossos estágios da vida?

O tempo acaba rapidamente quando estamos em um grupo animado e satisfeito. Aparentemente longo e eterno, estende-se a uma palestra chata. Acho muito terrível que, na idade da vida, o tempo seja percebido como planando rapidamente. Antes que você perceba, já passou um ano. Quando criança, por outro lado, o tempo de 20 de dezembro a véspera de Natal parecia não passar. "Quando chega a hora em que você pode, a hora em que pode termina", disse Marie von Ebner-Eschenbach. Às vezes, falamos de emprego como um "passatempo". Na verdade, é um termo ruim, porque temos tanto tempo de vida que queremos expulsá-lo? Dificilmente, eu acho. Sêneca também escreveu: "Não, o tempo não é curto, isso está em nosso comando; nós apenas deixamos muito disso se perder! "

O tempo aparece como uma enorme pedra fixa, ao lado da qual todo o resto é minúsculo e em constante movimento. O tempo é eterno E perguntou ainda mais hesitante: Talvez o tempo seja Deus? Ou uma manifestação de Deus?

Eu entendo que esses pensamentos são altamente inacabados. Tentei pensar em algo que está realmente fora do meu alcance. Portanto, ele deve necessariamente permanecer imperfeito. E, no entanto, o tempo parece-me algo em que pensar, porque estamos todos no meio do tempo. Por fim, nossa vida é a única coisa que realmente temos.

Quantas vezes dissemos ou pensamos: "O tempo está passando." Que erro! O tempo não passa - somos nós que passamos. O tempo permanece.

Fonte: https://freimaurerei.de




Postar um comentário

1 Comentários

  1. Bom dia Ir, teria que retificar, a escala não cabe nesse parâmetro, sim a régua de 24 polegadas, com ela sim temos o paralelo de esotérico de medir o tempo, ainda dividir em 24, como se fosse 24h do seu dia em 3, ficando trabalho, aperfeiçoamento intelectual (estudos) e descanso.
    Dentre outras colocações.

    ResponderExcluir