LEMAS MAÇÔNICOS: DEUS MEUMQUE JUS

Por Irmão Jonathan Dinsmore


Embora a frase Deus Meumque Jus tenha uma história complexa e esteja embutida em uma longa tradição relacionada à monarquia e a várias sociedades esotéricas, ela também tem um tremendo significado simbólico. Qual é o significado desse lema maçônico? 

A Maçonaria tem vários lemas, que representam os princípios de nossa grande tradição. Entre eles, está  Deus Meumque Jus, que aparece com destaque na Regalia maçônica, principalmente nos graus 32 e 33. Uma frase destacada de maneira tão proeminente no Regalia pelos mais altos graus implica um tremendo significado, mas o que isso significa?
Vamos explorar os possíveis significados desse lema e o papel que ele desempenha na vida maçônica. 

Deus e meu direito
A frase em latim  Deus Meumque Jus traduz aproximadamente para "Deus e meu direito", ou, como alguns propuseram, uma tradução mais precisa pode ser "Deus e meu direito moral". Deus é simples o suficiente para traduzir, uma palavra latina familiar para Deus, como costumamos ouvir nas recitações católicas das traduções em latim da Bíblia. Jus tem a mesma raiz latina de Justice  e se relaciona com a lei, e Memque é uma forma de Meus, que é o adjetivo “my”. 

A história real da frase é bastante longa e complexa e não será o foco deste artigo. Basta dizer, nas palavras de um escritor maçônico:

O lema é a versão latina de uma frase francesa que se originou na Inglaterra e usada em um sistema de graus maçônico com o nome da Escócia, que descendia de fontes francesas pelo Haiti com a ajuda de um comerciante holandês na Jamaica e, eventualmente, quase completamente redefinido no Estados Unidos. 

Também está associado ao número 33, como geralmente é apresentado na Regalia do Grau 33º , e no interior do anel usado pelos maçons do Grau 33º . A importância é atribuída ao número 33 de várias maneiras, sendo sagrado em religiões que variam do cristianismo ao hinduísmo, e existindo 33 vértebras na coluna vertebral, para citar alguns. No entanto, hoje estamos nos concentrando na própria frase.



O que é isso certo?
Tudo na Maçonaria, especialmente na Maçonaria Universal mais mística, carrega significado além de suas definições ou traduções literais ou históricas. Existem muitas interpretações possíveis do significado por trás de Deus Meumque Jus; historicamente, tem alguma conexão com o conceito do direito divino dos reis, caso em que significaria "meu direito de governar deriva de Deus". No entanto, dado o papel dos  maçons na instituição da democracia  no mundo ocidental, parece difícil acreditar que seu significado na fraternidade tenha muita conexão com a justificação da monarquia.

A interpretação “Deus e minha retidão moral” está mais alinhada com a origem da tradução para o latim e significaria que a interpretação estaria mais no sentido de conectar o relacionamento de alguém com o Criador à retidão moral. No entanto, esse conceito por si só é insatisfatório; afinal, todas as pessoas que acreditam em um poder superior conectam sua moralidade a esse conceito, de uma maneira ou de outra? Por que isso seria uma frase especial reservada aos mais altos graus da Maçonaria?

Talvez uma interpretação mais profunda dessa frase possa ser que ela representa um reino interior do divino, dentro de cada pedreiro individual. Aspectos da estrutura do ritual maçônico indicam um espelhamento externo dos elementos internos do ser, e uma hierarquia e ordem muito claras para eles. Sem estragar muito os ainda não iniciados, a essência desse conceito é que o funcionamento da Loja e do ritual maçônico estabelece um plano pelo qual os vários aspectos do eu podem ser "ordenados" para que os aspectos inferiores do eu são feitos para serem servos do divino interior.

Visto por essa lente, Deus Meumque Jus seria a lei e a ordem interior ( Jus ) estabelecidas dentro do eu ( Meumque ), pelo eu divino ( Deus ) como Soberano. 

Ainda outra interpretação seria algo mais parecido com linhas gnósticas, e dado  o papel do gnosticismo nas tradições esotéricas que  informam a Maçonaria, não é tão difícil aplicar essa lente também. De uma perspectiva gnóstica, Deus poderia pertencer não apenas à centelha divina interna, mas também ao demiurgo que o pensamento gnóstico geralmente acredita ser o criador do mundo material em que nos encontramos. Nessa interpretação, talvez o Direito a que se refere possa ser menos sobre a autoridade divina dentro do eu, e mais sobre o Direito de transcender as armadilhas dessa criação material defeituosa da demência, de perceber o potencial contido na centelha divina de alguém, via gnose.

Na verdade, essas duas outras interpretações místicas não são totalmente incompatíveis. Pode-se dizer que a soberania interior sobre a própria natureza inferior e o direito de transcender uma realidade projetada por demiurgo são a mesma coisa. Afinal, a maneira principal pela qual somos enredados no mundo físico, de acordo com o gnosticismo, é através desses corpos e de suas naturezas inferiores. Ser soberano sobre eles significaria transcendê-los.

Tradição, transcendência ou ambos?
Embora a frase Deus Meumque Jus tenha uma história complexa e esteja embutida em uma longa tradição relacionada à monarquia e a várias sociedades esotéricas, ela também tem um tremendo significado simbólico. Poderíamos até relacioná-lo ao  conceito iogue de obter controle completo de todos os aspectos inferiores do eu , até dos centros nervosos que controlam a respiração e os batimentos cardíacos, como parte do processo de avanço de alguém em direção à Libertação. Talvez haja correlações entre o conceito gnóstico ocidental de soberania interior e esse correlato oriental.

Qual é o verdadeiro significado desse lema maçônico? A única maneira de descobrir é se  tornar um maçom e progredir através dos graus, pois apenas no ritual maçônico é o verdadeiro significado revelado.
Fonte: https://www.universalfreemasonry.org



Postar um comentário

7 Comentários

  1. Testo muito bem elaborado parabéns
    Irmão

    ResponderExcluir
  2. Interpretação muito precisa e elucidativa aos que procuram conhecimento maçônico atinente ao grau.Parabens irmão.

    ResponderExcluir
  3. Excelente orientação sobre o lema Deus meumque jus. Enriquece nossos conhecimentos. Grato Irmão.

    ResponderExcluir
  4. Bem elucidativo o seu texto, caríssimo irmão.

    ResponderExcluir
  5. Brilhante texto. Muito elucidativo, porém se menteve hermético. Parabéns Meu Irmão.

    ResponderExcluir
  6. Será que Bolsonaro e Zambelli sabem? kkkkk

    ResponderExcluir