por Pierre Pelle Le Croisa - Fonte: Hiram.be
Está sem tempo para ler?
Quais são esses valores que são concedidos no
mundo secular hoje? O estudo dos princípios, cartas e códigos de conduta
de organizações e empresas lança luz significativa sobre o conteúdo desses
valores e sua evolução ao longo do tempo: em 2004, o humanismo e a
solidariedade prevaleceram sobre qualquer outra consideração . Quinze anos
depois, liderança, inovação, qualidade e integridade têm autoridade. Respeite
dolorosamente rasga o 9 º lugar, enquanto o humanismo e a
solidariedade são enviados para o esquecimento.
Por que existe uma lacuna entre o repositório
de valores do mundo secular e o do mundo maçônico? Seria bastante
tautológico responder que é porque são dois mundos diferentes. Devemos ir
além, perguntando-nos sobre “fora do templo”, a natureza deste mundo profano no
qual também estamos imersos.
Vamos, portanto, interessar-nos pela nossa
sociedade real.
No contexto da Evolução, o homem foi
progressivamente de ferramenta para ferramenta, de médio para método e de
técnica para tecnologia. Nossas sociedades evoluíram
rapidamente. Talvez demais. Em quase um século, a ciência e a
tecnologia fizeram mais progressos do que nos últimos milênios. Nessas
condições, como você deseja que o homem, por mais responsável por esses
distúrbios, seja capaz de se adaptar a essa evolução deslumbrante que ele mesmo
criou, quando precisava de milhões e milhões de anos para se tornar o homo
sapiens que ele é hoje?
Como homo sapiens , pertence
à família dos primatas: é um hominídeo, em outras palavras, um animal que pensa
- mas que permanece um animal, apesar de seu pensamento que o faria
esquecê-lo! Seria suficiente elaborar um inventário Prévert de alguns de
seus crimes, para mostrar que, entre os animais, é o pior de todos e que, em
termos de predação, não tem igual: poluição, desmatamento , desertificação,
fome, violência, crimes, terrorismo, conflitos, guerras….
Sem sequer chegar a esses extremos, os países
mais poupados não escapam das áreas de ilegalidade, violações de direitos
humanos, desrespeito, rejeição de valores e falta de educação; tanto que
se pode seguir em frente sem se arriscar que a ignorância, o fanatismo e a
ambição reinem como maus companheiros em todo o mundo onde, nós, maçons,
pretendemos colocar em ordem a maior felicidade da humanidade. Bem, eu lhe
digo, neste caso, há trabalho, e por um longo tempo!
Acabei de mencionar a Declaração
Universal dos Direitos Humanos, ao qual estamos tão apegados. Em uma
inspeção mais detalhada, afeta apenas uma minoria de pessoas em todo o
mundo. A maioria das pessoas o ignora, e sua universalidade ... é reduzida
principalmente ao pequeno universo dos ocidentais. Muitas tradições e culturas,
sem indignar nossos direitos, na melhor das hipóteses, excluem-nos. Mas,
com a integração econômica, a liberalização do comércio e a internacionalização
das transações que acompanham a globalização de bens, pessoas e conhecimento,
não seria possível que nossos valores de homens civilizados prevalecessem sobre
práticas a longo prazo arcaico de outros povos - você sabe, aqueles que ocupam
os países que chamamos, para dizer o mínimo, os países "em
desenvolvimento"?
Certamente que não. Globalização não é
universalização. Grandes exploradores como Malaurie condenam esta
abordagem: "Estou convencido", escreve ele, "de que a
globalização, a internacionalização dos povos é um infortúnio, um castigo dos
deuses. Estou convencido de que o pluralismo cultural é a condição
sine qua non para o progresso da humanidade. E, de fato, em
reação à uniformidade política desejada pelos Estados, os grupos étnicos
respondem pelo pluralismo social da retirada de identidades. Nacionalismo
e comunitarismo são dois lados opostos da mesma forma de retirada do
clã. O indivíduo afirma sua diferença na identificação com o grupo: quem é
igual é reunido. A mime sede Girard reina em todos os lugares
e em tudo: os estereótipos imitam arquétipos, pensamentos de slogans e a vida
do estilo de vida dos modelos: sendo jovem, bonito, esportivo e inteligente,
esses são os padrões que padronizam os cânones transmitidos pela
mídia. Então, o que acontece com a universalidade do maçom em um mundo
onde estereótipos, slogans e a vida de modelos afugentam seus arquétipos, seus
pensamentos e seu modo de vida?
Se as redes sociais possibilitam a união de
comunidades étnicas, elas também possibilitam a federação de seres com
pensamentos, gostos e interesses próximos - aqueles que Maffesoli chama de
"tribos": portanto, comparados a outros, na multidão , cada um é
definido por suas semelhanças. De acordo com sua expressão, passamos de
uma sociedade que distingue indivíduos na massa a uma "sociedade
individualista de massa". Como na química, na relação que une elementos
atômicos com as moléculas que os organizam, os elementos humanos se agregam em
estruturas sociais complexas.
Bachelard lembra como evidência de que o
homem forçou a natureza a ir tão longe quanto sua mente. Ao tecnicizar seu
universo, ele o centrou em si mesmo. Ele fez isso passar do real e do
factual para o fabricado e o factício. Ex- deus machina ,
ele se tornou um homo artifex . Agora são seus artifícios
que humanizam o natural; e suas imagens virtuais que virtualizam sua
percepção dos seres e das coisas. O mundo digital, com seus avatares e sua
cibercultura, invade o mundo real, o da vida e da cultura.
Vivemos hoje na era das escolhas somáticas
(com contracepção, eutanásia, procriação medicamente assistida, gestação por
outros), na era das escolhas bioéticas (com progresso genético, bio-, nano- e
neurobiológico), na era das escolhas ontológicas (com objetivos pós e
trans-humanistas) e na era das escolhas teleológicas (com pesquisas quânticas,
computacionais, eletrônicas, de conectividade e cósmica). Nosso
relacionamento com o mundo, o lugar de nossos valores neste mundo e nossa
maneira de viver o mundo são profundamente transformados. Devemos nos
alegrar? Devemos reclamar? Se o maçom é filho da Era da Iluminação -
quanto a mim, sem negar, prefiro as luzes do meu século!
De que serve lamentar suas
descobertas? O progresso sempre foi condenado por todos aqueles que não
quiseram se adaptar a ele. É verdade que traz o melhor como o pior, o bom
grão como o joio. Mas como você os separa? O Evangelho de Mateus nos
lembra com bom senso que devemos deixar que cada um cresça juntos até a
colheita, e arrancar o joio na hora certa para manter apenas os bons
grãos. Devemos rejeitar algumas descobertas agora para aceitar apenas
algumas? Em nome de quais princípios, sob quais critérios e por quem
julgar seus benefícios?
Isso significa que devemos aceitar
tudo? Certamente que não! ... Mas recusar tudo não seria
melhor. Então aguarde a colheita, então os resultados? Não será tarde
demais? - dizem os catastrofistas. Você tem que confiar na
humanidade! - dirá o mais otimista. Quanto a mim, eu sei que no pensamento
- a menos que leva a pensar -. Nesse ponto, não posso
esquecer que é o humano que deve sempre ter precedência. Portanto, faço a
única pergunta que vale para mim: o homem é feito para a ciência ou ciência
para o homem?
Sejamos claros: não é a ciência que está em
questão, é o homem (porque ele não domina as aplicações que extrai
dela). Se ele o visse, não como um fim em si mesmo, mas apenas como um
meio de melhorar a humanidade, se ele recusasse qualquer outro objetivo, talvez
fosse capaz de resolver as oposições e os conflitos que ele gera
hoje. Para meu pequeno espírito pedreiro simples, não tendo parte nas
escolhas que são feitas para você e para mim, me contentarei com os humildes
conselhos de Unamuno: "Me disseram que estou lá para perceber que não sei
o que fim social; no entanto, sinto que eu, assim como cada um dos meus
irmãos, estou lá para me realizar, para viver. "
Então, a Era da Iluminação? As luzes do
meu século?… Pode ser muita luz para a pequena luz de vela que eu sou!
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