7 NOTÁVEIS MAÇONS ORIENTAIS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER




Embora a Maçonaria tenha se originado no Ocidente, com a expansão dos impérios europeus, a Maçonaria também se espalhou globalmente nos séculos XVII e XVIII.

No final do século XVIII, os maçons podem ser encontrados da América à Índia e do Egito à Rússia.

De fato, os maçons podem ser considerados como tendo estabelecido uma rede verdadeiramente global até o final do século XVIII.

Ao contrário de muitas outras organizações que afirmam estar trabalhando em direção a uma irmandade universal da humanidade, a Maçonaria resistiu ao teste do tempo e as pessoas associadas a diversas nações, raças e religiões fazem parte da irmandade maçônica há séculos.
Embora muita atenção esteja voltada para os maçons ocidentais dos países anglo-saxões ou da Europa continental, há pouca informação sobre os maçons orientais que desempenharam um papel importante na disseminação da Maçonaria.
Neste post, tentamos compilar uma lista restrita de maçons orientais ou não ocidentais que eram de países tão diversos como Turquia, Irã, Índia etc., mas não são amplamente conhecidos no mundo ocidental.

NR: Chegamos ao nosso conhecimento que o termo " oriental " pode ser ofensivo - não concordamos. De fato, este post foi escrito por um pesquisador histórico da Universidade de Istambul

Mustafa Kemal Ataturk

Mustafa Kemal Pasha, também conhecido como Ataturk ou "Pai dos Turcos", pode ser considerado um dos maçons mais conhecidos. Tal era sua confiança em outros maçons que 6 dos 7 oficiais do exército durante a Guerra de Independência da Turquia eram maçons.
Sua associação com a Maçonaria também foi usada por seus críticos como uma ferramenta de propaganda contra ele. Os islamitas na Turquia ainda usam os antecedentes maçônicos de Ataturk para desacreditar a República Turca.

Suleiman Demirel

Suleiman Demirel atuou como 9º Presidente da Turquia de 1993 a 2000 e também atuou como Primeiro Ministro 7 vezes entre 1965 e 1993.
De fato, seu nome tornou-se sinônimo de Estado Profundo Turco. A carta aberta de Suleiman Demirel, publicada na década de 1960, na qual ele afirmava não ser um maçom, causou um cisma dentro da Maçonaria na Turquia e resultou no estabelecimento da Grande Loja de Maçons Liberais da Turquia - que é considerada uma facção separatista do muito mais velho Grand. Loja de pedreiros livres e aceitos da Turquia .

Grão-Duque Alexander Mikhailovich da Rússia

O grão-duque Alexander Mikhailovich era cunhado e conselheiro do último czar russo Nicolau II.
Ele foi associado à Maçonaria de 1907 a 1919 e se tornou o Mestre da Loja de Karma em São Petersburgo, que se seguiu aos Ritos Suecos.

Jamāl al-Dīn al-Afghānī

Jamal al-din al-Afghani ou simplesmente al-afghani foi um renomado pensador e reformador muçulmano que esteve associado à Maçonaria por uma parte significativa de sua vida.
Al-Afghani teve um grande apelo e era conhecido por ter vivido no Afeganistão, Irã, Índia, Egito e Império Otomano .
Ele é considerado por muitos como o pai dos movimentos políticos islâmicos modernos.
Al-Afghani incentivou os muçulmanos a adotar educação e tecnologia modernas para reverter o avanço imperial ocidental que parecia devorar todos os países muçulmanos conhecidos de uma forma ou de outra.
Hoje Al-Afghani é um nome familiar nos países muçulmanos da Ásia Central, Sul da Ásia, Oriente Médio e é reverenciado por milhões como antiimperialista.

Emir Abdelkader

Emir Abdelkader era um líder religioso e militar argelino que resistiu à invasão francesa da Argélia na década de 1830 e estabeleceu-se com sucesso como o governante de grande parte da Argélia moderna.

Embora, finalmente, suas tentativas de resistir aos colonizadores franceses tenham sido inúteis e ele foi forçado a se render em 1847.

Os franceses o exilaram para a França, onde sua causa ganhou apelo entre as massas e o governo francês foi forçado a libertá-lo do cativeiro em 1852.

Motilal Nehru

Motilal Nehru foi uma figura importante do movimento da independência indiana e serviu como presidente do Congresso Nacional da Índia duas vezes 1919-1920 e 1928-1929.
Ele foi o pai do primeiro primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru e avô de Indira Gandhi.
Motilal Nehru desempenhou um papel seminal na Independência da Índia e também é culpado por alienar a população muçulmana da Índia, o que acabou levando à divisão da Índia e à formação do Paquistão em 1947.

Fakhruddin Ali Ahmed

Fakhruddin Ali Ahmed foi o 5º presidente da Índia que serviu de 1974 a 1977.
Ele era um maçom conhecido que se comprometeu com a causa da Irmandade dos Homens ao longo de sua vida.

Conclusão
Esta não é de forma alguma uma lista abrangente, pois há muitos outros maçons da Ásia e da África que realizaram tarefas notáveis e podem ser considerados uma inspiração para outros irmãos.
Como mencionado acima no artigo, a Maçonaria sendo um movimento que surgiu no Ocidente está presente em todos os países.
Mas mesmo no Oriente, a Maçonaria é difundida apenas nos países que mantêm contato constante com o Ocidente como colônias, inimigos ou aliados como Turquia, Irã, Índia ou Egito.


Fonte: Masonic Find

#blogomalhete #maçonaria #MustafaKemalAtaturk # SuleimanDemirel #AlexanderMikhailovich #Jamālal-Dīnal-Afghānī #EmirAbdelkader # MotilalNehru#FakhruddinAliAhmed

Postar um comentário

0 Comentários