O PAI MAÇÔNICO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE


Clique na imagem para ouvir o áudio deste artigo

Nascido na cidade alsaciana de Colmar, em 2 de agosto de 1834, foi o quarto filho do casamento formado por Jean-Charles Bartholdi (1791-1836), conselheiro da prefeitura e Augusta-Charlotte Beyser (1801-1891), filha de um prefeito de Ribeauvillé.

Vendo-a prematuramente viúva, mas com recursos financeiros suficientes, ela decidiu se mudar para Paris para educar seus filhos lá.O artista visionário e universal Mason, Frédéric-Auguste Bartholdi , é hoje lembrado mundialmente pelo que sem dúvida constitui o seu trabalho de ponta : Estátua da Liberdade , localizada na Baía de Nova York.

Entre 1843 e 1851, o jovem Bartholdi estudou na Escola Louis-le-Grand, em Paris , onde obteve um bacharelado em 1852. Ele também estudou arquitetura na Escola Superior Nacional de Belas Artes e pintura, sob a direção de Martin Rossbach e Ary Scheffer.

Uma viagem longa e memorável pelo Egito , Oriente Médio e Iêmen, realizada entre 1855 e 1856, na companhia de seus amigos e estetas, Jean-Léon Gérôme , Édouard-August Imer e Léon Belly , marcou sua subsequente evolução técnica e artística, ao mesmo tempo o que confirmou sua vocação puramente escultural. Muito provavelmente esse pseudônimo exótico que às vezes adotaria: "Amilcar Hasenfratz" se originou nessa jornada orientalista .

Sua consagração como artista ocorreu com a apresentação, na Exposição Universal de Paris em 1855, da escultura do general Jean Rapp - feita em 1853 - e que mais tarde seria transferida para Colmar, onde também era nativo o herói das guerras napoleônicas. .

A execução, entre 1865 e 1866, do busto do jurista e político francês Édouard-René de Laboulaye (1811-1883) abriu a possibilidade de participar de um projeto importante que, com o tempo , se tornaria a Estátua da Liberdade: a doação de um monumento do povo francês aos Estados Unidos , em comemoração ao centenário de sua Declaração de Independência.

A guerra franco- prussiana levou o escultor a servir no exército como líder de esquadrão dos guardas nacionais, general de Giuseppe Garibaldi e ligação do governo francês, particularmente responsável por atender às necessidades das tropas dos Vosges. Concluída a construção do Canal de Suez , entre 1867 e 1868, Bartholdi fez o modelo de um farol monumental, como uma representação do Egito antigo , destinado a ser localizado na entrada do canal. Dada a oposição do khedive Ismail Pasha , este projeto não chegaria a ver a luz, apesar de ter sido, devido à sua grandeza esimbolismo , um precedente imediato da Estátua da Liberdade.

Após a guerra , e assumindo o projeto da Estátua da Liberdade, ele viajou pela primeira vez aos Estados Unidos para tratar das questões de sua oferta e localização.

O relacionamento de Bartholdi com os Estados Unidos continuaria por vários anos através de viagens sucessivas. Em 1876, participou como comissário da delegação francesa na Exposição da Filadélfia, onde exibiu vários de seus trabalhos, O Jovem Produtor de Vinho, Funeral Genius, Peace e The Genius in the Claws of Misery, escultura pela qual ganhou uma medalha de bronze. Em 15 de dezembro do mesmo ano, ele se casaria com Jeanne-Emilie Baheux de Puysieux na prefeitura de Newport (Rhode Island).

Herdeiro do culto à razão do século dezoito , um forte defensor das conquistas científicas de seu século, um expoente do anticlericalismo que derivaria das leis que lançavam os fundamentos do estado secular francês, Bartholdi entrou no alojamento da “Alsácia-Lorena” em 14 de outubro de 1875 ”(Alsácia-Lorena), uma loja na qual ele seria elevado ao grau de professor em 9 de dezembro de 1880. Entre as comissões que ele recebeu neste país estão também o Frieze e os Quatro Anjos Trompetistas da Torre da Igreja Batista, em Brattle Square, Boston(1874-1876); a estátua de Lafayette e Washington, no Union Square Park, em Nova York (1873-1876); e a fonte do Capitólio, em Washington DC (1878); embora a maior fosse a Estátua da Liberdade, uma obra intimamente relacionada, caso contrário, com sua participação na Maçonaria.

A loja “Alsácia-Lorena” foi fundada em Paris, em setembro de 1872, sob os auspícios do Grande Oriente da França, por um punhado de maçons alsacianos da loja “Frères Réunis” em Estrasburgo, com a intenção patriótica de preservar a memória das províncias recentemente perdidas na guerra franco-prussiana. Entre seus membros , celebridades como o estadista Jules Ferry (iniciado em 8 de julho de 1875 na loja “La Clé mente Amitié”, em Paris), o jornalista Jean Ma é (também membro da loja “Parfaite Harmonie”) , de Mulhouse), o militar Joseph Joffre(iniciado em 1875), o explorador italiano Pierre Savorgnan de Brazza (iniciado em 1888), além dos dramaturgos Émile Erckmann e Alexandre Chatrian .

Nesse sentido, é obrigatório lembrar que, tanto a Franco-Maçonaria americana quanto a francesa - e especialmente esta loja “Alsácia-Lorena” - participaram ativamente da promoção e financiamento da Estátua da Liberdade que, após vários anos de trabalho Foi concluído por Bartholdi em Paris em 1884, embora sua montagem e inauguração espetacular não se realizassem até outubro de 1886, em Nova York.

O reconhecimento público de que ele gozou também é o testemunho de prêmios, como mencionado como sua nomeação como comandante da Legião de Honra em 1882. Bartholdi morreu de tuberculose em Paris em 4 de outubro de 1904; seus restos mortais foram enterrados no cemitério de Montparnasse. Anos mais tarde, sua viúva deixaria a cidade de Colmar, o local de nascimento do escultor, localizado no número 30 na rue des marchands, onde o Museu Bartholdi está instalado desde 1922. Caso contrário, entre a produção digna de Bartholdi, Obras notáveis de natureza patriótica, como o Swiss Relief para Estrasburgo, em Basileia (1895); a estátua equestre de Vercingétorix, em Clermont-Ferrand (1903) e, claro, o magnífico Leão de Belfort (1880), esculpida em um penhasco para celebrar a resistência heróica desta cidade ao cerco que sofreu durante a Guerra Franco-Prussiana, e da qual há uma reprodução menor na praça Denfert-Rochereau, em Paris. Também vale mencionar os monumentos dedicados ao pintor e gravador Martin Schongauer, em Colmar (1863); ao oficial da marinha francesa, almirante Bruat, também em Colmar (1864); ao marechal Vauban, em Avallon (1873); para o pedreiro, militar e compositor de La Marseillaise, Claude-Joseph Rouget de Lisle, em Lons-le-Saunier (1882); a Denis Diderot, em Langres (1884); Jean-François Champollion, no pátio do Colégio da França , em Paris (1885); a Lazare de Schwendi, novamente em Colmar ( 1898 ); bem como Léon Gambetta em Sèvres (1890-1891), o último dos Masons inegável interesse como o patentiza realizada solene organizada após a sua inauguração em 12 de Novembro de 1891, pelo loja "Alsácia-Lorena".

Dr. Pelayo Jardón
UNED Tutor Professor


Postar um comentário

0 Comentários