O TEMPLO DE SALOMÃO - CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO


 De acordo com o Antigo Testamento, a Arca da Aliança estava em um Tabernáculo e não havia santuário digno para abrigá-lo.
Por essa razão, o rei Davi teve a idéia de construir uma casa de Deus, mas, aconselhado pelo profeta Natã , decidiu deixar ao filho Salomão a responsabilidade de construí-lo. Parece que Salomão foi predestinado a fazer este trabalho até mesmo pelo simbolismo de seu nome "o homem da paz". David não teve apenas a ideia de construir o templo, mas também foi responsável pela coleta dos materiais necessários.

De acordo com a descrição detalhada do templo construído pelos trabalhadores encarregados de Hiram Abiff nos dias de Salomão (975-935 antes de Cristo ), é famoso não só por seu tamanho, sendo pequena em comparação com o Palácio Real, mas decorações do interior e exterior que constituem um elemento referencial da arquitetura israelita na era dos reis . Sete anos foram necessários para a construção do edifício que foi construído por volta do ano 960 aC .

Parece que os materiais contratados por Davi não foram suficientes e Salomão teve que fazer um acordo com Hirão, o rei de Tiro (Fenícia), que enviou ao mestre Hiram Abif grandes quantidades de madeira de cedro e também trabalho.

O templo estava localizado no Monte Sião, na colina de Moriya, onde em tempos anteriores Abraão tentou sacrificar seu filho Isaque , bem no lugar onde o rei Davi havia construído um altar depois de comprar um pedaço de terra que pertencia a Araúna o jebuseu .

Como não havia espaço suficiente para construir o Templo, os construtores primeiro construíram uma parede ao redor do local e depois preencheram o espaço entre a parede e a colina com pedras e terra. Hoje, neste lugar é a mesquita de Omar, o segundo mais importante depois de Meca.

A descrição geral do templo encontrada nos textos sagrados é satisfatória, embora não contenha muitos detalhes. O edifício era de forma retangular, orientado em um eixo longitudinal na direção leste-oeste. O edifício deve ter um comprimento interno de aproximadamente 27 metros, 9 metros de largura e 13,5 metros de altura (60 × 20 × 30 côvados).

De acordo com o livro dos Reis, dentro do Templo, ou seja, dentro do Tabernáculo, havia três recintos diferentes:

·        O Vestíbulo (Ulam) com um comprimento de 4,5 metros e 9 metros de largura (10 × 20 côvados). Embora o texto não nos dê muitos detalhes, parece que havia um muro entre o saguão e a sala ao lado. El Santo (Hejal) com 18 metros de comprimento e 9 metros de largura (40 × 20 cotovelos)
·        O Santo dos Santos (Dvir) com um comprimento de 9 metros, 9 metros de largura e uma altura de 9 metros (20 × 20 × 20 cotovelos), tomando a forma de um cubo. A última exposição foi um nível superior ao Hechal e só poderia ser acessada subir uma escada. No seu centro estava a Arca da Aliança, dentro da qual as Tábuas da Lei dadas por Deus a Moisés foram preservadas.
·        Os sacerdotes e o rei entraram no Templo através de uma grande porta banhada em ouro, com aproximadamente 10 metros de altura e 4 de largura. Nos tempos da construção do Templo, essa porta também era a entrada comum para todos os trabalhadores e para a qual Hiram costumava se aposentar.


Contos maçônicos assumem que o Templo tinha mais duas entradas: uma no leste que se comunicava com a Câmara do Meio que era reservada para os Mestres e outra para o sul. Como no Oriente apenas o Santo dos Santos era podemos deduzir que a Câmara de Oriente estava em um nível mais baixo do que o recinto onde estava a Arca da Aliança. Essa dedução também corresponde à teoria dos teólogos que supõe que o Templo tinha um quarto recinto onde o tesouro foi mantido, mas é apenas uma suposição sem fundamento no texto bíblico.

Outras lendas maçônicas dizem que o rei Salomão construiu um cofre secreto, que ele se aproximou do templo do apartamento aposentado de seu palácio através de oito outros cofres ou departamentos sucessivas, todos subterrâneo, que levou uma longa passagem estreita.

A nona abóbada estava imediatamente abaixo do Santuário do Templo Sagrado e aqui o rei Salomão teve suas palestras particulares com o rei Hirão de Tiro e Mestre Hirão Abi. A nona abóbada tem que coincidir com a Câmara do Meio, com base no descrito acima e de outra lenda maçônica sabemos que aqui estava um triângulo dourado que continha o nome inefável de Deus. O triângulo estava em uma pedra cúbica de ágata, descoberta pelos irmãos Adoniram, Joabert e Stolkin . Estes três trouxeram a pedra para o rei Salomão, que decidiu colocá-la no nono cofre, em cima de um pedestal de alabastro.

Na parte exterior do Templo, em ambos os lados da entrada foram erguidas duas colunas (Jaquin e Boaz ), feitas em bronze e com altura de 8,1 metros (18 côvados) decoradas no topo com flores de lírio. O Templo ficava no meio de dois pátios: o pátio dos sacerdotes (ou o Supremo Tribunal), que tinha pavimento de pedra e estava rodeado por uma parede, também de pedra. O segundo pátio era muito maior que o primeiro e permitia o acesso a um grande número de crentes. Semelhante ao pátio anterior, este pátio foi cercado por uma parede de três fileiras de pedra com vigas de cedro.

Os objetos sagrados dentro do Templo eram: A Arca da Aliança, também conhecida como o Supremo Trono de Deus (Trono de Yahweh), de dimensões superiores às do Tabernáculo. Os querubins no topo da cobertura da Arca eram dourados, feitos de madeira de acácia.

Dentro do Santo estavam o Altar do Incenso ou o Altar de Ouro, a Mesa de Pão de Proposição e dez Menorás, todos feitos de ouro. Na corte dos sacerdotes estava o Altar das Ofertas, feito em bronze e o Mar de Bronze, localizado no sudeste. De fato, este objeto era uma grande banheira colocada em cima de 12 figuras na forma de touros de bronze, orientadas com as cabeças voltadas para os quatro pontos cardeais. O Mar de Bronze era usado por sacerdotes que lavavam antes e depois do ritual. Havia dez outras banheiras de bronze menores, localizadas cinco em cada lado da entrada e usadas para lavar os insetos sacrificados.

É sabido que o templo tem sido o centro religioso das 12 tribos de Israel e que é uma parte importante da história desta nação. Logo após a queda do Reino de Judá, alguns entraram no Templo cometendo roubos, houve reis que tiveram fé e cuidaram disso e talvez evitaram que não sofresse grandes mudanças em sua estrutura geral.

Alguns dos reis decidiram levar objetos do templo sagrado, como o Rei Acaz substituíram o altar de ofertas feitas em bronze por um similar em Damasco, esta alteração foi feita para melhorar as relações com os assírios. Foi o próprio Rei Ajaz quem retirou o Mar de Bronze e os outros banhos, incluindo os suportes. Por ocasião da purificação do templo, o rei Ezequias decidiu remover a serpente Nehustan , feita em bronze por Moisés, transformada em ídolo pelos hebreus, contrariando o primeiro mandamento de Deus.

Após o declínio do reino de Judá, os tempos em que o templo tem sido no cuidado dos reis não tenha sido longo e não tem feito uma verdadeira conversão do povo hebreu , pessoas voltando para as práticas religiosas sincréticas, acelerando e a queda do estado e a demolição do Templo de Salomão.

Em 587 aC, os exércitos de Nabucodonosor II entraram em Jerusalém e roubaram tudo o que poderia ser roubado da cidadela e do Templo, destruindo-os mais tarde. Os objetos santos do Templo, incluindo os vasos e os ornamentos de ouro e prata, foram tomados na cidade de Babilônia e este é o momento em que a Arca da Aliança desapareceu com as tábuas contendo os Dez Mandamentos, servindo como conexão entre Deus e Israel. Os caracteres sagrados escritos no triângulo de ouro que estava no nono abóbada foram apagadas pela  maçons pouco tempo antes da invasão dos exércitos de Babilônia.

Após a morte de Nabucodonosor II em 562 aC,  Neriglissar e 4 anos mais tarde por Nabonido, pelo o fim destas reina Babilônia caíram sob Ciro, rei da Pérsia, em 538 aC, que liderou os exércitos combinados de Mídia e Pérsia.

Depois dessa conquista, dois anos depois, Ciro decretou a liberdade de todos os judeus cativos de retornar à sua pátria, reintegrando-os em suas fazendas e interesses e organizando a reconstrução do Templo de Salomão. Ciro entregou o governo da Judéia a Zorobabel , um nobre hebreu, filho de Salatiel e neto do rei Jcconias da linha direta de Saul, Davi e Salomão.

Outra lenda maçônica baseia-se precisamente na liberdade concedida pelo rei Ciro aos judeus a pedido de Zorobabel e na construção do segundo templo. O simbolismo dessa lenda é explicado pelo encontro dos israelitas, que para se dedicarem com segurança ao trabalho de construção do segundo templo, manejavam as ferramentas com uma das mãos, enquanto constantemente usavam a espada na outra, para estarem dispostos. para lutar e defender a qualquer momento fosse para atacar ou surpresa.

Após o retorno do cativeiro e com a liderança dos arranjos de Zorobabel foram feitos para reconstruir o templo desapareceu mais de setenta anos atrás. Primeiro ele se levantou e dedicou o altar de Deus no lugar exato onde seu predecessor estava. No segundo mês do segundo ano (535 aC) foram lançadas as fundações do Segundo Templo.

As obras de reconstrução foi adiada e, eventualmente suspensas pela ação dos samaritanos que propôs a colaborar na obra, uma oferta que foi rejeitada por Zorobabel juntamente com o conselho de anciãos, alegando que a Judéia deve construir o templo sem ajuda externa. Depois dessa rejeição, os samaritanos sabotaram a reconstrução enviando reclamações ao rei Ciro.

Sete anos depois, o Rei Ciro morre e é sucedido por seu filho Cambises . Depois do que o trono foi ocupado por Esmerdis mas só por sete ou oito meses e finalmente Darío subiu ao trono e no segundo ano de seu reinado as obras de reconstrução do Templo foram retomadas até sua conclusão.

Na primavera de 516 aC, vinte anos após o retorno do cativeiro na Mesopotâmia, o Templo estava pronto para a consagração e foi completamente concluído no sexto ano do reinado de Dario I.

Não há detalhes sobre a aparência e as dimensões do novo templo, presume-se que as proporções do antigo foram respeitadas. Mais velhos judeus que conheciam o antigo Templo de Salomão expressou desejo de ver o novo templo, pode-se deduzir que o segundo foi mais humilde, mas é possível que o texto desta lenda é escrito em um estágio intermediário de reconstrução e nostalgia tem foi expressa muito antes do final dos trabalhos.

Embora não tenha o esplendor do primeiro Templo, o segundo teve o mesmo papel na história do povo judeu e, na passagem do tempo, foi adornado com novas peças.

A reconstrução do Templo 70 anos após a sua destruição com forças e recursos muito menores do que os disponíveis no tempo do rei Salomão e pelos esforços do povo judeu que estavam em uma situação econômica difícil nos ensina um novo teste que a união faz o vigor , e que uma nação que tem fé e respeito por seus valores e tradições e aprender com os erros cometidos no passado vai nunca perder a sua dignidade e continuará a força nos próximos séculos.

Fonte: Revista Zenit, editada pela SCG 33º para a Espanha


Postar um comentário

0 Comentários