A
história das Organizações e dos Ritos Maçônicos é frequentemente de difícil
esclarecimento pois apesar das datas serem importantes, os acontecimentos e
fatos não são estanques a uma data, eis que são gestados lentamente e só
ligamos o fato a uma data quando o ápice daquele acontece. Isto não foi
diferente no RER.
O
sistema maçônico e cavalheiresco cristão denominado Regime Escocês Retificado
foi constituído na França no terceiro quarto do século XVIII.
É
um Rito Cristão, mas frise-se, sem nenhum caráter confessional do termo, mas
sim, calcado no seu conteúdo esotérico e filosófico. É aparentado com os
gnosticismos judaico, cristão e helenístico, ou seja, uma gnose maldita pela
ortodoxia que degenerou aqueles.
Este
rito, à semelhança de outros ritos da Maçonaria Especulativa surgida no Reino
Unido, mantém uma grande parte do tronco inicial, essencialmente dentro das
Lojas Azuis ou dos três primeiros graus.
Temos
como datas marcantes no RER a Convenção de Unwürde (1754), a Convenção de
Altenberg (1764),
de
Kohlo ( 1772) Convenção de Brunswick (1775), a Convenção de Lyon (1778) também
chamada Convent des Gaules que definiu sua forma atual e, finalmente, a
Convenção de Wilhemsbad (1782) que confirmou o Convento de Lyon.
Muitos
influíram na criação do RER, como Von Hundt, Charles de Hesse, Ferdinand de
Brunswick, Jean de Turkheim, Saint-Martin, Mesmer, Martinets de Pasquallys,
etc. Mas foi sem dúvida o gênio de Jean-Baptiste Willermoz quem estruturou e
conduziu tudo até o seu final. Ainda que tenha suas raízes fincadas em data
anterior a 1767, ou mais exatamente em 1756 consoante alguns historiadores, o
RER foi gestado nesta data, consolidou-se em 1778 no Convento de Lyon, e foi
reafirmado no Convento de Wilhemsbad em 1782, permanecendo puro até o presente momento,
embora Willermoz continuasse a trabalhar nos diversos rituais até 1802.
É
preciso assinalar que a noção do Regime tem a ver com a organização estrutural
do sistema e a do Rito com a prática ritual propriamente dita. As duas
expressões: Regime Escocês Retificado e Rito Escocês Retificado não são pois
intercambiáveis nem significam o mesmo, ainda que o uso diário as confunda
facilmente, possivelmente por causa de suas siglas comuns: R.E.R. A noção de
regime nos remete à época em que não havia a separação dos três primeiros graus
geridos por uma Potência Simbólica. Hoje isso é inconcebível no mundo todo e,
aqueles que insistem nisso são postos na irregularidade, como por exemplo o
Grand Prieuré de Gaules.
Ressalte-se
por oportuno, que o termo Retificado do RER não significa que este tenha
"retificado" ou "corrigido" o REAA, belíssimo e largamente
praticado no Brasil e Europa. Jamais pretendeu e não pretende isso. O termo
"Retificado" tem outra conotação. Tem origem na Estrita Observância
Templária e nas Lojas Escocesas que foram retificadas em Dresde na Alemanha.
Alguns historiadores afirmam que em 1742, foi fundada em Paris uma Loja que
praticava o R.E.R., e tinha raízes na Estrita Observância, mas isso carece de
maiores comprovações.
Em
face de uma dispersiva disparidade de Ritos e Sistemas Maçônicos existentes na
Europa, e à preponderância que a Estrita Observância Templária alemã começava a
ter no mundo maçônico, intrigado, fascinado e depois um pouco céptico pelo
sistema maçônico dos "Eleitos Cohen" de Martinez de Pasqually,
Jean-Baptiste Willermoz parte para a criação de um Rito que amalgama essas três
tendências: 1) A Maçonaria existente em França na sua vertente mais
significativa- Escossismo; 2) As doutrinas dos Elus Cohens do Sistema de Martinetz
de Pasquallys; 3) O Sistema da Estrita Observância
Templária
do Barão Von Hundt também apelidada de Maçonaria Retificada (Reforma de
Dresde), sistema alemão em que a vertente cavalheiresca se sobrepunha à
maçônica já que se reclamava de não só herdeira mas restauradora da Ordem do
Templo extinta em 1312.A Estrita Observância foi criada em 1764 no Capítulo de
Clermont, e introduzida na Suíça em 1772 por André Buxtorf na Basiléia, e por
Diethelm Lavater em Zurich. Nesta época a parte francesa da Suíça fazia parte
do Diretório da Borgonha - Estrasburgo. À guisa de curiosidade vale observar
que em 1844 o Diretório Escocês Retificado de Zurich participou da criação da
Grande Loja Suíça Alpina.
Mas
voltando à nossa linha de raciocínio, vemos que Willermoz, muito
inteligentemente, retira da S.T.O. as suas pretensões Templárias, no sentido de
restauração político material e temporal da Ordem do Templo e reclama-se de uma
herança espiritual apenas. Mantém o conteúdo esotérico do sistema de Pasquallys
mas avança para um ecumenismo não impregnado da teosofia martinezista (não
Martinista, frise-se) mas introduzindo as teses de Martinetz de Pasquallys
sobre a origem primeira do Homem e a sua condição atual e destino final no
Universo. Willermoz pretendia através da Maçonaria, a adaptação dos
ensinamentos secretos recebidos de Pasquallys e o aperfeiçoamento do sistema
maçônico, com base na doutrina e no sistema oriundo da Ordem dos Elus Cohens e
dos demais sistemas existentes. Em dado momento Willermoz teve a ajuda de Saint-Martin,
que em setembro de 1772 foi seu hóspede em Lyon.
Enquanto
em geral o R.E.R tem 3 graus simbólicos e 3 graus Filosóficos , outros Ritos
têm um número muito maior de graus filosóficos, além dos três simbólicos, mas
isso não significa menor volume de conhecimento ou menor instrução ou evolução
a ser recebida ou percorrida através dos diferentes graus, valendo a observação
de que vemos algumas semelhanças e ensinamentos de altos graus de outros Ritos
ou Ordens, permeados nos ensinamentos Retificados. Em Loja Simbólica os
obreiros, além de avental e luvas, usam, todos, uma espada e um chapéu
triangular embora só a partir do grau de mestre se possam cobrir.
Pelo
B.:A.:I.: Deputado Mestre Custódio Junqueira Ferraz
Fonte:
Grande
Secretaria de Comunicação e Imprensa
Grande
Oriente de São Paulo - GOSP
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