Grão-Mestre Geral decreta intervenção no GOB-RJ


Por colocar em risco as amistosas relações do Grande Oriente do Brasil com a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, Potência com quem mantém Tratado de Amizade e Reconhecimento, o Soberano Grão-Mestre Marcos José da Silva, através do Decreto Nº 1287, de 5 de novembro de 2012, interviu no Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, nomeando o Irmão Eduardo Gomes de Souza, Grão-Mestre Honorário do GOB-RJ, membro da ARLS Comércio e Artes, Nº 0001 e denunciou ao Supremo Tribunal de Justiça Maçônico o Irmão Fernando Nery de Sá, Presidente da Assembleia Estadual Legislativa do GOB-RJ, que estava no exercício do Grão Mestrado.
O motivo foi a prancha Circular nº 0006/12-GOB-RJ, onde o texto autoriza irmãos de potências sem tratado com o GOB a frequentar as Lojas do GOB-RJ.

Ouça a entrevista do Soberano Grão-Mestre Marcos José da Silva concedida à Rede Comeia

Postar um comentário

14 Comentários

  1. O Ir:. Fernando Nery de Sá fez o correto!!!!

    Isso ainda vai dar pano pra manga!

    O Grande Oriente Paraense também se desvinvulou da COMAB.
    o GOB-RJ está passando por um intervenção.
    A GLUI mandou o GOB mudar de Grande Oriente para Grande Loja.

    As coisas estão complicadas.

    ResponderExcluir
  2. É dai pra pior o que vai acontecer com os certinhos que se auto intitulam regulares.

    ResponderExcluir
  3. É o inicio do Fim! Vaidade de Vaidade...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Irmãos...

    Sou de fora do estado do RJ, sou de SP, e confesso que gostaria de entender melhor o que está havendo..saber o outro lado da história.

    Algum Irmão poderia me ajudar nisso? Caso queira pode me escrever em privado leandro.grandini@gmail.com.

    Aqueles abraços a moda

    ResponderExcluir
  5. Quem serão os novos secretários? es a questão!

    ResponderExcluir
  6. SE A GOB POSSUI O RECONHECIMENTO ÚNICO NO BRASIL, NÃO ENTENDO ESSE MEDO DA GRANDE LOJA DO RJ, EXISTE HOJE + DE 50 POTÊNCIA NO BRASIL ACHEI UMA MEDIDA EXTREMA...

    ResponderExcluir
  7. ainda bem que o Mozarildo vem ai, medida extrema, cade a paciecia pregada pelo Marcos? cadé a fraternidade entre o irmao maçom marcos e o irmao maçom Nery, o Marcos esta de passagem( e mal )ele devia cuidar melhor do GOB CENTRAL que esta uma caixa preta.
    Pare enquanto é tempo, a maçonaria do GOB esta se deteriorando com estas atitudes , ainda bem que temos as grandes lojas. e ano que vem os verdadeiros maçons irão dara resposta nas urnas que o Marcos merece.

    ResponderExcluir
  8. A Maçonaria(GOB e Grandes lojas)Reconhecida, paas por varias crises, só em aceitar estas potencias Desconhecidas, que desrespeitam a propria Instituição. Já vi Profanos com diversas bolas pretas Iniciarem nessas potencias...
    Temos sim que separar o Joio.

    ResponderExcluir
  9. Sábado, 20 de Outubro de 2012 – no Grande Oriente de São Paulo ocorreu um evento importantíssimo. Ele marca a transformação do Grande Oriente em Grande Loja e talvez seja o primeiro passo para a unificação de todas as ordens maçônicas e de cavalaria do Brasil sob um só Grão Mestre.

    Nessa data ocorreu a primeira assembléia do Colégio de Veneráveis da Grande Loja do Brasil, atualmente conhecida como GOB (mas que não continuará com esse nome por muito tempo…) Dessa forma, lançada a primeira pedra para a dissolução das Assembléias Legislativas eleitas democraticamente, e dada a largada para a subversão do modelo democrático tradicional do GOB.

    Portanto, marquem bem esta data que, juntamente com a mudança ocorrida em 1927 (com a ação do Renegado) representa um marco na história da maçonaria brasileira. Naquele momento, a maçonaria, tal qual Hiram Abif foi fulminada por um golpe de malhete.

    O próximo passo, após a dissolução da Pael, a instituição Colégio de Veneráveis (inconstitucional no momento), será uma reforma constitucional onde ele receberá a tarefa de eleger o Grão Mestre. Em seguida, adotando-se um único rito, teremos um poderoso monólito religioso-maçônico.

    Uma simplificação na vida política do GOB ? Assim, os obreiros do Gob não precisarão mais votar de vez em quando em um Grão Mestre, o que eliminará possíveis dissensões em consequência de embates eleitorais e abre a possibilidade da eternização de grupos no poder.

    Não devemos nos esquecer de convidar para ingressar nessa Nova Maçonaria um conhecido grão-mestre paulista, que expulso de sua obediência, exercitou o jus sperneandi, foi reintegrado (mesmo se sua loja original tenha se bandeado em massa para o GOB), e logo criou outra para assegurar o título de GMG. Aliás ele é o mais hábil político que conheci em minha curta vida maçônica, e o melhor maçom que jamais conheci (no sentido da maçonaria participativa e politizada que eu privilegio) e que certamente assumirá com prazer o primeiro malhete da Nova Maçonaria, desde que seja o cargo seja vitalício.

    Anauê!


    http://bibliot3ca.wordpress.com/2012/11/10/momento-historico-para-a-maconaria-brasileira/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu comeu merda?goteira
      Nunca vi falarem tanta besteira

      Excluir
  10. Boa noite anônimo!
    Goteira eu? Mais respeito meu irmão!

    Esse post ai em cima não é de minha autoria, inclusive citei a fonte.

    ResponderExcluir
  11. A G.'.L.'.U.'.E.'.R.'.J.'. esta ai...T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  12. Heita ? Cadê o meu comentário ?

    ResponderExcluir
  13. Eu Reinaldo , não reconheço o anônimo como Maçon , eu reconheço o a pessoa do AVATAR Jovem Maçon como verdadeiro Postulante e Irmão Maçon , parei por aqui porque o assunto é de avenida expressa a todo Postulante Maçon , a todo ingressado na Viagem ao descobrimento do "SER" , então vi assuntos aqui que entristece o coração do Pedreiro livre , veja sobre as bolas pretas , eu por anos a fio (30 anos) exerci a profissão de Rádio Técnico , onde não havia como ter Palavra , mas havia modos de cumprir o que era dito e combinado e havia em meu coração a idéia que aquilo ainda não era bom , ótimo ficou agora quando o GONDIM , me deu a valiosa oportunidade de ser o meu Padrinho a poder abrir a minha mente de uma Forma JUSTA e PERFEITA , vejam bem desde 2012 as coisas não andam bem , É DE FATO e digo ainda mais sermos chamados de espúrias desta forma sofismática apresentada por Homens que não são e nunca serão melhores de que outros Homens , havendo já a muito a idéia de que a Mãe pertence a todo Filho sem distinção , ora pois a palavra em si já agride e de uma forma a nos identificarmos como inferiores sabendo a Verdade de quem "SOMOS". Parabéns Jovem Maçon tens meu Triplice a Fraternal Abraços , anônimo estou decepcionado com vc , pois com vc não posso aprender a ser melhor , creio que vc é quem aprendeu com o jovem que te apresentou a oportunidade de colar Graus , mas vejo que os QUEIMA!!!

    ResponderExcluir