X Congresso Paulista de Betheis Ordem Internacional das Filhas de Jó

Fonte: Rede Colmeia
Nos dias 07,08 e 09 de Setembro de 2012, aconteceu o X COPABE da Ordem Internacional das Filhas de Jó. A coordenação, montagem, definição da temática abordada e organização, ficaram a cargo do BETHEL AGNES 14 que é Patrocinado pelo GOSP e tem a sua sede no Palácio Maçônico do GOSP, através da Secretaria de Entidades Paramaçônicas.

O Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas, José Montagnana, representando o Eminente Grão Mestre, Mario Sergio Nunes da Costa, participou ativamente do evento, abrindo e encerrando o Congresso juntamente com a Guardiã Virginia E.P.O. Montagnana e Guardião Associado, Sérgio Nunes, Honorável Rainha Ana Flávia Montrezol, Princesas Juliana Casal e Olívia Zerbini, bem como a Miss FDJ e Miss Simpatia.

Contou com a participação de quase 300 pessoas de todo o Estado de SP, bem como com visitantes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiânia. Foram realizadas Palestras, show de Talentos e Gincanas. Como resultado da Gincana Filantrópica foi arrecadado mais de duas toneladas de alimentos, que foram encaminhados a Associação Missão Casa da Providência GÁBATA-SP, sem fins lucrativos que realiza tratamento gratuito de Dependentes Químicos.
Como ponto culminante do Congresso e marco de uma nova Organização da Ordem Internacional das Filhas de Jó no Estado de SP, foi instituído e realizada a Instalação e Posse do Conselho Jurisdicional de Betheis de SP. , bem como do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo, que também estão sediados no Palácio Maçônico do GOSP. Este momento ficará para sempre nos anais da história da Filhas de Jó deste Estado
.
Estiveram presentes também nestas solenidades o Poderoso Grão Mestre Adjunto do GOSP, Benedito Marques Ballouk Filho, o Secretário da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas e o Secretário Das Paramaçônicas da Glesp, Odair Hermónegenes. Leia mais


Ordem Internacional das Filhas de Jó
A Ordem Internacional das Filhas de Jó[1] é uma Ordem discreta de princípios franternais, filosóficos e iniciáticos, patrocinada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade.
A Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.
O nome desta Instituição Paramaçônica se refere às três filhas de Jó: Quézia (fé), Jemima (pureza) e Queren-Hapuc (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".
Ela está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil.

História
A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".
Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono. O primeiro Bethel (que significa "local sagrado", onde os membros se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska. Desde então, os Bethéis se multiplicaram por estes países.

Lição de Amor
A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.

Membros
As reuniões são fechadas ao público em geral. Para assistir à uma cerimônia ritualística das Filhas de Jó, é preciso ser:
Um maçom regular;
Pai/mãe, padrasto/madrasta, avô ou tutor de um membro ou candidata ao Bethel;
Mulher, com pelo menos 20 (vinte) anos de idade, que seja esposa, filha, neta, mãe, irmã ou víuva de um maçom;
Uma mulher que seja membro de qualquer organização adulta que baseie seus requisitos de associação em um parentesco maçônico.
Estas reuniões também são acompanhadas por Maçons.
Para ingresso em um Bethel de Filhas de Jó, é necessário que a candidata possua parentesco com um Maçom regular e tenha entre 10 (dez) e 20 (vinte) anos incompletos de idade. Estas reuniões também são acompanhadas por maçons e um Conselho Guardião do Bethel.
O Conselho Guardião do Bethel é formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.

Os Cargos escolhidos por votação são:
Cargos do Bethel Eleitos: Honorável Rainha, Primeira Princesa, Segunda Princesa, Guia, Dirigente de Cerimônias
Nomeados: Capelã, Secretária, Tesoureira, Musicista, Bibliotecária, Primeira Mensageira, Segunda Mensageira, Terceira Mensageira, Quarta Mensageira, Quinta Mensageira, Primeira Zeladora, Segunda Zeladora, Guarda Interna, Guarda Externa, Porta Bandeira, Coral, Conselho Guardião do Bethel, Cargos Executivos do Conselho Guardião do Bethel, Guardiã do Bethel, Guardião Associado do Bethel, Guardiã Secretária, Guardiã Tesoureira
Guardiã Musicista ou Guardiã de Épocas, Cargos do Conselho Guardião que são os Colaboradores. Guardiã Zeladora de Paramentos, Guardiã(o) Promotora de Hospitalidade, Guardiã Promotora de Sociabilidade, Guardiã Promotora de Filantropia / Boa vontade, Guardião Promotor de Finanças, Guardião de Relações Fraternais, Guardiã de Atividades Juvenis.

Como Fundar um Bethel
Um Bethel, para ser instalado precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons.
A autorização para a instalação de um Bethel vem dos Estados Unidos, através da Suprema Guardiã, e, após ser aprovado, envia a "Carta Constitutiva".
É necessária a realização de atividades filantrópicas incluindo o angariar fundos para caridades específicas, além de coletas para caridades nacionais e trabalhar em favor dos necessitados.
As atividades sociais poderão incluir: Equipes de competição, Coral, Teatro, Gincanas, Atividades Integradoras, Retiros, Viagens, Congressos, etc. – muitas das quais são fora, em comunidades particulares – também Chás, Recepções e Festas Formais.
Programa Jobie-to-Bee
As Abelhinhas são meninas menores de 10 anos de idade, que possam vir a se tornar membros da Ordem. É uma forma de envolvê-las nas atividades sociais do Bethel, antes que possam ingressar como membros definitivos. Elas não participam das reuniões ritualísticas das Filhas de Jó, mas têm atividades - que são feitas durante as reuniões públicas. O projeto "abelhinhas" pode ser implantado em qualquer Bethel.
A Ordem no Brasil
A Ordem está no Brasil desde 1993, e foi trazida pelo maçom Alberto Mansur. O Bethel #01 - Rio de Janeiro foi instalado na cidade do Rio de Janeiro, e é chamado "Mater do Brasil".

Postar um comentário

0 Comentários