Grão-Mestres participam de lançamento de Pedra Fundamental

Dia 11 de julho, quarta feira, foi data de muito significado para a Loja “Portal de Aquário” 2983, Oriente de Alto Paraíso, Goiás, quando o Venerável Mestre Martinho Mendes da Silva, juntamente com os Irmãos do Quadro cumpriu uma intensa e importante programação maçônica, dividida em dois momentos. A primeira com todos os Irmãos paramentados no lançamento da Pedra Fundamental do novo templo e a segunda, a acolhida de dois novos integrantes da Loja em Sessão de Iniciação, sendo eles GUILHERME DE ANDRADE FERREIRA e RONALDO ADRIANO DE JESUS GARCIA.

Ambas contaram com o prestígio das presenças do Soberano Grão Mestre Marcos José da Silva, Grão Mestre Estadual Barbosa Nunes, presidente da Assembleia Estadual Lázaro Naves, Secretários do GOB Ronaldo Fidalgo e João Guimarães, Coordenador Regional José Humberto Vieira, Deputados Estaduais David Urcino, representante da Loja na Assembleia e Renato José de Oliveira, Veneráveis Mestres Walterson Machado (União e Harmonia Planaltinense), Elvando Costa Vale (Harmonia e Fraternidade) e o representante do Venerável Cacildo Gonçalves Ramos da Loja União e Liberdade, Irmão Nivaldo Falcão, também o Deputado Federal da Loja Portal de Aquário, Bruno Sobrino, acompanhado do Deputado Federal Marconi, de uma Oficina de Brasília. Leia mais


Presentes se encontravam quase 50 Irmãos, sendo mais de 30 visitantes das Lojas de Brasília, Formosa, Planaltina de Goiás, Luziânia, Águas Lindas e também da Sereníssima Grande Loja do Distrito Federal.


CERIMÔNIA RARA

O Venerável Mestre Martinho Mendes, presidiu uma rara solenidade maçônica, obedecendo detalhes ritualísticos, intitulada “Lançamento de Pedra Fundamental de um Templo Maçônico ao ar livre”, quando em voz firme anunciou: “Atenção meus Irmãos. Irmão 1° Vigilante, o que viemos fazer aqui?”

Recebendo a seguinte resposta: “Viemos lançar a Pedra Fundamental do novo templo da Augusta e Respeitável Loja Portal de Aquário, Venerável Mestre”.
Área de 3.600 m2, adquirida pela Loja e em local elevado, de visão ampla descortinando para os presentes, outros locais elevados no horizonte de Alto Paraíso, cidade de cultura bastante diversificada, que advém de grupos e pessoas praticamente de todos os estados brasileiros, além de vários estrangeiros que buscam uma melhor qualidade de vida e também o misticismo que envolve a história do lugar.

A cerimônia se desenvolveu com muita organização e concentração espiritual, com a marcha em volta do futuro templo, invocando a proteção do Grande Arquiteto do Universo, passando pelos ângulos anterior e posterior direitos, seguindo pelo ângulos posterior esquerdo e anterior esquerdo, para a chegada almejada de manejo da trolha e argamassa, quando o Venerável Mestre Martinho Mendes cobriu com cimento a laje que encerra a Pedra fundamental, fazendo com que os presentes colocassem também um pouco de argamassa e na sequência o Orador, Carlos Issamu Mizuchima, que assim se pronunciou:

“A Pedra Fundamental assinala, com solenidade o início efetivo de uma obra. Cerimônia simbólica com origem Celta e Maçônica. A colocação da Pedra Fundamental significa o início efetivo da edificação. Também é costume se adicionar uma cápsula do tempo, recipiente fechado, contendo uma ata com os nomes dos presentes para a posteridade.” Concluindo que a cerimônia simboliza todas as obras morais e todos os materiais da inteligência, empregados para fins maçônicos e que a presença de tantos Irmãos e autoridades, entre elas o nosso condutor maior, Soberano Marcos José da Silva, significava que deste alto erguer-se-á uma construção para o bem da humanidade, pois o momento é abençoado pelo Grande Arquiteto do Universo.
Usaram da palavra ainda o Grão Mestre Estadual Barbosa Nunes e o Soberano Grão Mestre Marcos José da Silva.
Para ver as fotos clique aqui: Lançamento da Pedra Fundamental da Loja Portal de Aquário 2983

Postar um comentário

0 Comentários