Workshop de Qabbalah Hermética

Vêm sendo realizados, em Vitória, cursos de Qabbalah Hermética ministrados pelo mestre maçom Rafhael Guimarães de Freitas, membro da A.R.L.S. Jacques DeMolay nº 33 - GL, do Oriente de Vitória-ES.
Para fins iniciáticos, além de ser maçom, Rafhael é membro das principais Ordens Rosa Cruzes do Ocidente, como também Martinistas. Graduado em Kabbalah e Teologia, é conhecedor de Tarot, Runas e Astrologia Hermética.
Aos que pertencem a alguma Ordem Iniciática, é primordial que se compreenda as bases da ritualística ocidental, não obstante, seria puro contra-senso bebermos um vinho de qualidade sem saber sua origem e suas nuances. Para tanto, devemos analisar aquilo que lançou a base na Tradição Esotérica Ocidental. Em outras palavras, nos referimos à Qabbalah Hermética. Leia mais


A QABBALAH HERMÉTICA (ou Cabala; Kabbalah; Qabbalah) é um estudo relativamente moderno sobre a Kabbalah, sendo esta primeira baseada na Kabbalah Judaica (sofrendo fortes influências neo-platônicas) adaptada para a Alquimia e Ciências Ocultas durante o período medieval (período de florescimento do Tarot), chegando assim na Renascença, onde obteve um marco considerável não somente nas artes, mas também na filosofia. Assim, veio ser a base para a grande maioria das Ordens Iniciáticas decorrentes nos séculos XVIII e XIX (como a Maçonaria, Rosa+Cruz, O.T.O), alcançando seu apogeu na Ordem Golden Dawn, fundada em 1888 na Inglaterra.

A Qabbalah, por meio do seu principal símbolo, a “Árvore da Vida” (figura ao lado) se trata de um mapa para todo conhecimento do macro ao micro-cosmos, demonstrando os estados de consciência do Ser Humano, o sistema Solar, o corpo Humano e outras inúmeras representações em nossa Vida. Torna-se assim, um conhecimento ímpar na compreensão da mente humana e da Vida como um todo. Destarte, por isso a valorização deste arcano nas Ordens Iniciáticas e seletos grupos de estudos que, perseguidos ao longo da História, utilizaram várias formas para perpetuar seus mistérios, ou seja, o Tarot, símbolos e alegorias (que em termos junguianos, operam no Inconsciente Coletivo).

A Qabbalah Hermética reúne todo o antigo conhecimento sobre filosofia e esoterismo, sendo a mesma uma união entre todos os estudos de Cabalá, adaptados para ciências ocultas, havendo o envolvimento do Tarot, Astrologia e Esoterismo.

Sua influência nas Ordens Iniciáticas, Grupos de Estudos, Religiões, Histórias e Mitologias é tão expressiva que o posicionamento dos oficiais, os rituais e as iniciações de graus, bem como todas as alegorias retratam os arquétipos das "Sephiroth" (esferas) da Árvore da Vida Kabbalística e suas manifestações, os "Path" (caminhos). Disso veio a máxima entre os eruditos das Religiões e Mitologias Comparadas concluírem sobre os arquétipos universais, como “A Jornada do Herói” (Joseph Campbell, autoridade nessa área – autor de: O Poder do Mito).

Portanto, a Qabbalah está presente de forma notória em todas as Culturas ao redor do mundo, obtendo diversos nomes em cada lugar, e é foco de estudo na Tradição Esotérica do Ocidente.

O ensinamento primordial da Qabbalah Hermética é conhecermos a nós mesmos, partindo do homem a D-us (micro ao macro-cosmos).

O estudo da Qabbalah é pautado na História, Filosofia, Ciências, Artes, Religiões e Mitologias Comparadas, Simbologia, Numerologia, passagens bíblicas (em especial o apocalipse de São João) e recentemente em filmes (Matrix, Senhor dos Anéis, Harry Potter, Indiana Jones, Star Wars e etc).

O Workshop inclui:

1. História e Tradição da Qabbalah; Idade Média e Renascença;
2. Os 04 elementos, seus símbolos e suas manifestações;
3. A Árvore da Vida nas principais Histórias, Religiões e Mitologias;
4. Simbolismos e Alegorias da Árvore da Vida; Alquimia e os Sete Defeitos/Qualidades Capitais;
5. Estudo e explicação sobre as 10 esferas;
6. Estudo e explicação sobre os 22 caminhos;
7. A Qabbalah Hermética e os Véus;
8. Kabbalah Cristã; Kabbalah Judaica; e Kabbalah Setiana (apenas comentários desta última);
8. O Rigor e a Misericórdia – Jakin e Boaz - Os Pilares;
9. Todas as correspondências entre os Arcanos Maiores e Menores do Tarot e a Árvore da Vida;
10. Os Chakras; Os Quatro Mundos; Os Palácios;
11. Nos Caminhos: As Letras Hebraicas e suas Gematrias; Quatro Elementos; Sete Planetas e os 12 signos;
12. A Kabbalah na visão de: Eliphas Levi; Papus; S.L.Mac Gregor Mathers; Israel Regardie e Aleister Crowley;
13. Construção do Templo Astral; Lei do Triângulo;
14. Experimentos relativos às Sephiroth;
15. Exercício do Pilar do Meio;


Os irmãos ou Oficinas que tiverem interesse no assunto poderão contactar o irmão para futuros cursos e palestras através do e-mail: guimarães_rgf@hotmail.com ou Cel.: 27 9869 0100.

A Qabbalah Hermética não trabalha com dogmas, sendo seus termos e filosofias plenamente universais, tal como a Sublime Ordem Maçônica. Por derradeiro, o pensamento do maçom Conde de Saint Martin resume em poucas palavras a opinião evidente da filosofia cabalista: “Existe somente uma Religião, pois só pode haver uma Verdade, o que vemos são cultos peculiares a cada cultura e época.”

[obs: religião vem do latim religare, que quer dizer união universal com Deus]

Postar um comentário

0 Comentários