A Ordem Internacional Estrela do Oriente

Por Lucimar Almeida de Souza Ferreira*
A Ordem da Estrela do Oriente é uma Fraternidade paramaçônica, criada em 1850 pelo maçom Rob Morris (advogado, conferencista, escritor, autor de várias obras maçônicas e Grão-Mestre do Estado de Kentucky – EUA), com atuação em vários países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Canadá, Filipinas, Havaí, Alaska, Itália, México, Colombia, Alemanha, Japão, etc. Chegou ao Brasil em 1997.
Atualmente a Ordem possui aproximadamente 550.000 membros, 5.500 Capítulos Subordinado e 58 Grandes Capítulos e tem se destacado por suas obras beneficentes, colocando-se como um alicerce social junto a Maçonaria e demais Ordens Paramaçônicas. Leia mais

As reuniões ritualísticas acontecem em um templo maçônico adaptado para sala do Capítulo. A Ordem tem Ritual e símbolos próprios, inspirados nas virtudes de personagens Bíblicas, cada unidade da Ordem denomina-se Capítulo, e no Brasil, com exceção do Estado de São Paulo (que constituiu em um Grande Capítulo), todos os Capítulos estão sob a jurisdição direta do Grande Capítulo Geral, cuja sede está em Washington - Estados Unidos.

Os principais requisitos para ingressar na Ordem Estrela do Oriente são: acreditar em um Ser Supremo, possuir boa conduta moral, ter consciência da importância do bom relacionamento de amizade, humildade e fraternidade e estar apto para realizar trabalhos beneficentes. Só podem ser iniciados os Mestres Maçons regulares e as mulheres, acima de 18 anos, que possuam parentesco com Mestre Maçom (mãe, esposa, viúva, filha, neta, enteada, irmã, nora, avós, etc.), caso o Mestre Maçom tenha falecido a Loja Maçônica poderá atestar sua regularidade na época do falecimento para comprovação de parentesco de candidatas. Os membros com maior idade, ou que tenham sido ativos por três anos, das Ordens Internacionais Filhas de Jó ou Arco-Íris para Meninas poderão candidatar-se para iniciação.

É de extrema importância compreender que NÃO se trata de “maçonaria feminina”, religião ou sociedade feminista. A Estrela do Oriente agrega as mulheres adultas, com parentesco maçônico, para somar forças e tornar completa a família maçônica. A Estrela tem sido sempre uma fonte de inspiração para os que buscam a luz e a verdade, na constante evolução da sociedade humana, oportunizando às mulheres o direito de desfrutarem de uma fraternidade simbólica e aprendizado filosófico.

No Estado do Espírito Santo a Ordem foi fundada no ano de 1999 com o patrocínio da Grande Loja Maçônica do Estado, sendo que o Capítulo Grande Vitória n.º 13 reúne-se no Palácio Maçônico do bairro Itapoã - Vila Velha.
Para maiores informações faça contato:


*Lucimar Almeida de Souza Ferreira é Suprema Deputada do Grande Capítulo Geral para as regiões Nordeste, Sudeste (exceto São Paulo) e Tocantins no Brasil.
E-mail ou facebook: lu_estrela8@yahoo.com.br

Postar um comentário

0 Comentários