GOB sedia a XXII Grande Assembleia da Confederação Maçônica Interamericana

O Grande Oriente do Brasil (GOB) sediará em Brasília-DF, entre os dias 11 e 15 de abril, a XXII Gran Asamblea da Confederación Masónica Interamericana (CMI), em comemoração ao seu 65º aniversário. O evento será realizado no ano em que a Instituição celebrará o seu 190º ano de fundação.
.
Durante esta semana Grão-Mestres de diversos países da América Latina, América do Norte, e ainda de alguns países da Europa estarão presentes. A programação ocorrerá no Teatro Nacional de Brasília e na sede do GOB.
.
O Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva, destaca que “É gratificante sediar uma Conferência de tamanha importância para os maçons como a XXII Gran Asamblea da CMI em seu 65º aniversário. Assumir essa posição num contexto que extrapola as fronteiras brasileiras é referendar tudo que a maçonaria tem dito e diz, e poder dizer somos maçonaria em termos plenos enriquecendo a história do GOB em seus 190 anos”.
.
A CMI é um bloco que pretende congregar potências maçônicas que funcionam nas Américas. Há sessenta e cinco anos os participantes se reúnem para, durante os cinco dias, trocarem experiências, divulgarem testemunhos dos delegados sobre a situação de suas respectivas nações e lojas maçônicas e ainda afinarem um discurso uniforme das instituições participantes.
.
“É importante ter um discurso próprio e condizente com a era que nós vivemos. Pois a maçonaria prima pela tradição. Além disso, também é indispensável acompanhar as mudanças e transformar essa tradição em ação”, enfatiza o presidente da comissão organizadora da CMI no Brasil e Chefe de Gabinete do GOB, Eminente Irmão João Guimarães.
.
A outorga da conferência a ser realizada aqui no Brasil e, organizada pelo GOB referenda o seu reconhecimento, pois a instituição é uma potência secular que está entre as três maiores potências maçônicas do mundo, sendo reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra e 380 outras relevantes potências maçônicas internacionais.
.
Durante a XXII Gran Asamblea Masónica Interamericana dois temas principais serão debatidos: a academia de altos estudos maçônicos e a cláusula democrática e visão social da maçonaria interamericana; neles, subtemas como os principais projetos e programas realizados pela CMI, formação cívica de jovens, o desenvolvimento democrático, solidariedade e progresso social, estado laico e projeção do maçom nos contextos profanos. Por conseguinte, a estrutura institucional da CMI será tratada durante a programação.
.
Além de diversos eventos culturais que ocorrerão durante os dias da Confederação, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, sob a regência do Secretário Geral de Relações Exteriores do GOB, Eminente Irmão Tullio Colacioppo, maestro de alto quilate e renome internacional, brindará os participantes na noite de abertura.
.
(A:CC/R:JA)
Sec:. Geral de Comunicação e Informática

Postar um comentário

0 Comentários