Lobby para derrubar o visto

 Fonte: O Globo
Por Fernanda Godoy
Uma extensa reportagem, com chamada na primeira página do "New York Times" de hoje mostra como os brasileiros estão sendo cortejados pelo comércio americano, especialmente na Flórida.
 O "NYT" relata o fortalecimento do lobby a favor da eliminação da exigência de visto para a entrada de brasileiros nos EUA, que já são o grupo de turistas estrangeiros que mais gastam dinheiro ao visitar o país, US$ 5,9 bilhões em 2010, mais que franceses, britânicos e alemães. Cada brasileiro gasta, em média, US$ 4.940 durante sua estada nas EUA. Só chineses e indianos gastam mais, per capita, mas os números de visitantes daqueles países são muito menores. 
A reportagem do "NYT" tem foco em Miami e no sul da Flórida, onde os brasileiros estão comprando não apenas roupas e bolsas, mas apartamentos, casas e carros. Lobistas americanos, ligados aos setores do comércio e imobiliários, estão pressionando o Congresso para facilitar a entrada dos brasileiros, alegando que o país está perdendo a concorrência com a Europa, onde não há exigência de visto. A abolição do visto pode demorar a sair, mas enquanto isso, a pressão começa a surtir resultado.
O Departamento de Estado decidiu aumentar o número de funcionários consulares para reduzir o tempo de espera pelo visto, que em média é de 50 dias. Em 2011, 820 mil brasileiros pediram visto para entrar nos EUA. Segundo o Consulado dos EUA no Rio, 95% dos pedidos são aceitos. Mas a demora ainda é grande e, como há apenas quatro representações consulares dos EUA no Brasil, milhares de pessoas são forçadas a viajar para outro estado para a entrevista que precede a emissão do visto. Um programa piloto para o uso de videoconferências está sendo testado pelo governo americano.

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