Juiz encerra a investigação sobre a causa da morte de Allende

Fonte: O Globo/ Blog do Noblat
O Juiz Mario Carroza encerrou nesta quinta-feira a investigação sumária sobre a morte do presidente chileno Salvador Allende. Um grupo internacional de peritos determinou que o mandatário se suicidou para evitar cair nas mãos dos militares golpistas que o derrubaram em 11 de setembro de 1973.

Carroza assumiu o inquérito sobre Allende assim que a Corte Suprema ordenou que ele investigasse a morte ou desaparecimento de 726 pessoas durante a ditadura do general Augusto Pinochet.

O regime militar, que durou de 1973 até 1990, deixou 40 mil vítimas, incluindo 3.095 opositores mortos ou desaparecidos.

O juiz pôs fim a vários mitos que surgiram sobre a morte de Allende e que foram alimentados durante quase 40 anos, até que, em maio, foi pedida a exumação do presidente.

Os restos mortais foram comparados com o DNA de suas filhas e foram feitos outros tipos de testes em laboratórios locais e estrangeiros.

Os exames concluíram que Allende se suicidou com o fuzil AK-47 que seu amigo Fidel Castro lhe deu quando esteve no Chile em 1971. A conclusão da investigação confirmou a versão de suicídio que a família Allende e o médico pessoal do presidente, Patricio Guijón, sustentaram durante 38 anos

Postar um comentário

0 Comentários