PC cubano elege Raul Castro novo presidente do partido

Fonte: O Globo
Fidel e Raúl Castro no congresso do Partido Comunista -Foto: / Reuters
O Partido Comunista de Cuba elegeu o presidente, Raúl Castro, como novo chefe do Partido Comunista de Cuba. Em artigo publicado mais cedo no portal Cubadebate, o ex-presidente Fidel Castro havia confirmado que não estava mais no cargo de primeiro-secretário do partido , ocupado por ele desde sua fundação, em 1965.

O cargo de segundo-secretário, que era exercido por Raúl, será repassado ao vice-presidente José Machado Ventura.

Fidel, que hoje tem 84 anos, entregou a Presidência em 2006 a seu irmão, de 79 anos. A eleição de Raúl como primeiro-secretário já havia sido sugerida por seu irmão e não causa surpresa.

Já a escolha de Machado Ventura, de 80 anos, como seu vice, pode decepcionar alguns cubanos que esperavam a eleição de alguém mais jovem. Ele é visto como um ideológico comunista de linha dura.

Machado Ventura é médico e juntou-se aos irmãos Castro no início de sua campanha nas montanhas da Serra Maestra. Como vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, ele é o primeiro na linha de sucessão a Raúl Castro, caso este deixe a presidência.

Os dois combateram na Revolução Cubana de 1959 e lideram os revolucionários idosos que comandam o governo há mais de meio século, desde que ajudaram a derrubar o ditador Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos EUA.

Raúl disse que 15 pessoas, incluindo ele e Machado Ventura, foram nomeadas para o poderoso Comitê Político. Apenas três deles eram novos - o líder das reformas Marino Murillo, a primeira-secretária do Partido Comunista em Havana, Mercedes López Acea, e o ministro da Economia, Adel Izquierdo Rodriguez.

Postar um comentário

0 Comentários