Fraternidade e Eleições

*Por Marcos José da Silva
Como vem ocorrendo em todos os anos ímpares, a maioria das lojas maçônicas federadas ao Grande Oriente do Brasil preparam-se para eleger, no próximo mês de maio e nos termos da lei eleitoral, as suas dignidades, corpo dirigente liderado pelo venerável – mestre durante o tempo fixado pelo respectivo rito.
.
O ambiente de euforia motivado pelas boas expectativas que acompanham a mudança do governo das oficinas tem plena justificativa, pois que a loja é a base da Instituição, é a matriz da Maçonaria; é ali onde nascem os maçons, isto é, onde os profanos são transformados em maçons para fortalecer as colunas dos templos e para maior esperança aos que lutam pela pratica do bem.
.
O Venerável Mestre, que é o chefe do governo nas lojas federadas, é, também, ao lado dos demais mestres instalados, um dirigente da fraternidade. Deve ter em vista os altos princípios da Ordem, destacado o da união entre os irmãos, a fraternidade, a solidariedade. Já foi dito, com razão, que a escolha como venerável é a mais alta honraria que um irmão pode receber de sua loja. E este, em resposta, não pode permitir que costumes profanos tenham curso em sua oficina.
.
Passada a fase de fraternal disputa para cargos de direção, onde quer que ela se efetive, o verdadeiro maçom, fiel aos compromissos iniciáticos assumidos mediante juramento, oferecerá apoio, dedicação e todos os esforços necessários para a conservação do ambiente de fraternidade nas lojas.
.
Ainda mais que, diante do processo de adequação jurídica da Ordem aos dispositivos do novo Código Civil, maior atenção tem de ser dada ao perfeito relacionamento com os irmãos unidos pelo bem estar da comunidade, principalmente no âmbito das colunas para induzi-las ao rigoroso cumprimento da legislação vigente.
.
A fraternidade é o principio, o meio e o fim da Maçonaria. Qualquer órgão maçônico onde falte fraternidade, caminha para o enfraquecimento, a desagregação e a destruição, motivo pelo qual temos por dever desfraudar-mos em cada Loja a bandeira da Liberdade Igualdade e Fraternidade, trilogia máxima da Sublime Instituição.
.
*Marcos José da Silva é Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil

Postar um comentário

0 Comentários