Ex-ditadores argentinos serão julgados por plano de roubo de bebês

Fonte: Estadão.com
Ex-ditadores Videla e Bignone sentarão no banco dos réus. Nesta caricatura de Hermenegildo Sábat o general Videla está à extrema esquerda, enquanto que Bignone está na extrema direita. No meio, os já falecidos ex-ditadores Viola e Galtieri.
O Tribunal Federal Número 6 da capital argentina anunciou que no dia 28 de fevereiro começará o julgamento de ex-integrantes da ditadura militar (1976-83) envolvidos no planejamento do sequestros de bebês – popularmente chamado de “roubos de crianças” – durante os sete anos de regime militar. Nesse dia sentarão no banco dos réus em Buenos Aires sete acusados, entre os quais os ex-ditadores Jorge Rafael Videla (autor do golpe de 1976 e primeiro presidente da ditadura) e Reynaldo Bignone (último ditador, antes da volta da democracia).

Processos contra militares envolvidos no sequestro de bebês durante a ditadura não são uma novidade na última meia década na Argentina, já que mais de 30 casos foram levados aos tribunais. No entanto, esta será a primeira vez que o sequestros serão considerados como parte de um plano geral de apropriação das crianças dos desaparecidos políticos para entregá-los a famílias “confiáveis” para a ditadura, que educariam as crianças.

No total, neste julgamento, participarão 80 testemunhas que prestarão depoimento sobre o funcionamento de sete maternidades clandestinas.

Postar um comentário

0 Comentários