Exército brasileiro comemora o Dia do Soldado

Hoje, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado. A data foi escolhida em razão do aniversário do Patrono do Exército Brasileiro, o Duque de Caxias.
.
Duque de Caxias é reconhecido como um grande militar, possivelmente o maior que o Brasil já teve. “Em um período de muitas revoltas no País, ele conseguiu pacificar estados como Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Era mandado para militarmente administrar a situação. Por isso, é o militar que garantiu a unidade do País, um estrategista extraordinário”, salientou.

professor e historiador Luiz Henrique Torres destaca a atuação de Caxias na Guerra do Paraguai, garantindo vitória ao Brasil. “Ele está sendo redescoberto pelos historiadores com o seu papel na integração nacional. Além de ser um militar, era um homem público. Quando a situação estava insustentável, ele era mandado para o local. Era um grande articulador político, um grande homem. Uma pessoa importante para entender o Brasil”, elogiou. Torres ainda disse considerar muito boa a decisão do Exército Brasileiro em ter Caxias como Patrono. . Histórico . Em 25 de agosto de 1923, a data de nascimento de Luís Alves Lima e Silva, o Duque de Caxias, passou a ser considerada como o Dia do Soldado do Exército Brasileiro. Em 1962, o Decreto Federal de 13 de março de 1962 imortalizou o nome do Duque de Caxias como o Patrono do Exército Brasileiro, esta instituição que o forjou e de onde emergiu como um dos maiores brasileiros de todos os tempos.


. Lorena Garibaldi .
Fonte: Jornal Agora .

Postar um comentário

0 Comentários