Saudação aos Veneráveis


Pronunciamento do Grão-Mestre Geral Substituto do Grande Oriente do Brasil, Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira, em 04 de junho de 2009.

Panorama emocionante se descortina perante o Grande Oriente do Brasil durante o mês de junho dos anos ímpares: todas as lojas federadas – cerca de 2.500 – concentram-se na missão comum e dar posse aos novos, ou antigos, veneráveis eleitos, isto é, veneráveis eleitos ou reeleitos assumem o peso da responsabilidade que suas lojas, generosamente, lhes impõem.

A regularidade em que ocorre o processo mostra a força do princípio legal em Maçonaria, garantido pela disposição de acatamento aos códigos que anima o espírito maçônico. Com efeito, todo esse movimento nas oficinas federadas ao GOB obedece, rigorosamente, às prescrições legais da Ordem, e nisso reside a lealdade e o brio dos verdadeiros maçons.

A Importância do Venerável-Mestre dentro da Maçonaria está em que, além de ter merecido a confiança de sua Loja para decidir o seu destino durante o tempo do mandato, é ele o único capacitado a ampliar realmente o quadro da loja, com poderes de fazer maçons, de transformar profanos em maçons, salvo caso muito especial.

O Venerável é o responsável pela Loja em todos os aspectos, e diz-se que nenhuma Loja é melhor do que o seu Venerável. A fidelidade do Venerável ao Grande Oriente do Brasil é medida, antes de tudo, pelo cumprimento das leis e o respeito aos usos e costumes tradicionais. O homem comum entra na Maçonaria pelo coração, e com o coração a Loja o recebe, e o venerável, com seus oficiais, o transforma no homem Maçom.

A Loja é a linha avançada da Maçonaria contra os vícios e as negatividades que levam a família humana ao sofrimento e a uma vida infeliz. A Loja é o coração da Maçonaria e os Veneráveis, seus braços nos embates contra as adversidades externas e internas.

Saudações aos Veneráveis-Mestres empossados neste mês de junho de 2009. Que todos eles, ao passarem os malhetes a seus sucessores, daqui a dois anos, conforme o Rito, estejam com a consciência tranqüila de terem feito o máximo pelo progresso de suas lojas, pela alegria e satisfação de seus obreiros e pela honra do Grande Oriente do Brasil”.


Brasília, 04.06.2009.
Cláudio Roque Buono Ferreira
Grão-Mestre Geral-Substituto

Postar um comentário

0 Comentários