REFLEXÕES SOBRE A MAÇONARIA


Por B. Empler

Apesar da boa saúde, do conforto da vida moderna e da segurança de uma renda suficiente, muitas pessoas hoje estão insatisfeitas com a rotina e a superficialidade da vida moderna e estão tentando se conectar com verdades mais profundas e fundamentais. O que procuramos para tornar nossa vida interessante? Uma ruptura com a monotonia. Ficar o tempo todo trancado em um escritório pode ser quase insuportável e claustrofóbico. Passar pela vida seguindo a mesma rotina enfadonha com atividades ocasionais de fim de semana todos os dias pode ser extremamente insuficiente. Alargar o nosso horizonte torna a nossa vida mais interessante e dá-nos uma sensação de liberdade. Uma aventura espiritual. Aprender e descobrir coisas novas, trocar ideias, fazer amizades, estudar diferentes culturas é uma jornada excitante, inusitada, imprevisível, que sempre acaba sendo uma experiência ou encontro interessante. Uma vida plena gira em torno da constante curiosidade e sede de conhecimento. Quando envelhecermos, devemos ser capazes de olhar para trás em nossas vidas com alegria e apreciar as oportunidades que aproveitamos para explorar o vasto mundo ao nosso redor.

Uma perspectiva mais ampla. Ao abrir os olhos e a mente para descobrir diferentes pessoas e culturas, em um espírito de tolerância, somos capazes de nos enriquecer. Algo que é considerado inaceitável para nós pode ser uma ocorrência diária em outra cultura. Só porque fomos criados para acreditar em um determinado conjunto de crenças não significa necessariamente que isso seja correto.

IRMÃOS

 Uma coisa muito empolgante sobre a Maçonaria são os irmãos que encontramos e as amizades criadas ao longo do caminho. Cada maçom tem uma jornada diferente, uma história diferente que o trouxe ao ponto presente em sua vida. Cada irmão é único à sua maneira. Os maçons geralmente gostam de compartilhar de onde vêm e estão interessados ​​em aprender uns com os outros. Encontrar irmãos e estabelecer amizades sem dúvida deixa um efeito construtivo em nossa vida à medida que avançamos.

Desenvolvimento pessoal

 A complacência é tóxica! A Maçonaria oferece a oportunidade de aprender mais sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos. Tudo isso oferece uma oportunidade única de refletir sobre a nossa vida, analisar onde estamos e decidir para onde queremos ir no futuro.

A Maçonaria nos convida a refletir sobre questões válidas para a eternidade:

* De onde nós viemos?

*Onde estamos indo?

*Quem nós somos?

* O que é consciência?

* Qual o significado da vida?

* Qual é o valor da amizade?

* O que significa iniciação?

A Maçonaria, ao contrário de outros grupos, não recruta, confere iniciação. Os rituais e cerimônias maçônicas funcionam como uma ferramenta, envolvendo nossos sentidos emocionais e oferecendo avanços práticos, pessoais, espirituais e filosóficos.

Tendências, ambiente e condições mudam, mas a natureza emocional do ser humano não. Como indivíduos, somos fundamentalmente, física e psicologicamente, como nossos ancestrais distantes há milhares de anos.

A Maçonaria transcende o tempo e a cultura.

Damos sentido ao mundo e a nós mesmos por meio das linguagens internas da mente. Somos biologicamente programados para reagir aos sinais emocionais que a experiência nos ensina, bem transmitidos por meio de ritos e rituais formais.

A Maçonaria cria significado por meio da linguagem de símbolos e alegorias. Todos nós tendemos a permanecer em nossa zona de conforto. A zona de conforto pode ser descrita como uma bolha teórica abstrata, na qual nos sentimos confortáveis ​​no controle de nosso entorno e totalmente confortáveis, mas em algum ponto devemos ultrapassar nossos limites para promover o crescimento pessoal. Uma maneira de estourar essa bolha é a Maçonaria.

Os símbolos maçônicos são a chave para uma jornada espiritual longa, difícil, mas gratificante, é uma estrada espinhosa que devemos percorrer sozinhos. Nossos irmãos podem nos ajudar, mas no final, ninguém pode fazer isso por nós.

A iniciação não consiste em receber nenhum tipo de conhecimento que possa ser escrito ou dito, ou percebido pelos cinco sentidos da natureza humana, mas é uma introdução a um tipo de conhecimento totalmente diferente, no qual o Irmão aprenderá principalmente a usar seu coração para conceber as belezas da Maçonaria.

Então nada ficará oculto nem secreto, pois a intenção da Maçonaria e da Fraternidade nunca foi ocultar, mas apenas transmitir, através da sucessão das épocas, os princípios mais relevantes de nossa Instituição.

O significado dos símbolos, antes muito obscuros, tornar-se-á cada vez mais claro e aquelas palavras que o jovem Aprendiz dificilmente pronuncia, serão lidas mais tarde com facilidade se tiver paciência para perseverar. Ele é simbolicamente guiado quando recebe a primeira letra da palavra sagrada, mas ele mesmo deve descobrir a segunda letra. No devido tempo, a terceira carta será comunicada a ele para que ele possa descobrir a próxima.

Esta abordagem simbólica, tida em alta conta entre os povos da antiguidade, ainda é usada pelos maçons hoje, mas não tem nada a ver com o desejo de segredo ou mistério, nem este método se tornou obsoleto.

Muito pelo contrário e muito superiores à confusão de palavras e línguas, os símbolos maçônicos, tão expressivos, são mais adequados do que nunca para imprimir verdades sábias na memória.

Quando a verdade é comunicada diretamente, sem exigir nenhum esforço por parte do destinatário, não pode deixar uma impressão duradoura, porque a maioria dos seres humanos vive no dia-a-dia e não consegue formar opiniões pessoais. Portanto, é necessário que todas as idéias elevadas sejam criadas repetidamente por cada um de nós em nós mesmos. Somente quando procuramos seguir com confiança o caminho interior de nosso pensamento individual, podemos esperar alcançar a verdade viva. A reflexão viva e profunda não cai no subjetivismo ou, pior ainda, na banalidade. Ele orienta com a força de sua própria força intelectual, noções que a Tradição considera verdadeiras e tenta transformá-las em conhecimento.

O ritual maçônico alude a este caminho espiritual individual. Com seu trabalho individual, os maçons podem contribuir para a construção de um mundo melhor; com suas idéias e o exemplo de sua vida, os maçons podem ajudar a difundir relações humanas mais fraternas.

Por estarem buscando sinceramente "aquilo que foi perdido", iluminados pela Sabedoria do Silêncio, fortificados pela Força dos Símbolos, todos os Membros têm a capacidade interna de reconstruir a Beleza dos Segredos Maçônicos em seus corações.

 

Postar um comentário

0 Comentários