PORQUE O MAÇOM COMEÇA A CAMINHADA COM O PÉ ESQUERDO

Clique no player abaixo


Uma possível explicação

Ao contrário do que se possa pensar, começar a marcha com o pé esquerdo é um costume muito antigo, que começou há milênios, e nada tem a ver com azar.

As principais pinturas e esculturas de deuses e faraós egípcios sempre mostram o pé esquerdo para a frente, enquanto as ilustrações de pessoas comuns em situações cotidianas destacam o pé direito. Isso é uma coincidência?

Não exatamente. O passo com o pé esquerdo era considerado pelos egípcios como um símbolo do “primeiro passo” para uma nova vida. Foi assim, com o pé esquerdo que o Faraó deu o primeiro passo após a investidura. Olhando para qualquer estátua construída durante a época de ouro do Antigo Egito, pode-se perceber que o pé esquerdo está sempre para a frente. Isso ocorre porque a cultura egípcia considerava o lado esquerdo como sendo o da vida, porque o coração está nele.

Quando os templos eram atacados, os inimigos costumavam destruir as pernas e o pé esquerdo das estátuas. Desse modo, eles destruíram simbolicamente a vida do faraó em questão e ele estava, portanto, destinado ao esquecimento eterno.

Esta é também a razão pela qual as escadas foram feitas com degraus ímpares, de forma a iniciar e terminar a subida com o pé esquerdo. Essa tradição foi posteriormente herdada pelos gregos, como também pode ser visto em sua arte.

Por que a esquerda e não a direita?

 Os egípcios acreditavam que o lado esquerdo representava o lado espiritual, enquanto o lado direito representava o lado material. Por isso, coisas consideradas sagradas eram feitas com a mão esquerda e o pé esquerdo.

Este simbolismo da primeira etapa, um passo espiritual em direção a uma nova vida, continuou a ser observado nas instituições tradicionais, especialmente em suas cerimônias de iniciação, incluindo a Maçonaria.

O costume também foi incorporado pelos antigos exércitos que davam o primeiro passo de suas marchas com o pé esquerdo em sinal de sorte para a batalha. Com o tempo, o hábito se tornou a regra, mas perdeu seu simbolismo.

Assim, as famosas “Lojas Militares”, responsáveis ​​pelo nascimento das primeiras Lojas Maçônicas nas “Colônias”, acostumadas ao primeiro passo com o pé esquerdo, incorporaram a prática militar em suas Lojas.

Foi também assim que o maçom que tinha os “passos” passou a ter as “marchas”.

 Gostou deste texto?

Então compartilhe

Postar um comentário

2 Comentários