Mensagem do Grão-Mestre Geral

Confiança na Democracia

Marcos José da Silva - GMG-GOB
Poucas democracias no mundo poderão suportar o espetáculo de enormes multidões nas ruas, durante quatro dias e às vezes um pouco mais, reunindo em pontos isolados, de um e meio a dois milhões de foliões e foliãs, a dançar, pular, cantar e beber, sem terem de mobilizar as forças armadas para conterem tal massa popular. Só em nosso País de população pacífica, ordeira e tranquila isso é possível, no carnaval de todos os anos.
.
A cultura e a política brasileira produziram um comportamento popular que resultou no regime de completa liberdade de que hoje desfrutamos, embora tenhamos, no passado, de debelar, pacificamente, muitas intervenções militares, algumas das quais perduraram por longos anos e infligiram sérios prejuízos ao desenvolvimento histórico da nossa democracia.
.
Neste ano de 2.012, quando o Grande Oriente do Brasil comemora seus 190 anos de existência, vale recordar que as três maiores decisões políticas da nossa História – a Independência, a Abolição e a República – ocorreram sob a influência direta da Maçonaria, sendo que a Declaração da Independência foi promulgada menos de três meses depois da criação do GOB.
.
Essas são vitórias que em outros países custaram muito sangue, mas que no Brasil terminaram com um mínimo de confronto armado. Sem esquecermos os heróis de Pirajá e Cabrito, loados em grande estilo pelo maçom Castro Alves, ainda nos comove o quadro do mulato José do Patrocínio, também maçom, beijando a mão da Princesa Izabel, a Libertadora dos Escravos, neta de maçom.
.
Aos maçons de hoje cabe a responsabilidade de guardiões da verdade e da honra dos nossos vultos históricos, que imprimiram o caráter fraterno e construtivo do nosso povo, justamente aqueles que melhor souberam exercer seu poder e oferecer seu sacrifício em prol da formação de sólido sistema democrático que hoje vigora em nosso País, a despeito da centenária sucessão de adversidades.
.
Quando a comunidade maçônica se prepara para receber os Irmãos das nações interamericanas, além de outras, na XXII Convenção da CMI, festividade que se vem juntar às efemérides históricas brasileiras mais importantes, os nossos mais sinceros votos de pleno êxito do evento que se realiza, em ultima instância, para benefício das nossas populações e das nossas tradições.
.
Que o Grande Arquiteto do Universo ilumine os trabalhos e as decisões que desse grande encontro emergirão para sociedade maçônica mundial.
.
28.02.2012
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Postar um comentário

0 Comentários