Índice Big Mac mostra real com sobrevalorização de 35% em relação ao dólar

Da BBC Brasil
Com uma sobrevalorização de 35% em relação ao dólar, o real seria a quarta moeda mais cara do mundo, segundo o tradicional "índice Big Mac", publicado periodicamente pela revista britânica The Economist.

Segundo a revista, a sobrevalorização do real fica atrás somente do franco suíço (sobrevalorizado em 62% em relação ao dólar), a coroa norueguesa (também 62% sobrevalorizada) e a coroa sueca (41%).

As moedas mais desvalorizadas seriam, segundo o índice Big Mac, a rupia indiana (desvalorizada 61% em relação ao dólar), a hryvnia ucraniana (50%) e o dólar de Hong Kong (49%). O iuan chinês estaria desvalorizado em 42%.

O índice Big Mac é calculado pela revista com base no preço do sanduíche nos Estados Unidos (US$ 4,20) em comparação com os outros países para calcular a sobrevalorização ou desvalorização de cada moeda. Como o sanduíche leva os mesmos ingredientes em todos os lugares em que é vendido, a revista considera seu preço como uma boa medida para calcular o poder de compra de cada moeda.
Share on Google Plus

Editor Luiz Sergio Castro