Paciente bariátrico terá carteirinha

Saúde
Os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (redução de estômago) no País passarão a receber, a partir de hoje, a Carteirinha do Paciente Bariátrico. No documento, lançado ontem no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), irão constar informações como o nome e contato do paciente, do médico, breve histórico de doenças e a técnica cirúrgica adotada.

“(O documento) será um ‘mapa’ da mudança anatômica que o organismo do paciente sofreu”, diz Ricardo Cohen, presidente da SBCBM. O órgão será responsável por distribuir as carteiras aos médicos cadastrados. O repasse aos pacientes será gratuito.

De acordo com a SBCBM, por ano, cerca de 60 mil pessoas deverão receber o documento – que terá o tamanho de uma cédula de identidade (RG). A ação é elogiada por especialistas ouvidos pelo Jornal da Tarde. “Muitas vezes os pacientes passam informações incompletas (sobre o cirurgia bariátrica que fizeram). A cirurgia ajudará outros médicos que atenderão o paciente”, afirma Maria Edna de Melo, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

As informações são do jornal Folha da Tarde

Postar um comentário

0 Comentários