Academias realizam sessão solene em homenagem à Semana Farroupilha

Solenidade aconteceu no salão de eventos da Loja Maçônica Almirante Tamandaré
A Academia Rio-Grandina de Letras (ARL) e a Academia Maçônica do Rio Grande (Amarig), em ação conjunta, realizaram, na tarde de sábado, sessão solene em homenagem à Semana Farroupilha. A atividade deu continuidade às comemorações do 30º aniversário da ARL e ocorreu no salão de eventos da Loja Maçônica Almirante Tamandaré.

Essa foi a primeira sessão solene promovida pela ARL e Amarig em homenagem à Semana Farroupilha. Conforme a presidente da ARL, Dalva Martins, e o presidente da Amarig, Robles Lobo do Prado, a intenção foi juntarem-se às festividades da Semana Farroupilha, que tem forte sentido cultural, área em que as duas academias estão inseridas. E também fomentar a cultura dentro da comunidade.

Durante a solenidade, o orador da sessão pela ARL, Péricles Gonçalves, falou sobre os aspectos históricos da Semana Farroupilha, sobre o Rio Grande do Sul e Rio Grande, do Movimento Tradicionalista e de sua influência para que a história seja lembrada. Também abordou o que é ser gaúcho e o papel de cada cidadão deste Estado para a preservação da tradição gaúcha e do amor pelo Rio Grande do Sul. "Que o 20 de Setembro nos impulsione a lutar por um Rio Grande cada vez mais forte e progressista. O RS terá o tamanho que tiver a altivez, a dignidade e a retidão de seus filhos", salientou Gonçalves.

Também orador designado para a sessão solene, Edson Costa discorreu sobre a importância das duas academias que tratam da cultura unirem forças por objetivos comuns, com foco na troca de experiência em torno das variantes culturais, neste caso os valores do Rio Grande do Sul.

O evento também contou com apresentações de Guilherme Meregalli, que tocou e cantou músicas nativistas, e de Wilson Foseca, membro das academias, com declamações exaltando a cultura gaúcha. Durante a sessão, o presidente da Amarig também fez pronunciamento enfocando o papel de vários vultos rio-grandenses de destaque na Revolução Farroupilha. Também houve apresentação de poesias e de outros trabalhos sobre a data destacada no evento.

Por Carmem Ziebell - Jornal Agora

Postar um comentário

0 Comentários